sábado, 9 de junho de 2007

A primeira de muitas

Que Lewis Hamilton é um piloto especial, não é segredo para ninguém. Afinal, conseguir cinco pódios nas primeiras cinco corridas é algo nunca visto na F1 e Hamilton conseguiu isso sem cometer erros gritantes, tão comuns para um novato, e mostrando uma maturidade impressionante. Porém, faltava algo. Mesmo co-liderando o campeonato deste ano, Hamilton ainda não foi o número 1, seja no grid ou na corrida. Pois a primeira parte Hamilton já conseguiu. O inglês se aproveitou de um erro de Alonso na última volta lançada e conseguiu a primeira pole de sua carreira. A primeira de muitas.

Mesmo com o erro de Alonso, Hamilton mereceu essa pole e pode-se dizer que até demorou. O inglesinho andou perto do atual bicampeão desde Melbourne e ironicamente somente em Montreal Alonso sobrou com relação seu companheiro de equipe. Mas desde o terceiro treino livre Hamilton se recuperou e uma hora dessa festeja sua primeira pole na F1. Porém, nem tudo são rosas na McLaren. A reação de Alonso quando Hamilton foi cumprimenta-lo foi sistemático. Alonso além de não ter aceitado a mão amigo de Lewis, Fernando pareceu ter dado um chega pra lá no inglês. Mesmo não contente com o erro, Alonso demonstrou, como destacou Galvão, que não tem espírito esportivo. Se tudo ocorrer bem a McLaren irá vencer em Montreal e a estratégia da equipe de Ron Dennis irá definir o vencedor e aí mora o perigo. Será que a McLaren irá modificar a estratégia de Hamilton para favorecer Alonso? E como será a primeira curva? O clima está mais tenso do que os suspostos 900 milhões de reais que a McLaren investe por ano possa imaginar.

De forma surpreendente a Ferrari não apenas ficou bem para trás da McLaren, como ainda teve a BMW de Heidfeld entre a principal equipe rival. Pela primeira vez desde a abertura do campeonato que Raikkonen superou Massa e isso aconteceu durante todo o final de semana e isso pode ajudar bastante a McLaren no Mundial de pilotos, pois se a McLaren confirmar a dobradinha, Raikkonen tirará pontos de Massa e o título ficará ainda mais distante. Se em Monte Carlo Massa teve a sorte de ver Raikkonen batendo no guard-rail, em Montreal não teve jeito e foi superado pelo etílico finlandês. É bom que Massa não deixe que Raikkonen tome as rédeas da equipe, pois o salário de Raikkonen é alto demais para ser colocado de lado tão cedo, como querem nós brasileiros.

Após a má corrida em Mônaco, Heidfeld se recuperou bem e largará na melhor posição da BMW neste ano, mas não duvido que isso seja por uma estratégia diferente de box. O interessante foi que o alemão cometeu alguns erros durante a Classificação, chegando a ter seu tempo cassado por ter passado reto na famosa chicane antes da reta dos boxes. E diga-se de passagem, o não menos famoso Muro dos Campeões ainda não fez sua vítimas. Kubica continuou seu péssimo final de semana e ficou apenas em oitavo, mais de sete décimos atrás de Heidfeld. Mark Webber demonstrou o quanto a Red Bull vem crescendo e repetiu a sexta posição de Monte Carlo e se o carro não quebrar, finalmente irá marcar pontos. Enquanto isso Coulthard teve uma sessão bem problemática, com problemas nos freios e várias saídas de pista e a décima quarta posição foi bem merecida.

E falando em discrepâncias entre companheiros de equipe, a coisa está ficando feia para Alexander Wurz. Nico Rosberg vem mantendo o bom ritmo desta temporada e nesse segundo ano dele na F1, mostra tudo o que falavam dele, enquanto Wurz, mais uma vez, não conseguiu passar nem da Q1! Continuando a sessão "batendo no meu vizinho", Fisichella fez um bom trabalho com a Renault e faço uma aposta que está muito pesado e por isso a nona posição, muito à frente de Heikki Kovalainen, que provocou uma bandeira vermelha e amargou a décima nona posição. Por sinal, parabéns a equipe Renault, que em menos de cinco minutos consertou o carro de Kovalainen e ainda o pôs na pista. Completando os dez primeiros, Trulli fechou a super-pole, apesar do susto de ontem com a suspensão de papelão, e muito à frente do quase-muito-pouco-mesmo aposentado Ralf Schumacher. E o alemão ainda queria 10 milhões de dólares de aumento...

A Honda vinha no seu melhor final de semana e Barrichello tinha tudo para emplacar sua segunda passagem seguida para a super-pole, mas foi atrapalhado por Button e ficou de fora, em décimo terceiro, porém quatro décimos à frente do seu companheiro de equipe. Coitado do Button, além de estar num verdadeira carroça, ainda tem que ver Hamilton marcando sua primeira pole e ver sua condição de reizinho da mídia indo para o novato. A Toro Rosso vem seguindo a evolução da Red Bull e já fica com mais freqüência na Q2, mesma coisa acontecendo com a Super Aguri, com Sato à frente das duas Hondas oficiais. Adrian Sutil dá mostras que realmente é um piloto a ser observado e é o provável substituto de Ralf na Toyota. Ficar na frente de Christjian Albers já é redudância, mas Sutil lutou muito e nas últimas voltas da Q1 ele conseguiu marcar a décima sexta posição, posição que o colocaria na Q2, mas acabou superado pelas equipes mais fortes e ricas do que a sua.

Como falei ontem, a McLaren está forte demais e ainda acho que Alonso é o favorito para vencer amanhã, porém Nano terá mais trabalho do que pensou.

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