domingo, 8 de julho de 2007

Ressurgindo das cinzas

A Ferrari e Kimi Raikkonen venceram o Grande Prêmio da Inglaterra do jeito que quiseram neste domingo, colocando ainda mais fogo no campeonato. Raikkonen podia ter consolidado sua vitória na largada, mas Hamilton fechou a porta e o finlandês teve que esperar dois reabastecimentos para finalmente assumir a liderança, que parecia ser sua de direito faz tempo. Como imaginei Hamilton era o mais leve dos quatro primeiros e chegou a ser muito pressionado por Raikkonen antes de sua parada, o que configurou em um raro erro do inglês. Por muito pouco Hamilton não imitava a presepada de Albers na França. Alonso colocou menos combustível para assumir a liderança após a primeira parada, mas como teve que parar antes, não foi páreo para Raikkonen. Massa, coitado, ficou parado no grid e mesmo dando show nas primeiras voltas, teve que se contentar com a quinta posição.

Com a segunda vitória consecutiva e terceira da temporada, Raikkonen se torna um perigoso candidato ao título e mesmo ainda longe do líder Hamilton suas performances na França e na Inglaterra mostram que Kimi finalmente acordou do seu longo sono regado a vodca. Todos esperam um título de Raikkonen e quando todos pensavam que ficaria mais um ano chupando o dedo, eis que o finlandês resolve andar do mesmo jeito que 2005, onde ele ficou com um imerecido vice campeonato. Quem deve mais lamentar essa subida de Raikkonen é Massa e o pior é que o brasileiro já foi até ultrapassado pelo companheiro de equipe no campeonato e dentro da Ferrari isso pode ser fatal para Felipe. Quando Massa estava matando Raikkonen a tapa todos esperavam que a Ferrari escolhesse logo Massa como primeiro piloto, mas com mais da metade do campeonato percorridos eis que Raikkonen agora está na frente e com um campeonato podendo ser decidido nos detalhes como esse ano, a escolha de Jean Todt será breve e é bom que Felipe esteja mais à frente no campeonato. Isso sem contar que Kimi ganha muito mais que Felipe e isso será levado muito em consideração.

Pelos lados da McLaren, Alonso superou com muita folga Hamilton e conseguiu o que ele desejava quando aportou em Silverstone: deixar para trás seu companheiro de equipe. O espanhol acertou muito bem seu carro e chegou a liderar por um bom tempo a corrida, mas estava na cara que ele seria ultrapassado por Raikkonen na segunda parada e assim aconteceu, mas ao menos Alonso tentou. Hamilton conseguiu mais um pódio, mas se Massa tivesse largado da sua posição dificilmente Hamilton estaria entre os três primeiros. O ritmo de corrida do líder do campeonato ficou bem abaixo do esperado hoje e com certeza deixou a torcida inglesa bastante decepcionada.

Como aconteceu em Magny-Cours, Robert Kubica mais uma vez foi o melhor do resto, mas desta vez ainda ficou na frente da Ferrari de Felipe Massa. O polonês teve que suar muito para segurar Massa no final da corrida e ao contrário da maioria dos pilotos Massa tentou de todas as formas ultrapassar Kubica, mas o polaco segurou firme e foi quarto pela segunda semana consecutiva. Heidfeld fez um GP bem apagado e aos poucos seus bons desempenhos do começo do ano vão sendo suplantados pelo ressurgimento de Kubica.

A Renault ficou longe da BMW mais uma vez trinta anos após os carros amarelos estrearem no mesmo Silverstone. O destaque negativo foi para as ordens de equipe logo no começo da corrida, quando Kovalainen deixou Fisichella passá-lo, mas Fisico não estava num bom dia e acabou ultrapassado por Kova nos boxes e Briatore resolveu não mexer mais nas posições dos seus pilotos. O interessante é que ninguém da transmissão da Globo percebeu a troca, dizendo que Fisichella estava tendo problemas, quando na verdade ele é que estava na frente de Kovalainen...

A Honda fez uma corrida estratégica e por isso parou apenas uma vez, fazendo com que seus pilotos conseguisse várias posições, porém, com Barrichello ficando fora dos pontos por apenas uma posição, seguido por Button. A Red Bull segue seu inferno astral e Mark Webber foi o primeiro a abandonar a corrida com problemas hidráulicos, o mesmo problema que aflingia Raikkonen na McLaren em 2005. Quem era o projetista? Adryan Newey! Coulthard fez mais uma corrida sem vergonha e ficou em décimo primeiro, colado em Button. A Williams pagou com o problema de Rosberg na Classificação e para piorar, errou na estratégia, ao fazer com que o alemão largasse mais leve e fizesse duas paradas. Rosberg até que vinha num bom ritmo, mas empacou em Coulthard e toda estratégia foi por água abaixo. Wurz teve uma briga interessante com Speed, mas o americano acabou fora da corrida e o austríaco, mais uma vez, ficou atrás de Rosberg.

Outra que vem sofrendo é a Toyota. A montadora japonesa até que conseguiu colocar seus carros entre os dez primeiros do grid, mas na corrida o desastre foi total. Ralf, talvez desacostumado a largar na frente, perdeu várias posições e ainda no começo da corrida abandonou. Trulli começou a corrida mal, fugiu de suas características ao não lutar com Massa e também abandonou. Do jeito que vai, nem uma mistura de Fangio, Senna e M.Schumacher pode dar um jeito na Toyota. A Toro Rosso foi outra que não chegou com seus dois carros até o final e a Super Aguri agora se arrasta pelas pistas, com Sato ficando em penúltimo. Davidson teve problemas em seu carros, mas sua vontade de correr em casa era tanta que ele voltou à pista depois de ficar várias voltas parado, porém acabou abandonando de vez algumas voltas depois. Albers continuou em último e quando Sutil abandonou, o holandês ainda estava em último...

A corrida em Silverstone só foi animada quando Massa estava lá atrás ultrapassando todos que vinham pela frente. A Globo valorizou muito esse bom momento de Felipe com várias reprises das ultrapassagens, porém, com uma Ferrari, fez mais do que a obrigação, pois se não fosse seus problemas no grid, ele só veria os carros que ultrapassou quando colocaria volta neles. Mas que foi bonito, foi! Porém, Kimi não deve ter ligado muito para isso e vai com tudo para cima das McLarens na briga pelo campeonato, contudo, da mesma forma que a Ferrari virou em cima da McLaren nas duas últimas corridas, o inverso pode acontecer a qualquer momento. Esse campeonato está bem melhor do que o esperado e as corridas ainda estão melhorando! Viva!

Nenhum comentário: