domingo, 3 de junho de 2007

Stock = F1

O que é, o que é? O que a Stock Car e a F1 tem de parecidos na atual temporada? Um campeonato disputado e apertado, mas com corridas chatas e modorrentas. Nesse domingo, Campo Grande sediou a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car e a vitória ficou com o experiente Tarso Marques. O ex-piloto de F1 largou na pole, manteve sua posição das investidas de Thiago Camilo e liderou até a bandeirada. Thiago Camilo largou em terceiro, deixou para trás Marco Gomes ainda no comecinho da corrida, pressionou Marques, mas como há o glorioso play-off no final do ano, Camilo preferiu resguardar o equipamento, mas um problema admitido por ele mesmo no final da corrida permitiu a aproximação de Marcos Gomes, mas ainda assim as posições permaneceram as mesmas. Cacá Bueno, largou e terminou em quarto. Ou seja, os quatro primeiros da terceira volta completaram a corrida nessas mesmas posições. Emocionante, não?

Num circuito apertado, sujo e travado, a vitória de Tarso Marques estava mais do que anunciada e ele mereceu pelo excelente trabalho de sua equipe e dele mesmo. Marques surgiu muito bem na F1 anos atrás, mas por uma série de motivos, nunca se estabilizou na categoria máximo do automobilismo e será mais lembrado por ter sido o professor de Fernando Alonso no começo da carreira do que algo que ele fez nas pistas. Essa foi a segunda vitória do paranaense na Stock, mas o triunfo de hoje representou os primeiros pontos dele no campeonato, que tem na liderança Thiago Camilo. O espaçoso piloto protagonizou um dos raros momentos de emoção ao segurar Marcos Gomes nas duas últimas voltas, mesmo com o carro nitidamente com problemas, mas como o Autódromo Orlando Moura não permite muitas ultrapassagens, Camilo pôde manter a segunda posição e sair de Campo Grande na liderança.

Marcos Gomes foi a grata surpresa, conseguindo o primeiro pódio da sua breve carreira na Stock V8 e mesmo estando numa equipe muito boa, isso não deixa de ser um feito, mas o que chamou a atenção foi a maneira limpa como ele atacou Thiago Camilo, ao contrário do seu irmão mais velho. Pedro Gomes é um dos pilotos mais desastrados e sujos que eu já vi em ação. Apesar de achar sua exclusão da corrida de hoje um pouco exagerada, não tem uma corrida em que Pedro Gomes não esteja envolvido em alguma confusão. Por sinal, palmas para a direção da corrida, que impôs várias punições aos pilotos mais afoitos e de forma rápida e com coerência. Isso pode até ter arrefecido os ânimos dos pilotos, que estavam muito comportados hoje. Até demais. Em certo momento da corrida, a TV teve que buscar a luta pela gloriosa décima segunda posição, pois simplesmente não havia uma gota sequer de emoção nas posições à frente. Thiago Marques se inspirou no seu irmão mais velho e fez algumas boas ultrapassagens, mas não pude resistir a um momento em que o Rodrigo Mattar exclamou em alto e bom som após uma ultrapassagem de Marques: "Isso é a Stock-Car!". Logo depois, David Muffato toca em Juliano Moro e roda. Daí eu exclamei: "Essa é a verdadeira Stock Car!"

Para a próxima corrida em São Paulo... é difícil dizer, pois são tantos carros e pilotos que podem se destacar, que fica até difícil dizer quem pode vencer daqui a quinze dias. Tarso Marques fez a corrida que fez hoje, mas não tinha marcado pontos ainda, enquanto isso, o ex-líder Rodrigo Sperafico não se encontrou durante o fim de semana e acabou lá atrás graças a uma válida punição. Mas assim como a F1, já está na hora da Stock melhorar o nível de emoção de suas corridas, pois um campeonato tão disputado merece.

Nenhum comentário: