sexta-feira, 8 de junho de 2007

Ele faz a diferença!

Se nas apertadas ruas de Monte Carlo o chassi mais curto da McLaren era a desculpa para o domínio da equipe prateada, o que dizer agora em Montreal? Fernando Alonso arrasou seus adversários (leia-se Lewis Hamilton e a Ferrari) nesta sexta-feira no Canadá e já dá para dizer que o espanhol é o favorito para vencer no domingo. Seja com pneus duros ou moles, Alonso liderou as duas sessões com muita facilidade e o que é mais preocupante para os adversários: Fernando o fez sem muito esforço.

Neste primeiro dia de atividades em Montreal, Alonso mostrou que o piloto faz sim a diferença e durante a segunda sessão, o bicampeão do mundo chegou a colocar exatos 1s em cima do seu companheiro de equipe. Nesses últimos dez dias Hamilton passou a maior parte do tempo explicando o que ocorreu durante o Grande Prêmio de Mônaco à imprensa inglesa, ávida por um ídolo. Será que isso desconcentrou Hamilton? Desta vez, Hamilton não conseguiu acompanhar Alonso e ficou em terceiro na soma dos tempos. A Ferrari, que esperava dominar as corridas da América do Norte, ficou bem para trás, numa situação bem parecida com a de Mônaco quinze dias atrás. Enquanto Raikkonen ficou à frente de Massa quase o tempo todo, Felipe conseguiu uma bela volta nos últimos momentos da segunda sessão e se meteu entre as McLarens.

Isso não deixa de ser mais um revés para Raikkonen, que levou meio segundo de Massa. Do jeito que vai, Kimi será mesmo segundo piloto de Massa. O melhor do resto foi mais vez Heidfeld, apesar do alemão ter encostado no muro na segunda sessão. Por sinal, a sexta-feira no Canadá foi bem animada, com várias saídas de pista de praticamente todo mundo, dos quatro principais pilotos, aos piores carro, com destaque para a espetacular decolada que Adrian Sutil deu na chicane antes da reta dos boxes. Por milagre o alemão não bateu no famoso muro dos campeões.

A Honda deu um sinal de vida ao colocar Rubens em sétimo. É um belo avanço pelo que a equipe vinha mostrando nos últimos tempos, mas Button foi apenas décimo terceiro. A Williams manteve o bom nível, mas sempre esse bom nível se vê no carro de Rosberg, que foi sexto. A carruagem da Renault está aos poucos virando abóbora e Fisichella foi apenas oitavo, enquanto Kovalainen foi dos que escaparam hoje, mas o finlandês destruiu sua suspensão e ficou em último na sessão. Para quem disse que não gostava do Nelsinho (devidamente desmentida por ele mais tarde), Kovalainen corre novamente riscos de ficar desempregado, pois até Ricardo Zonta apareceu hoje.

Os carros de Adrian Newey apareceram muito bem hoje e Mark Webber passou boa parte da segunda sessão em primeiro, até ter seu tempo detonado pelas duas grandes, mas o australiano ficou em nono e Coulthard em décimo, com os meninos da Toro Rosso um pouco mais atrás. Kubica foi outro que não teve um dia tranqüilo, quando teve que enfrentar até mesmo um incêndio em seu carro na primeira sessão e uma rodada na segunda parte da sexta. Décimo segundo para o polaco.

Agora o mico do dia ficou para a Toyota. Não adianta nada culpar Ralf Schumacher, se o carro se desintegra quando bate numa zebra. O coitado do Trulli, que sofreu as duas quebras, ainda tenta alguma coisa, enquanto Ralf pede um aumento de dez milhões de dólares para fazer o papelão que vem fazendo até agora... A Toyota está vivendo num mundo diferente da realidade e um quebra ridícula como a de hoje, mostrada para todo mundo, com certeza irá arranhar a reputação de uma empresa que vende milhões de carros em todo o mundo.

2 comentários:

ED disse...

cedo demais pra colocar algum favorito.
Ferrari ta escondendo o jogo.

João Carlos Viana disse...

Será? Alonso liderou os treinos com muita facilidade e se a Ferrari está escondendo o jogo, está muito bem escondido.