domingo, 10 de junho de 2007

Stoner põe ordem na casa

Não é segredo que a Ducati tem a moto mais potente, mas a derrota em casa na semana passada foi dolorida para a marca italiana por dois motivos. Primeiro, porque Mugello tem uma reta enorme que teoricamente favoreceria a cavalaria de sua moto e segundo, por que eles foram derrotados por Valentino Rossi, com quem brigam pelo Mundial de pilotos, representados por Casey Stoner. O australiano precisava dar o troco em Rossi. E logo. E Stoner conseguiu de forma espetacular! Em mais uma corrida belíssima Stoner derrotou Valentino Rossi em uma luta direta que durou praticamente todas as 25 voltas da corrida. E ainda havia um agravante. Daniel Pedrosa, correndo em casa e louco para quebrar um jejum sem vitória, estava logo atrás, esperando por algum deslize dos ponteiros do campeonato.

Na largada, Valentino hesitou e preferiu não dividir a primeira curva com os pilotos atrás dele. Rossi caiu para quarto, atrás de Pedrosa, Stoner e Hopkins respectivamente. Randy de Puniet, que largava em segundo, fez o siga o chefe com Valentino e também largou mal, caindo para sexto, logo atrás de Melandri. Como esperado, Stoner se aproveitou da potência da Ducati e ultrapassou Pedrosa na reta dos boxes ainda na segunda volta. Atrás deles, Hopkins e Rossi já se destacava dos demais. A briga inicial seria entre os quatro. Mais atrás Capirossi tentava uma recuperação da péssima Classificação e na segunda volta já estava em décimo.

A Suzuki provava sua evolução e era mais rápida que a Yamaha na reta, mas Valentino fez toda a diferença na freada para a curva 1 e ultrapassou Hopkins, assumindo a terceira posição. Rossi vinha nas suas conhecidas recuperações dos anos anteriores e logo colou em Pedrosa. Aos poucos Hopkins foi perdendo rendimento e a briga foi entre os pilotos principais da MotoGP. E foi espetacular! Rossi roubou a segunda posição de Pedrosa na décima volta e seu próximo alvo era Stoner, que já vinha com a frente da moto balançando muito. A primeira ultrapassagem de Rossi foi na freada da curva 5, um local nunca tentado antes, mas Stoner deu o xis e permaneceu em primeiro. Pedrosa acompanhava toda a briga de perto e os mais de 110.000 espectadores iam ao delírio.

A partir da décima oitava volta a briga esquentou de vez e Rossi conseguiu a ultrapassagem, mas Stoner conseguiu retomar a primeira posição ainda na reta. A vantagem da Ducati nas retas ainda era nítido, mas não era tão esmagadora como nas etapas anteriores. A briga era empolgante. Rossi tirava 110% de sua Yamaha, que tinha a menor velocidade final entre todas as marcas. O destaque ia para as freadas da curva um. Em certo momento Pedrosa chegou a colocar meia moto na frente de Rossi no retão e o italiano tirou toda a desvantagem na freada e ainda encostou em Stoner!

Já no finalzinho, Stoner e Rossi protagonizaram a cena do final de semana quando fizeram a temida curva 3 lado a lado, com Rossi no lado de fora numa atitude de muita coragem. Pedrosa quase fazia uma linha de três, mas Stoner teimava em permanecer em primeiro. Faltando cinco voltas para o fim Rossi conseguiu ultrassar Stoner no local menos provável do circuito: na freada da curva 1. Na volta seguinte Stoner tentou ultrapassar no mesmo ponto, mas Rossi fechou a porta de Stoner em muita cerimônia e parecia que a vitória já era de Rossi, mas faltando duas voltas Stoner fez a ultrapassagem decisiva e mesmo com toda a pressão de Rossi, Casey conseguiu se segurar e partiu para a quarta vitória na temporada. Com certeza, a vitória mais deliciosa...

Mesmo com Pedrosa apenas em terceiro, a torcida espanhola não parecia decepcionada e invadiu a pista como se algum espanhol tivesse vencido. Esses espanhóis entendem mesmo de corrida. Hopkins chegou num tranqüilo quarto lugar e de forma surpreendente Randy de Puniet terminou em quinto. As cinco marcas da MotoGP chegaram nas cinco primeiras posições! A façanha de De Puniet ficou ainda mais marcante quando ele saiu da moto. Ele mal andava, com o joelho esquerdo totalmente inchado pela queda da semana passada. Como Elias quebrou o motor no final, a sexta posição ficou para Loris Capirossi, coroando sua boa recuperação na corrida, mas no final teve que segurar a Suzuki de Chris Vermeulen. Barros fez uma corrida discreta, mas na última volta ultrapassou Marco Melandri e ficou com a oitava posição. O campeão Hayden também trocou posição na última volta, mas só que ele perdeu a posição para o compatriota e quase demitido Colin Edwards. Hayden foi apenas décimo primeiro...

Com esses resultados, Stoner respirou mais um pouco no campeonato e agora tem 14 pontos de vantagem em cima de Rossi, enquanto Pedrosa se estabelece cada vez mais na terceira posição. Essa vitória foi ainda mais significante para Stoner, pois agora o campeonato partirá para circuitos mais travados, como Donington Park daqui a duas semanas, e teoricamente isso favorecerá Rossi, mas Stoner deu mais uma prova hoje que está com estrela de campeão.

Nenhum comentário: