domingo, 3 de junho de 2007

Emoção até a última curva

Se na MotoGP a corrida foi um pouco mais tranqüila e as posições ficaram mais estáticas, nas categorias menores, não faltou emoção e troca de posições em todo momento até os metros derradeiros da corrida. Nas 125, a emoção começou na largada, quando Tomoyoshi Koyama saiu da quinta posição para primeiro antes da primeira curva! O japonês usou a potência de sua KTM e assumiu a liderança por algum tempo. Digo algum tempo, porque nas 125 as corridas são sempre marcadas pela proximidade das motos e as trocas de posição constantes. O pole Hector Faubel permaneceu entre os primeiros e agora tinha a presença de Gabor Talmacsi, companheiro de equipe e rival pelo campeonato. Não demorou e a dupla da equipe Martínez partiu para cima de Koyama e deixou o japonês para trás. Mattia Pasini, o azarado italiano, vinha num ritmo muito forte largando da oitava posição e logo estava colado na em Faubel e Talmacsi. Usando o seu conhecimento da pista, Pasini deixou para trás os dois pilotos e assumiu a liderança, mas logo a briga entre os três aproximou o segundo pelotão liderado pelo surpreendente Raffaele de Rosa.

Como é característica das 125, um enorme pelotão trocava de posição constantemente e se numa curva um piloto brigava pela primeira posição, duas curvas depois ele estaria brigando pela sexta posição! Os dez primeiros estavam separados por apenas 1.8s! Vários pilotos freqüentaram a primeira posição, como Tomoyoshi Koyama, Mattia Pasini, Hector Faubel, Gabor Talmacsi, o revigorado Simone Corsi, o líder do campeonato Lukas Pesek e até mesmo o surpreendente Raffaele de Rosa. Assim como Pasini, Corsi e De Rosa usavam o conhecimento da pista com aliada na briga com os fortes pilotos da equipe de Aspar Martínez, que agora contava tinha na briga também o companheiro de equipe Sérgio Gadea, que venceu a última corrida e havia largado em vigésimo!

Faltando cinco voltas "apenas" sete pilotos estavam na briga pela liderança e de forma surpreedente, Lukas Pesek tinha sido um dos que tinham ficado para trás. Na abertura da última volta Talmacsi vinha em primeiro, mas na freada para a curva 1, Gadea surpreendeu e assumiu a liderança, seguido por Simone Corsi. Gadea e Corsi brigaram pela primeira posição durante toda a volta final, sendo observados de muito perto por Hector Faubel e Gabor Talmacsi. Na saída da última curva, Gadea vinha em primeiro e Corsi, Faubel e Talmacsi vinha colados, numa espécie de fila. No último momento, Faubel foi para a esquerda e usando a potência de sua Aprilia ultrapassou Corsi e cruzou 0.02s na frente de Gadea, vencendo de forma espetacular! Para melhorar a vida de Faubel, o agora ex-líder do campeonato Lukas Pesek trombou com Raffaele de Rosa na última curva na briga pela sexta posição e acabou no chão e com zero pontos. Com esses resultados, Faubel assumiu a liderança do campeonato, seguido muito de perto de Talmacsi, que terminou em quarto na corrida. Mas o detalhe é que o hungáro terminou 0.164s atrás do líder... Ah! Pasini conseguiu terminar a corrida, mas a sexta posição ficou bem abaixo das possibilidades do italiano, tanto que a cara dele depois da corrida disse tudo.

Já nas 250, a emoção não foi menor. De forma esperada, a direção de prova deixou Lorenzo largar para o Grande Prêmio da Itália, mesmo ele não tendo tempo para largar. Porém, com o espanhol largando em vigésimo, a expectativa era para o show do prepotente espanhol. E esse não tardou a acontecer. No final da primeira volta, Lorenzo já aparecia em oitavo! Lá na frente, Thomas Lüthi conseguiu uma bela largada e assumiu a liderança durante a primeira volta, seguido pelo pole Álvaro Bautista e pelo estilisado por Andrea Doviziozo. Correndo em casa, Dovi estava com a camisa da seleção italiana estilisada em seu macacão, mas a anêmica moto Honda não iria lhe ajudar muito nas longas retas de Mugello.

Se todos esperavam pelo show de Lorenzo largando lá atrás, também existia a expectativa pelas possíveis polêmicas que o espanhol poderia enfrentar na disputa com pilotos mordidos com ele, quando Lorenzo afirmou que iria passar pelo pelotão do meio como seu estivesse jogando video-game. Com certeza, Mika Kallio não gostou desta afirmação e na freada na curva 1 na abertura da terceira volta, o finlandês não pensou duas vezes em endurecer as coisas para Lorenzo e o toque foi inevitável. Como a KTM não era páreo para a Aprilia de Lorenzo, o espanhol partiu para cima novamente e na última curva ele se aproveitou de um erro de Kallio para ultrapassar, mas acabou esbarrando na moto do finlandês, destruindo o cano de escapamento da KTM e Kallio teve que abandonar ali mesmo. Sua ira ficou evidente quando ele abandonou sua moto. Essa não seria a última polêmica de Lorenzo da corrida.

Lá na frente, Lüthi foi presa fácil para Bautista e Doviziozo e os dois ponteavam a corrida. O companheiro de equipe de Bautista, Alex de Angelis também ultrapassou Lüthi e não demorou muito para que ele alcançasse e ultrapasse Doviziozo ainda na volta 5. Assim como nas 125, a equipe Aspar Martínez estava fazendo dobradinha nas 250! Enquanto era ultrapassado por De Angelis, a câmera instalada na frente da moto de Doviziozo mostrava o quanto a Honda deve a Aprilia com relação a potência e dava pena do italiano ser ultrapassado tão facilmente...

E essa diferença ficou ainda mais evidente quando Barberá tirou a terceira posição de Doviziozo na reta dos boxes, com Lorenzo logo atrás. Barberá vinha fazendo a sua melhor corrida da temporada e na freada para curva na abertura da volta 8, Barberá ultrapassou Bautista e De Angelis de uma só vez! Mesmo sendo da República de San Marino, De Angelis corria praticamente em casa e começou a brigar com Barberá pela liderança, enquanto Lorenzo ultrapassava Doviziozo e assumia a quarta posição. A recuperação do atual campeão das 250 era incrível e na volta 11, Lorenzo assumiu a liderança ao ultrapassar Barberá e Bautista de uma só vez na freada da curva 1.

Quando tudo se encaminhava para uma espetacular vitória de Lorenzo, Barberá se encheu de brios ao ver seu desafeto na frente e ultrapassou Lorenzo logo depois, mas o espanhol da Toth Aprilia se empolgou e quase caiu, despencando para quinto. Agora sim, Lorenzo parecia que tinha caminho livre para vencer, mas não foi assim. Mesmo com De Angelis e Bautista brigando entre si (De Angelis chegou a gesticular freneticamente contra Bautista), os dois acabaram chegando em Lorenzo. Na abertura da última volta, De Angelis ultrapassou Lorenzo na reta dos boxes e se segurou na freada da curva 1. Quando Lorenzo pensou em como tirar a vitória do samarinês, Bautista colocou por dentro em um esse e o toque entre os espanhóis foi inevitável. Bautista saiu da disputa sem muitos problemas, mas mesmo Lorenzo segurando sua Aprilia como dava, ele acabou caindo e perdeu várias posições.

Lorenzo se levantou e apontou o dedo para Bautista como se estivesse dizendo "Na próxima eu te pego!" e foi levantar sua moto. A impopularidade de Lorenzo é tão grande no circo do Mundial de Motovelocidade que na hora de sua queda, a torcida italiana foi ao delírio... E assim seria em qualquer país do mundo que conheça a arrogância desse espanhol. Achei muito bem feito e confesso que também vibrei muito com a queda do Lorenzo, assim como Sérgio Maurício e o Fausto Macieira, que faziam transmissão da corrida. Porém, a emoção não havia terminado. Não satisfeito com em colocar Lorenzo para fora da pista, Bautista partiu com tudo para cima do seu companheiro de equipe e na última curva, ele não teve pudor em colocar de lado e ultrapassar De Angelis na linha de chegada e conseguir sua primeira vitória nas 250 por menos de um décimo de diferença. Mais atrás, mesmo com a desvantagem técnica, Doviziozo lutou muito com Barberá, mas o espanhol conseguiu o último lugar do pódio também na linha de chegada.

Mesmo caindo, Lorenzo se recuperou e terminou em oitavo, não modificando muito a sua situação no campeonato, que lidera com folga e com certeza irá vencer, pois além de ser muito bom (apesar deu achar que ele seja muito superestimado), ele tem a melhor moto. Porém, essa vitória dará muito moral a Álvaro Bautista, que já é muito mais querido dentro da Espanha do que Lorenzo. Porém, a trombada causada por Bautista ainda irá repercutir muito e como a próxima etapa será na Espanha, a expectativa será enorme para uma possível vigança de Lorenzo em cima do seu mais novo desafeto. O mais novo de vários e nem precisa dizer para quem eu torço numa possível briga entre os dois.

Nenhum comentário: