sábado, 2 de junho de 2007

Bailando na chuva

Nas longas retas de Mugello, a favorita natural à corrida da MotoGP é a potente Ducati, com o supreendente Casey Stoner atrás do guidão. Porém, o clima instável pode atrapalhar o domínio que a marca italiana poderia impor em casa, mas ainda assim, Stoner vem provando que sua boa liderança no campeonato não é meramente por causa da moto. Na Classificação desse sábado, o australiano cravou a pole-position com quase 1s na frente do segundo colocado, o motivado Chris Vermeulen, completando uma dobradinha australiana na Itália. Como em Le Mans, Vermeulen se aproveitou de sua habilidade na chuva(e ele disse que não gostava de correr na chuva...) e dos ótimos pneus da Bridgestone, que vem dominando a temporada deste ano. Completando a primeira fila, o heroí local Valentino Rossi vem tirando leite de pedra com sua pouco potente Yamaha e os agora deficientes pneus Michelin. Rossi, que criticou abertamente os pneumáticos franceses, deve estar com ainda mais motivos para ficar preocupado. Principalmente se chover amanhã, pois a pista molhada é o calcanhar de aquiles da Michelin. Demonstrando o quando a Bridgestone anda bem no piso molhado, Olivier Jacque, recuperado de um forte acidente na China, ficou em quarto com sua Kawasaki. Não há dúvidas de que a Kawasaki vem crescendo a olhos vistos, mas os pneus são os maiores "culpados" pelo crescimento da marca verde. Capirossi se recuperou das outras classificações pífias que ele vem demonstrando ao longo do ano e ficou em quinto, seguido por Melandri e a outra Kawasaki de Randy de Puniet. Daniel Pedrosa, que liderou nos treinos livres em pista seca, foi apenas oitavo demonstrando sua aversão a pista molhada, apesar da boa corrida em Le Mans, mas a decepção continua sendo o atual campeão Nicky Hayden: décimo terceiro para o americano. Alex Barros ficou em décimo, mas como ele tem uma Ducati nas mãos, a possibilidade de um bom resultado é muito grande.

Mas agora eu quero é ver nas 250. Com a chuva que caiu na Itália, a categoria mais prejudicada foi as 250 e por essas coisas do destino, o atual campeão e líder do campeonato Jorge Lorenzo não conseguiu ficar dentro do tempo limite para largar amanhã! Será que a organizadora do Mundial de motovelocidade irá deixar Lorenzo largar amanhã? Afinal, poucos pilotos além de Lorenzo não conseguiram tempo hoje. E se largar, como será o comportamento do marrento espanhol? Essas perguntas serão respondidas amanhã, mas quem não está nem aí para isso é Álvaro Bautista, que irá largar na posição de honra pela primeira vez nas 250 amanhã. E do jeito que ele está andando, não será surpresa que amanhã também seja marcado pela sua primeira vitória. Doviziozo, que deveria aproveitar o momento e tirar a diferença para Lorenzo, terá sua anêmica moto como principal inimiga nas longas retas de Mugello, mas correndo em casa, ele conseguiu o segundo tempo e deverá ser um piloto a se observar na corrida. Em terceiro irá largar o maluquinho Suhei Aoyama, que não vinha fazendo nada nessa temporada, mas meio que por encanto, andou bem em Mugello. Thomas Luthi irá completar a primeira fila, seguido por Alex de Angelis, Hector Barberá e Hiroshi Aoyama.

Mesmo com Lorenzo do lado de fora do grid das 250, a chuva causou ainda mais surpresas nas 125. Hector Faubel foi o pole e finalmente mostrou a força de sua moto, pois o espanhol parece ser bem fraquinho. Faubel precisou de sorte e da chuva para garantir sua posição. Atrás dele vem Mike de Meglio, um francês que não anda nada, mas quando chove o homem muda e vira um campeão, tanto que ele já venceu uma corrida, em Donigton Park/05, debaixo de um toró. O primeiro piloto que briga campeonato e aparece no grid é Gabor Talmacsi, em terceiro. Em quarto vem Dino Lombardi... Dino Lombardi? O que a chuva não faz... O líder do campeonato Lukas Pesek irá largar em oitavo e o azarado Mattia Pasini saí logo atrás. Quem sabe largando mais atrás, Pasini não tenha mais sorte desta vez...

Nenhum comentário: