sábado, 30 de junho de 2007

A volta de Valentino!

Rossi ressurgiu das cinzas nesse sábado e conquistou mais uma vitória em seu vasto repertório, mas desta vez foi de modo especial. Largando em décimo primeiro, Rossi foi ultrapassando um a um seus adversários até chegar no líder da corrida e do campeonato Casey Stoner. O italiano esperou, ensaiou a ultrapassagem várias vezes e avisou a Stoner onde iria ultrapassá-lo: no esse antes da reta dos boxes. E assim o fez. Faltando quatro voltas Valentino colocou por dentro e deixou Stoner para trás, que não fez muito para se defender, pois além de já ter desgastado demais seus pneus, o australiano pensou no campeonato. Mesmo com essa vitória maiúscula Rossi ainda tem 21 pontos de desvatagem frente a Stoner e terá que torcer para um erro do australiano se quiser superar seu surpreendente rival. Nicky Hayden deu sinal de vida em Assen, local da sua primeira vitória ano passado, e conseguiu seu primeiro pódio no ano. O americano também havia conseguido um péssimo lugar no grid, mas largou muito bem e fez a ultrapassagem da corrida, ao ultrapassar seu compatriota Colin Edwards por fora antes dos esses da reta dos boxes. Hayden também superou seu rival John Hopkins e seu companheiro de equipe Dani Pedrosa, que não está nada satisfeito com a Honda e dizem que um divórcio não seria supresa. Vermeulen mostrou que só bem mesmo na chuva, mas a manobra que o fez cair para a última posição foi totalmente inacreditável e Randy de Puniet, que teve sorte em não quebrar nada na queda, merecia uma punição. Alex Barros fez uma corrida razoável e chegou em sétimo, mas precisa urgentemente melhorar suas largadas, pois toda corrida passar na primeira curva para lá de décimo quinto complica muito seu planejamento.

Nas 250 Lorenzo se recuperou do mal resultado da semana passada e dominou completamente em Assen. O espanhol largou na pole, perdeu momentaneamente a ponta para Andrea Doviziozo, mas ainda na primeira volta recuperou a primeira posição e não foi mais incomodado por ninguém. Como acontece sempre a Honda de Doviziozo foi perdendo rendimento até ser alcançada pelas Aprilias da equipe de Aspar Martínez e ser ultrapassado por Alex de Angelis e Álvaro Bautista e no fim Dovi foi quarto, vendo o sonho do título ficar cada dia mais longe por causa da inércia da Honda em melhorar sua moto. Porém, a melhor briga da corrida foi pela quinto lugar entre Hiroshi Aoyama e Marco Simoncelli. Os dois pilotos protagonizaram uma bela disputa na última volta com vantagem para o japonês, mas o supreendente mesmo foi ver que nenhum dos dois caíram!

Na menor categoria da motovelocidade, Mattia Pasini venceu a segunda seguida e mostra que se não fosse o azar, brigaria seriamente pelo título. Uma vantagem de 7s na 125 é uma eternidade e Pasini o fez sem ser incomodado em nenhum momento da corrida. Porém, o destaque da corrida foi a briga pela segunda posição, mas especificamente na reta de chegada. Talmacsi, Faubel, Gadea, Corsi, Koyama e Pesek brigaram intensamente pela dois lugares restantes do pódio, mas Talmacsi e Faubel também brigavam pela liderança do campeonato. Na última volta Gadea liderava o pelotão, mas Talmacsi e Faubel o superaram e trocaram de posição até a última curva quando Faubel ficou à frente. O húngaro não teve dúvidas ao ficar lado a lado com o espanhol e tentou apertar o freio dianteiro do rival. Talmacsi parece que se arrependeu e não tocou na manete de freio de Faubel e teve que se conformar com a terceira posição. Com esses resultados Faubel abriu vantagem na liderança e a briga será mesmo entre os dois pilotos da Aspar Martínez.

Nenhum comentário: