domingo, 8 de julho de 2007

História: 45 anos da primeira vitória da Porsche e Dan Gurney

A Porsche estreou na F1 em 1960 após obter sucesso na F2. A marca alemã construiu o primeiro carro refrigerado a ar, mas até 1962 a equipe não obtido nenhum resultado de maior destaque. Ferry Porsche já demonstrava sinais de impaciência, pois muito do seu tempo e, principalmente, dinheiro fora investido no carro de F1 e até o momento os frutos ainda não brotado na horta de Stuttgart. Receosos em perder seus empregos, os mecânicos da Porsche fizeram um promessa antes de começar a temporada de 1962: só tirariam a barba quando vencessem uma corrida. Coitadas as esposas desses mecânicos! O modelo 804 tinha problemas sérios de confiabilidade, principalmente no motor e na suspensão. Seus pilotos eram o experiente Jo Bonnier e o rápido Dan Gurney. Gurney era um excelente piloto, mas considerado com pouca sorte e mesmo com muita velocidade, ainda não tinha vencido na F1.

Após perder o Grande Prêmio da Bélgica a Porsche voltava à F1 no Grande Prêmio da França, que seria realizado no circuito de Rouen, que retornava ao calendário após cinco anos de ausência. Uma semana antes da corrida em Rouen, os pilotos de F1 participaram de uma corrida fora do campeonato em Reims e a vitória ficou com Bruce McLaren. Enquanto a Porsche voltava à F1, a Ferrari tinha ficado na Itália, numa queda de braço entre Enzo e os mecânicos da marca (sinais dos tempos!!), que fizeram uma greve e impediram que Phill Hill e Ricardo Rodriguez fossem para Les Essarts. Na Classificação Jim Clark ratifica seu bom momento e fica com a pole, a segunda da temporada com seu Lotus 25. Ao lado do escocês na primeira fila estavam seus principais rivais pelo campeonato, a BRM de Graham Hill e a Cooper de Bruce McLaren. Dan Gurney classificou seu Porsche apenas em sexto, na abertura da terceira fila enquanto Bonnier ficou apenas em nono. O Porsche particular de Carel Baufort de Godin ficou na penúltima posição.

Grid:

1) Clark(Lotus) - 2:14.8
2) G.Hill(BRM) - 2:15.0
3) McLaren(Cooper) - 2:15.4
4) Brabham(Lotus) - 2:16.1
5) Surtees(Lola) - 2:16.3
6) Gurney(Porsche) - 2:16.5
7) Gregory(Lotus-BRM) - 2:17.3
8) Ireland(Lotus) - 2:17.5
9) Bonnier(Porsche) - 2:17.9
10) Ginther(BRM) - 2:18.2

Na largada Hill sai melhor que Clark e assume a primeira posição. Surtees consegue uma espetacular largada e pula de quinto para segundo à frente de Clark, McLaren e Brabham. Gurney mantém sua posição e persegue os líderes de perto. As posições permanecem as mesmas até a décima volta quando McLaren tem problemas de câmbio e roda. O piloto da Cooper consegue manter seu carro funcionando e vai para os boxes na tentativa de consertar seu carro, mas isso faz que ele perca muito tempo parado. Na mesma volta Brabham saiu da corrida com a suspensão quebrada e com isso Gurney já aparecia em quarto e pressionando a Lola de Surtees. Na volta 13 Surtees vai aos boxes por causa de problemas de alimentação de combustível e ele volta à pista em oitavo lugar.

Hill continuava liderando com folga à frente de Clark e as duas Porsche, com Gurney à frente de Bonnier. Até o momento os carros alemães vinham se comportando bem, enquanto mais atrás Surtees iniciava uma bela recuperação ao ultrapassar o Cooper de Tony Maggs e Bonnier. Surtees já estava em quarto na volta 23 e se aproximando de Gurney! Na trigésima volta Graham Hill coloca uma volta no retardatário Jack Lewis, mas por azar o Cooper privado de Lewis fica sem freio nesse momento e Hill é acertado pelo retardatário. Hill saí da pista e perde a primeira posição para Clark. Contudo, a Lotus de Clark vinha apresentando problemas na suspensão e apenas três voltas depois o escocês encostou nos boxes da Lotus para abandonar. Hill estava de volta à liderança e com uma enorme vantagem em cima da Porsche de Gurney.

A essa altura Gurney tem que agüentar a forte pressão da Lola de Surtees. O Lola era mais potente, mas o Porsche era mais leve e ágil e como Rouen era um circuito sinuoso, Surtees não conseguia ultrapassar Gurney. Quando tudo indicava que Graham Hill venceria mais uma vez no ano, o motor BRM começava a falhar e o inglês teve que diminuir seu ritmo, enquanto dava a liderança de bandeja para Gurney. Hill abandonaria faltando apenas oito voltas para o fim com problemas de alimentação. Com a vitória próxima, Surtees pressionava ainda mais Gurney, mas o inglês tinha forçado seu Lola até o limite e um problema de câmbio fez com que Surtees diminuísse o ritmo e provocasse um incidente curioso. Surtees estava andando tão lentamente que pegou Maurice Trintignant de surpresa e para não bater na Lola, o francês desviou repentinamente e acabou atingindo a Lotus de Trevor Taylor. Os dois carros não sofreram danos.

A corrida em Rouen foi bastante dura e a vitória de Gurney não deixou de ser uma zebra, mas a equipe, e principalmente Gurney, mereceram a vitória e ao longo do ano lutaram bastante por ela. Não menos surpreendente foram o segundo lugar de Tony Maggs, o jovem companheiro de equipe de McLaren conseguia seu primeiro pódio, enquanto Richie Ginther conseguiu ser terceiro apesar de ter que controlar o acelerador com a mão, pois o cabo do acelerador tinha quebrado nas últimas voltas. Já pensou o Hamilton fazendo isso? Essa primeira vitória de Gurney foi a confirmação do talento deste norte-americano, mas isso não impediu que ele acabasse desempregado no final do ano. Gurney ainda conseguiria mais um pódio em Nürburgring à frente de uma "armada" da Porsche (para o seu GP natal a Porsche tinha inscrito cinco carros!), e ainda mais um 5º lugar em Watkins Glen. No final do ano Gurney ficou com a 5ª posição no Mundial de Pilotos e a Porsche também ficou em 5º posição no Mundial de Construtores, à frente apenas da Lola e da Brabham... foi muito pouco!!No final da temporada, Ferry Porsche, devido aos elevados custos que tinha também nas corridas de Sport-cars, tinha de optar por uma das competições para 63. Foi uma escolha fácil. O Porsche 718K, obtinha vitórias atrás de vitórias nos EUA e na Europa. Outra hipotese seria impensável e o sonho da Porsche em conquistar a F1 seria adiado em vinte anos.

Chegada:

1) Gurney
2) Maggs
3) Ginther
4) McLaren
5) Surtees
6) Godin de Beaufort

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