sexta-feira, 6 de julho de 2007

No embalo da França

Kimi Raikkonen vem mostrando o porquê do seu alto salário na Ferrari. No final de uma semana que viu até Ron Dennis chorar pelo escândalo proporcionado por engenheiro de McLaren e Ferrari, Raikkonen foi o mais rápido na sexta-feira, à frente do queridinho da mídia inglesa Lewis Hamilton nos tempos combinados. A velocidade do finlândes é inquestionável, mas Kimi vinha um pouco adormecido nessa primeira metade de temporada e agora, cada vez mais acostumado com a Ferrari, vem superando com cada vez mais freqüência Felipe Massa. É uma pena para a Ferrari é que esse retorno de Kimi aconteça justamente quando sua desvantagem para Hamilton chegou a 22 pontos.

Outro que deve estar lamentando não ter aproveitado todas as chances que teve foi Felipe Massa. O brasileiro foi o piloto que mais largou na pole neste ano, mas vacilou em duas oportunidades e agora vê Kimi cada vez mais forte. Talvez essa acordada de Kimi tenha chegado tarde demais e o título fique para um piloto da McLaren, mas para 2008 Kimi já entraria com muita moral. Acorda logo, Felipe! Outro que precisa de um despertador urgente é Alonso, que foi apenas o sexto mais rápido nesta sexta, quase 1s mais lento que Raikkonen. Na entrevista coletiva de ontem, Alonso já deu a dica que o campeonato está se esvaindo por entre seus dedos.

A grande surpresa do dia foi a Toyota, mas principalmente por Ralf ter superado Trulli. Antes de fazer mais comentários, vamos lembrar de duas coisinhas que aconteceu a dez dias. A primeira foi que a Toyota liderou dois dos três dias de testes em Silverstone. A outra é que a Toro Rosso colocou Speed em terceiro semana passada em Magny-Cours. Qual a verdadeira cara da Toyota nesse final de semana? Saberemos a partir de amanhã. A Williams colocou Rosberg logo atrás de Alonso e, aleluia!, Wurz ficou muito próximo ao seu jovem companheiro de equipe. A BMW andou muito mal e Kubica ainda ficou entre os dez, mas Heidfeld ficou apenas em décimo segundo.

No dia em que David Coulthard foi confirmado pela Red Bull para 2008, Mark Webber superou o escocês mais uma vez, mas não deixa de ser estranho ver a marca das bebidas energéticas tão atrás de umas corridas para cá. Outra que vem supreendende negativamente é a Renault, com Kovalainen, que conhece como poucos a pista de Silverstone, ficando em décimo terceiro com Fisichella logo atrás. Piquetzão já disse que o Piquezinho está certo na equipe francesa para o ano que vem, mas pelos resultados alcançados pela Renault, Nelsinho ficará longe de se igualar os resultados Hamilton esse ano.

A Honda teve vários problemas hoje. E não foi apenas com o carro. Button não participou da segunda sessão por dores nas costas, mas não adiantou muito, pois Barrichello foi décimo sétimo, com o piloto de testes Christian Klien logo atrás. Como se não bastasse tudo isso, o escândalo Stepneygate pode respingar na equipe, pois surgem rumores que Stepney, Coughlan e mais quarto engenheiros estavam prontos para ir para a Honda no ano que vem. Mas que fase hein? Com o emprego cada vez mais ameaçado, o homem da mangueira Christijan Albers superou seu companheiro Adrian Sutil. Mas esse holandês aí irá escapar da degola, só restando saber se ele dura até o final da temporada ou não.

O pouco que eu assisti dos treinos livres, vi que nuvens negras estacionaram na pista de Silverstone, mas não caiu um pingo hoje. Pelas últimas corridas no GP da Inglaterra, uma chuvinha não seria nada mal para a corrida.

Nenhum comentário: