domingo, 17 de junho de 2007

In love

Hamilton e Alonso abraçados no pódio. Uma cena bonita, com certeza, mas pela cara do Alonso, uma cena bem forçada, contudo Hamilton mostrou que está em lua-de-mel com a equipe e essa vitória pode significar algo impensado por todos antes de Melbourne: o título logo na estréia. O Grande Prêmio dos Estados Unidos de hoje provou que a F1 pode ter corridas emocionantes e com ultrapassagens sem que haja intervenções externas, como chuva ou a entrada do safety-car. E até mesmo os pilotos das equipes de ponta brigaram entre si, com Hamilton ficando lado a lado com Alonso na volta 38 e Massa tendo que fazer das tripas ao coração para segurar um veloz e, finalmente, combativo Kimi Raikkonen. Mais atrás, muitas brigas pelo pelotão intermediário com destaque para a disputa pela décima segunda posição, que envolveu oito carros.

Como era de se supor, a McLaren dominou como quis o GP dos Estados Unidos num circuito de Indianápolis com muita gente, mas com vários vazios nas enormes arquibancadas. A tensão entre Hamilton e Alonso está aumentando a cada dia que passa e a largada foi uma prova de que se não fosse o pulso firme de Ron Dennis, a McLaren poderia sair amargando um resultado desastroso. Após se defender de Massa, Alonso partiu para cima de Hamilton e dois quase se tocaram. Depois de sobreviverem a primeira curva, os dois começaram a despachar a Ferrari de Massa e após a primeira parada, Alonso começou a andar mais forte e quando o duo da McLaren alcançou vários retardatários que brigavam ferozmente por posição, Alonso pegou o vácuo de Hamilton e num momento que lembrou a mítica briga entre Senna e Mansell na Espanha, as rodas de ambos ficaram separadas por centímetros. Sensacional! Hamilton venceu a disputa e venceu a corrida, disparando no campeonato de pilotos, mas quem está feliz da vida é o Sr. Ron Dennis, pois agora a diferença da McLaren e da Ferrari no Mundial de Construtores chegou a um nível que dificilmente a equipe prateada perderá nesse ano.

A Ferrari fez o que podia hoje, mas tentando surpreender, usou duas táticas diferentes com seus pilotos. Massa fez o convencional e largou com pneus macios, enquanto Kimi largou com pneus duros. Enquanto Felipe tentava acompanhar as McLarens, Kimi perdia duas posições na largada e ficou várias voltas atrás da Renault do compatriota Heikki Kovalainen. Parecia que seria mais uma corrida safada de Kimi, mas tudo começou após a primeira parada. Inicialmente, ultrapassou Nick Heidfeld na freada da curva 1 bem no momento em que Kovalainen saiu dos boxes. Agora em quarto, Kimi começou a tirar a diferença para Felipe e após a segunda parada, os pilotos da Ferrari começaram uma briga para valer, como a muito tempo não se via dentro da escuderia de Maranello. Felipe estava com pneus duros, mas estava mais rápido no miolo. Kimi estava com pneus moles e estava mais rápido no retão. Foi uma briga de xadrez que encontrou seu auge faltando menos de dez voltas quando Raikkonen chegou a colocar de lado. Massa começou a perder o equilíbrio no miolo, enquanto Raikkonen perdia a aderência dos pneus moles e assim ficou, com Massa na frente de Kimi, mas com certeza essa foi a melhor corrida de Raikkonen na Ferrari.

Atrás dos top-quatro, Kovalainen mostra que vem evoluindo e levou seu Renault a um bom quinto lugar, após ter liderados algumas voltas antes de fazer sua primeira parada. Mesmo com a quebra do câmbio de Heidfeld, Kovalainen teve méritos na sua posição e vem calando a boca de Briatore, que tanto o criticou no começo da temporada. Já Fisichella é um capítulo à parte. Apesar do seu erro no começo da corrida ter estragado sua estratégia, o desempenho do italiano foi sensacional, fazendo ultrapassagens de todos os jeitos possíveis, inclusive por fora no miolo! Foi uma grande atuação de Fisico e a nona posição foi injusta, pois o italiano merecia um ponto.

Trulli mostrou que nada está perdido na Toyota, mas esse resultado se deve unicamente ao seu talento em segurar carros mais rápidos, pois a briga com Webber foi de tirar o fôlego! Por sinal, o australiano conseguiu seus primeiros pontos neste ano após vários azares, principalmente no Canadá. Webber é outro piloto que vem evoluindo. Já os companheiro de equipe de Trulli e Webber ficaram pelo caminho. Para ser mais exato, na primeira curva. Como já está virando tradição, o Grande Prêmio dos Estados Unidos trouxe acidentes na curva 1 após a largada e desta vez envolveu os tiozões da F1. Como nenhuma imagem esclareceu por completo de quem foi a culpa, a única coisa que dá pra dizer foi que Barrichello está com muito azar mesmo, Coulthard estava no lugar errado e Ralf irá bardar aos ceús se chegar ao final da temporada empregado.

O novato Sebastian Vettel conseguiu o último pontinho da corrida, mas o alemão errou na largada e ficou muito para trás por causa disso. Como conseqüência fez uma corrida discreta, mas no final ainda participou da animada briga Trulli-Webber. A Williams fez sua pior corrida deste ano, com Wurz ficando preso a corrida inteira atrás de Liuzzi sem conseguiu passar e Rosberg quebrando mais uma vez. Por sinal, Nico vem mostrando que é um seguidor de Raikkonen no quesito azar, pois o alemão vinha fazendo uma bela corrida e estava em sexto quando quebrou o motor faltando quatro voltas. Sua revolta ao sair do carro era mais do que justificada.

Na Honda, a coisa continua feia. Não bastasse perder Barrichello logo na largada, Button foi envolvido na confusão e perdeu várias posições. Até aí tudo bem. O problema foi a falta de vontade do inglês de ultrapassar Scott Speed, por exemplo, e ser ultrapassado em plena reta por Anthony Davidson, da filial Super Aguri. A ultrapassagem de Davidson foi tão fácil que ele colocou de lado uma vez, desistiu e colocou de novo, completando a manobra no final do retão dos boxes. Enquanto isso, Button só faltou acenar para o compatriota ultrapassar logo! Liuzzi apareceu bastante no começo da corrida brigando de forma sensacional com Wurz, mas quando ele fez sua parada seu desempenho começou a cair e no final acabou abandonando. Enquanto Speed, mesmo correndo em casa, foi um fantasma. Já Sato cometeu o erro mais besta da corrida, ao repetir o mesmo erro de Fisichella uma curva depois de ultrapassar Sutil no final da reta dos boxes. A Spyker continuou seu sofrimento e novamente Sutil superou Albers. E com folga!

Depois de duas corridas emocionantes na América do Norte, a F1 segue caminho de volta para a Europa e como a próxima corrida será no insosso circuito de Magny-Cours, a monotonia deverá estar de volta. Só que Hamilton não estará nem ligando se for ele quem dominar e com dez pontos de vantagem sobre Alonso, a coisa deverá ficar feia por espanhol. A Ferrari? Só um milagre para salvar essa temporada.

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