domingo, 22 de julho de 2007

E o pau quebrou!

Se tudo terminasse de forma normal, todos os amantes de corrida falariam dessa que foi mais das ótimas corridas que o Nürburgring proporciona quando o clima inconstante dá as caras. Porém, o que todos irão falar daqui para frente será o que aconteceu fora das pistas. E não foi o caso de espionagem! Faltando cinco voltas Massa levou um passadão de Alonso e os dois acabaram se tocaram no processo. Quando Alonso desceu do carro, ficou mostrando a local do toque para a câmera e ficou dizendo com as mãos "Foi ele que me bateu." E ele está certo, pois Felipe fez de tudo para se defender e o toque foi inevitável nas condições mais do que escorregadias de hoje. Porém, nada a ver o piti que Massa deu aos olhos de milhões de telespectadores numa discurssão em bom italiano com Alonso. Totalmente desnecessário, afinal, quem deveria estar reclamando ali era Alonso, e não Massa. Por causa disso, amanhã só irão falar sobre a briga e a futura rivalidade entre Massa e Alonso e se falará muito pouco da corridaça desse domingo.

Quando liguei a TV para assistir a corrida, foi no exato momento em que as nuvens escuras eram focalizadas e apareceu a previsão: 12 minutos para começar a chuva. Pensei: hoje promete! Mas foi bem mais do que eu esperava! Massa fez uma excelente largada e quase passou Raikkonen no complexo de curvas após a primeira curva. Enquanto isso, as duas BMWs se batiam com um animado Heidfeld colando Kubica e a si próprio para fora. Hamilton se aproveitou da confusão e já apararecia em quarto... quando furou um pneu. O bolo de carros chegou no hairpin já chovendo. Foi o caos. Era Coulthard saindo da pista, Rosberg batendo em Barrichello e depois levando de alguém...

Os pilotos nem esperaram o término da primeira volta para ir aos boxes quando Raikkonen cometeu a barbeiragem da corrida ao escorregar na entrada dos boxes e ter que dar mais uma volta com pneus de seco numa chuva que só aumentava. E a chuva aumentou de tal forma que a curva 1 de Nürburgring lembrou muito a curva do Sol em Interlagos em 2003. Button, Hamilton, Sutil, Speed, Rosberg e Liuzzi rodaram. O interessante das rodadas foi que Sutil ainda tocou no carro de Raikkonen quando o finlandês saía dos boxes antes de rodar, Massa segurou não se sabe o quanto para não rodar e o piloto do safety-car estava esperto, pois saiu da frente no exato momento em que o carro de Liuzzi saiu descontrolado em sua direção. E o italiano ainda bateu de leve num trator. Lembram de Schumacher e o trator na curva do Sol há quatro anos atrás? Do rolo que deu? Hamilton teve sorte e ainda voltou à pista graças ao trator-amigo.

Com tudo isso, o primeiro colocado era... Markus Winkelhock. O alemão largava em última e como não tinha nada a perder mesmo, resolveu colocar os pneus intermediários e enquanto todos estavam nos boxes trocando seus pneus, o estreante alemão estava na liderança em sua estréia! De forma sensata, a corrida foi parada. Se não me engano, a última vez que uma bandeira vermelha parou uma corrida para uma nova largada foi no Grande Prêmio do Brasil de 1997 quando Barrichello ficou parado no grid e os comissários não conseguiram retirar a Stewart do brasileiro. Quando tudo estava pronto para a nova largada, eis que aparece o sol.

A pista secou rapidamente e Winkelhock acabou ajudando Massa, pois Alonso estava pronto para ultrapassar o brasileiro na relargada quando deu de cara com a Spyker do alemão. Hamilton aproveitou o tempo em que o safety-car ficou na pista para colocar pneus de pista seca e isso foi o segundo erro do inglês, pois ele saiu da pista e acabou levando uma volta. Foi praticamente o fim da corrida dele. Quando os pilotos trocaram para pneus de tempo seco, Raikkonen já aparecia em terceiro e se aproximando de Alonso quando a sua "sorte" apareceu novamente. Após ter tido (vejam só?) sorte no incidente com Sutil, algum problema o tirou da corrida de hoje. A corrida seria decidida mesmo entre Alonso e Massa.

Após a segunda parada, Massa vinha controlando a diferença para Alonso que se aproximava aos poucos. Enquanto a Globo mostrava as conquistas do Pan (ficava torcendo contra os brasileiros só para fazer o mal!), os céus em cima de Nürburgring se fechavam cada vez mais e mais... Quando sugiu uma previsão de chuva para os próximos onze minutos. E ela apareceu antes. Faltando sete voltas a chuva caiu com força novamente (não tanto como na primeira parte da corrida) e Alonso encostou de vez em Massa. Foi uma disputa sensacional, mas Alonso estava claramente mais rápido e venceu de forma explêndida. Uma corrida inesquecível!

Mesmo com o acidente de ontem e as presepadas de hoje, Hamilton fez uma bela corrida de recuperação e por muito pouco não conseguiu beslicar um ponto, mas agora vê Alonso apenas dois pontos atrás dele. Alonso sairá muito fortalecido com essa corrida que ele fez hoje e agora tem uma vitória a mais que Hamilton e as próximas corridas serão decisivas para a briga pelo campeonato, mas psicologicamente Alonso é o favorito.

Mesmo com a derrota no finalzinho, Massa saiu favorecido com a corrida de hoje, pois livrou sete pontos em cima de Raikkonen e também encostou mais em Hamilton. Nas voltas finais, mostrou garra e determinação na tentativa de segurar Alonso, mas o espanhol mostrou que tinha mesmo o melhor carro e a diferença no final da corrida mostrou que Massa não podia fazer muita coisa. Raikkonen dá mostras que realmente tem uma nuvem enorme em cima da cabeça dele, pois quando o campeonato estava melhorando para ele, eis que o uma quebra bota tudo a perder. Menos mal foi que Hamilton não marcou pontos e a diferença para a liderança não subiu, mas o problema foi que a diferença para o Felipe subiu. E a famosa determinação da Ferrari de quem será o primeiro piloto está chegando...

Mark Webber chegou ao pódio pela segunda vez na carreira e a Red Bull fez seu melhor resultado na sua curta história na F1. Webber se aproveitou bem da largada, dos toques e da chuva e na relargada já estava em terceiro. No final, teve que agüentar a pressão de Wurz e por pouco não entrega a rapadura pro austríaco na última curva. Saindo da vigésima posição, Coulthard fez uma corridaça e chegou a liderar a corrida! A briga dentro da Red Bull é tão acirrada que Coulthard não fez nenhuma cerimônia em fechar o Webber no comecinho da corrida, mas mesmo na chuva a Red Bull mostrou uma evolução. Mas não dá para não comentar a cara do Christian Horner, chefe da equipe, quando começou a chover no final. Ele tava desesperado!

Alex Wurz vem sendo até agora o piloto sobrevivente da F1. Quando todos dizem que a próxima corrida será a última, eis que acontece alguma coisa e o austríaco se sobressai, faz uma bela corrida e salva seu emprego por mais alguns GPs. Porém, Wurz andou bem a corrida toda e no final quase ultrapassava Webber. O que se viu de Rosberg hoje foi o toque em Barrichello e duas rodadas em apenas três voltas...

Uma hora dessa Mario Theissen deve estar vociferando no ouvido de Nick Heidfeld, pois o alemão parecia animado demais com o fato de ter se tornado pai novamente. Na primeira curva, ele tocou em Kubica e não satisfeito, colocou o polonês para fora na segunda curva, estragando a própria corrida. Para completar, jogou o coitado da Ralf Schumacher para fora da pista algum tempo depois. Calma, Heidfeld, você não é nenhum Jedi apesar do nome do filho...

A Renault completou um péssimo final de semana ao tirar um bom quinto lugar de Kovalainen, um dos destaques da corrida de hoje. O finlandês vem surpreendendo cada vez mais e na corrida de hoje mostrou o porquê de Briatore apostar tanto nele. Fisichella fez uma corrida apagada e ainda foi ultrapassado por Hamilton na última volta. Será este o último ano de Fisichella? A Toyota vinha até bem com Ralf, até ele ser jogado para fora da pista por Heidfeld. Diga-se de passagem, Ralf ficou tão irritado que sobrou para o pobre do fiscal que só queria ajudar. Trulli fez uma péssima corrida e foi o último dos que terminaram. Jenson Button surpreendeu ao aparecer em terceiro antes da corrida ser paralizada, mas foi a primeira vítima da encharcada curva 1. Button deu provas hoje de que é um excelente piloto na chuva, característica que Barrichello tinha até bem pouco tempo atrás, mas que hoje não vimos.

A Toro Rosso fez suas malas ainda na terceira volta, mas Liuzzi correu sérios riscos ao quase bater no safety-car e depois encostar num trator. A Super Aguri foi discretíssima e a única vez que vi um dos seus carros foi quando o Sato abandonou. A Spyker teve sorte na troca de Albers por Winkelhock, pois o alemão liderou logo na sua primeira corrida. Seus olhos quando a corrida foi interrompida mostrava toda a apreensão e supresa pelo feito, mas foi uma pena ele ter abandonado.

Depois de tudo isso, com certeza a rivalidade entre Alonso e Massa aflorecerar muito mais, contudo Alonso ainda está muito na frente do brasileiro para uma briga mais direta pelo campeonato, mas será muito interessante se ambos largarem na primeira fila nas próximas etapas. O campeonato segue aberto, mas a Ferrari precisa logo dar a volta por cima no campeonato, enquanto Hamilton precisa abrir o olho, pois Alonso só precisa de uma vitória para assumir a liderança do campeonato. E sabemos muito bem o que acontece quando o espanhol assume a liderança no final do campeonato.

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