sábado, 9 de junho de 2007

Rossi é pole em território inimigo

Se em Mugello, Rossi venceu e colocou Stoner e a Ducati no seu devido lugar, mesmo a pista italiana ter uma reta monstruosa, em Barcelona o mesmo problema deveria se manifestar. A reta dos boxes do circuito de Montmeló é a mais longa do calendário, mas Rossi nos lembrou que antes e depois da reta há curvas onde ele pode fazer a diferença, mesmo correndo na Espanha, talvez o único lugar em que não seja unanimidade pela rivalidade entre Espanha e Itália. Na Classificação de hoje, Rossi levou sua anêmica Yamaha à pole nos momentos finais, derrotando o surpreendente Randy de Puniet em sua cada vez melhor Kawasaki. O francês está correndo com o joelho inchado graças a uma queda semana passada em Mugello. Por sinal, a Kawasaki precisa contratar uma benzedeira urgente, pois Olivier Jacque sofreu mais um sério acidente e dificilmente correrá amanhã. Correndo em casa e homenageado pelos feitos nas categorias de base, Daniel Pedrosa não foi páreo para Rossi e De Puniet e ficou em terceiro, fechando a primeira fila. Pedrosa tentará acabar com o jejum de vitórias em casa e é um dos favoritos amanhã. O líder do campeonato Casey Stoner foi quarto e isso não deixa de ser uma decepção. Com a enorme reta a sua disposição, Stoner tinha tudo para ser o pole, mas a carruagem vermelha está mudando para laranja na medida em que Rossi se aproxima de Stoner. E não devemos esquecer que Stoner é lembrado pelas constantes quedas que ele sofria, e até agora ele surpreedente não cometeu erros. Será que a pressão de Rossi pode desestabiliza-lo? John Hopkins corroborou com a boa fase da Suzuki e foi quinto, enquanto Vermeulen foi décimo primeiro. A vitória do australiano em Le Mans foi mais em função da chuva, pois está na cara que Hopkins é muito mais piloto. Colin Edwards foi sexto e tentará apagar o vexame da semana passada, quando nunca ficou entre os dez primeiros enquanto Rossi vencia a corrida com a mesma moto. O campeão mundial Nicky Hayden melhorou um pouquinho, mas ele não será um fator amanhã. Correndo em casa, Toni Elias deverá dar show e superou seu companheiro de equipe Marco Melandri. E falando em comparação entre companheiros de equipe, a maior surpresa de hoje foi o desempenho de Alex Hofmann, décimo colocado e superando pela primeira vez na temporada Alexandre Barros. O alemão vem melhorando constatemente e Barros terá trabalho largando apenas em décimo quarto. Mas o mico ficou com Capirossi. Enquanto Stoner briga pelo campeonato e irá largar lá na frente, Capirossi saíram da décima sexta posição. No final do ano, a fila do INSS terá um representante italiano...

Já nas 250, Lorenzo está com sede de sangue após ser tocado (e derrubado) pelo seu compatriota Álvaro Bautista na última volta semana passada. Correndo em casa, Lorenzo colocou praticamente 1s em cima do segundo colocado, Hector Barberá e com a potência da sua Aprilia, Lorenzo é o grande favorito a vitória amanhã, mas será interessante como será o comportamento do arrogante espanhol se ele encontrar Bautista pela frente. Mesmo de Honda, Doviziozo ainda foi terceiro, mas na grande reta dos boxes, ele não será páreo para o poderio da Aprilia. O piloto de teste da marca italiana, o espanhol Alex Debon fechará a primeira fila e como estará com a mesma moto de Lorenzo e correrá em casa, Debon pode conseguir um pódio amanhã. A dupla da equipe Aspar Martínez, que fez dobradinha em Mugello, ficará um pouco para trás amanhã e De Angelis saíra em sexto, com Bautista logo atrás.

Nas 125, a equipe de Aspar Martínez mostrou, correndo em casa, que é mesmo a melhor equipe da menor categoria do Mundial de motovelocidade. Mas em Barcelona, bem que a torcida gostaria que o pole fosse um dos seus compatriotas... o húngaro Gabor Talmacsi superou Hector Faubel e Sergio Gadea e partirá da posição de honra amanhã. Cada vez mais fica claro que Talmacsi e Faubel brigarão pelo título deste ano, só nos resta saber se a nacionalidade irá influir nessa decisão. O inglês revelação (mais um...) Bradley Smith confirmou que está crescendo na categoria e vai fechar a primeira fila e liderará o melhor do resto, tirando a equipe Martínez. Lukas Pesek, o único que consegue enfrentar de igual para igual os líderes do campeonato, irá largar em quinto, enquanto o azarado do ano Mattia Pasini partirá da oitava posição amanhã.

Nenhum comentário: