sexta-feira, 20 de julho de 2007

Agora, a briga fica na pista

Após duas semanas tensas pelo escândalo de espionagem protegonizados pelas equipes de ponta da F1, finalmente chega a hora da briga Ferrari vs. McLaren ir para o local que interessa: as pistas. Nos treinos livres de hoje em Nürburgring os quatro pilotos que dominam a temporada voltaram a dar as cartas e com o seu melhor tempo da primeira sessão Hamilton ficou com o melhor tempo no agregado dos treinos, mas a briga entre os protagonistas da temporada foi acirrada e próxima.

A McLaren não se abateu com as suas recentes derrotas para a Ferrari e correndo praticamente em casa (graças a Mercedes) deu um grande carro para seus pilotos e desta vez foi Hamilton a se aproveitar melhor do MP4/22. Alonso foi discreto na maior parte dos ensaios, mas será que Hamilton copiou os acertos do espanhol como o inglês fazia antes do GP da Inglaterra? Por sinal, Hamilton rodou duas vezes durante a segunda sessão e como a sessão da tarde começou com pista úmida, Hamilton foi um dos únicos a não esperar a pista secar e saiu dos boxes assim mesmo, justamente por não ter nenhuma experiência com piso molhado. Ele ainda está aprendendo...

Pelos lados da Ferrari, as duas vitórias de Raikkonen reacendeu a rivalidade dentro da equipe italiana e o finlandês vem levando vantagem sobre Massa desde então. Hoje Massa não foi nada bem, chegando a ficar em sexto na primeira sessão, mas se recuperando na sessão verpertina ficando, inclusive, próximo ao finlandês. Contudo, o problema é que Massa continuou atrás de Raikkonen...

A BMW mostrou um bom potencial na primeira sessão e chegou a brigar pela ponta, mas a chuva que caiu entre as duas sessões parece ter dado um curto-circuito na cabeça de algumas pessoas da equipe bávara e tanto Heidfeld quanto Kubica estiveram navegando pelas posições intermediárias, mas o tempo conseguido por ambos na primeira sessão foi tão bom que Heidfeld ficou em quarto e Kubica em quinto, à frente de Massa nos tempos combinados.

Já na segunda sessão a Toyota ocupou o lugar da BMW como a melhor do resto e ficou logo atrás das duas equipes de ponta, com um ressurgido Ralf Schumacher em quinto à frente de Trulli. Parece que a presença de Michael fez bem à Ralf, mas ninguém sabe como será o desempenho de Ralf no dia de amanhã. A Williams não teve um desempenho regular e parece que irá sofrer da mesma queda que aflingiu a equipe ano passado e quem mais sofrerá com isso será inegavelmente Rosberg, pois o alemão vinha andando constantemente entre os dez primeiros.

A renovação de contrato dos seus pilotos parece ter feito bem à Honda, pois Button em nono nos tempos combinados, mas Barrichello decepcionou e ficou três abaixo, sendo um dos poucos que fez o seu melhor tempo do dia na primeira sessão. Outra equipe que caí é a Red Bull a ponto de Mark Webber ficar contente com a décima terceira posição, duas posições à atrás de Coulthard. Porém, a equipe decepção até agora vem sendo a Renault. A equipe francesa deu um respiro de competitividade no GP de Mônaco, mas desde então a equipe só despenca e no final do dia de hoje, Fisichella teve que se conformar com a décima sexta posição, logo à frente de Kovalainen. Será que Nelsinho irá querer pilotar essa cadeira-elétrica ano que vem?

Falando em Nelsinho, a Spyker (possível destino de Nelsinho ainda esse ano) estreou Markus Winkelhock, filho do carismático Manfred Winkelhock. Markus só testeu uma vez esse ano num F1 e nessa sua reestréia, ele estava indo até bem quando rodou no final da segunda sessão. Erros de noviciado, sem dúvidas, mas a cara de Colin Kolles vendo seu carro sendo rebocado era de ter já ter visto esse filme antes... E falando em saídas de pista, os pilotos da Toro Rosso foram outros a darem passeios fora da pista, em especial Liuzzi. Seria um efeito Bourdais?

Amanhã, a Classificação irá nos mostrar toda a verdade deste Grande Prêmio da Europa, mas uma coisa é certa: o clima finalmente irá influenciar muito o andamento deste final de semana.

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