segunda-feira, 16 de julho de 2007

História: 35 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 1972

Emerson Fittipaldi sempre foi considerado um piloto cerebral e seus títulos da F1 foram conquistados mais na base da cabeça do que no pé pesado. Em 1972 Emerson conquistou algumas vitórias marcantes, mas houve uma em especial que Fittipaldi teve que andar no limite o tempo inteiro para superar dois craques da F1 em todos os tempos: Stewart e Ickx.

Brands Hatch recebeu a F1 com Emerson Fittipaldi na liderança após mais um pódio na França, mas a vitória de Jackie Stewart em Clermond-Ferrant mostrou que o escocês estava de volta à briga pelo campeonato. E Stewart iria usar o novíssimo Tyrrell 003. Como normalmente acontecia no Grande Prêmio da Inglaterra a corrida seria realizada no sábado e o primeiro treino livre de quinta-feira ainda teria um prêmio especial: cem garrafas de champanhe para o piloto mais rápido. Querendo agradar os mecânicos (afinal, um piloto sozinho não iria beber cem garrafas de champanhe...), Emerson cravou um ótimo tempo e o box da Lotus vibrou, mas logo depois Peter Revson melhorou o tempo de Emerson e foi a McLaren que comemorou. Faltando pouco tempo para acabar o treino, Emerson marcou o melhor tempo e foram os mecânicos da Lotus que acabaram de pileque.

A corrida inglesa teve algumas novidades, como o primeiro carro construído por Frank Williams e ainda era chamado de Politoys. Outra marca a estrear foi a desconhecida Connew, que teria ao seu volante François Migualt, mas o francês não largou pois a suspensão do novo carro tinha quebrado na Classificação. O carro nunca mais seria visto. Com a perca de Helmut Marko, a BRM decidiu se concentrar em "apenas" três carros e de uma tacada só dispensou Howden Ganley e Reine Wisell, enquanto Jackie Oliver seria companheiro de equipe de Jean-Pierre Beltoise e Peter Gethin. Regazzoni ainda estava afastado das corridas graças a um braço quebrado num futebolzinho de final de semana e como Andretti estava correndo nos E.U.A., a Ferrari teve que promover a estréia do seu piloto de Esporte-Protótipos Arturo Merzario para ser companheiro de equipe de Jacky Ickx. E Merzario escolheu um ótimo final de semana para estrear, pois Ickx marcou uma a pole, superando o favorito Emerson Fittipaldi (que havia vencido a Corrida dos Campeões em Brands Hatch no começo do ano). Peter Revson mostrou a força da McLaren em Brands ao ficar em terceiro e Stewart ainda colocou sua Tyrrell em quarto apesar dos vários problemas que enfrentou graças ao noviciado do carro. A surpresa do final de semana foi o desempenho da Surtees, com Tim Schenken ficando em quinto, à frente da BRM de Beltoise. Merzario estreou em nono, enquanto José Carlos Pace ficou na décima terceira posição. Wilson Fittipaldi, com um problemático Brabham, foi para o fim do grid, largando em vigésimo segundo lugar.

Grid
1) Ickx(Ferrari) - 1:22.2
2) E.Fittipaldi(Lotus) - 1:22.6
3) Revson(McLaren) - 1:22.7
4) Stewart(Tyrrell) - 1:22.9
5) Schenken(Surtees) - 1:23.2
6) Beltoise(BRM) - 1:23.4
7) Hailwood(Surtees) - 1:23.5
8) Peterson(March) - 1:23.7
9) Merzario(Ferrari) - 1:23.7
10) Reutemann(Brabham) - 1:23.8

O sábado amanheceu com sol forte e a torcida inglesa compareceu em massa como sempre fez. Ickx largou muito bem e despachou facilmente Fittipaldi, que teve dificuldades em se manter na segunda posição, mas a surpresa foi quem apareceu em terceiro lugar. Beltoise fez uma belíssima largada e pulou para terceiro à frente de Revson e Stewart. Ickx tentou aumentar a vantagem para Fittipaldi, mas o brasileiro não deixa o belga escapar e os dois já disparavam com relação à Beltoise. Ickx, graças ao motor de 12 cilindros, disparava nas retas, enquanto Emerson tirava a diferença nas curvas. Stewart não queria que os dois líderes disparassem na frente e partiu para cima de Revson e ultrapassou a McLaren na terceira volta e o escocês fez o mesmo com Beltoise na volta 7. Na volta seguinte Revson ultrapassou Beltoise e o francês começou a perder rendimento, caindo para sexto, ficando atrás da Surtees de Schenken.

Com pista livre à frente, Stewart descontou meio segundo por volta dos dois líderes e partiu para cima da Lotus de Fittipaldi, que pressionava a Ferrari de Ickx. Revson ficava para trás e Beltoise abandonava a corrida na volta 19, cedendo o sexto lugar para a Surtees de Mike "The bike" Hailwood. Enquanto se aproximava de Emerson, Stewart marcou a melhor volta da corrida (1:24.0) e encostou na caixa de câmbio da Lotus na décima quinta volta. Os três primeiros andavam num ritmo alucinante e não se desgrudavam um do outro e nem conseguiam fazer a ultrapassagem. O fraquíssimo companheiro de equipe de Emerson Fittipaldi Dave Walker teve problemas logo no comecinho da corrida e por isso estava em último e foi o primeiro retardatário a aparecer na frente do trio da frente.

Eles deram de cara com a Lotus de Walker na curva Druids, logo após a Paddock Bend. Era a vigésima quarta volta. Walker abriu para os líderes passarem, mas Ickx errou e para não perder o carro fez a curva derrapando de lado. Fittipaldi se assustou com o erro de Ickx e também entra na curva derrapando, quase batendo em Ickx. O esperto Stewart viu tudo aquilo de perto e não perdeu a oportunidade de ultrapassar Emerson e para piorar as coisas para o brasileiro, Walker também ultrapassou Fittipaldi. Surpreendentemente, Walker não abriu espaço para Emerson, enquanto Ickx e Stewart fugiam. Uma hora dessa, Luciano Burti estaria se esgoelando: cadê o jogo de equipe!?!?

Quando Emerson se livrou do seu companheiro (?) de equipe, ele aumentou o ritmo e partiu para cima de Ickx e Stewart. Não demorou cinco voltas para que os três andassem juntos novamente. E no limite! A corrida entre os três estava empolgante! Na volta 36, o trio principal se aproximou da Brabham de Wilson Fittipaldi. Novamente na Druids. Querendo deixar os líderes passarem, Wilson erra a freada e derrapa. Ickx não perde tempo e deixa o brasileiro para trás, mas Stewart se assusta com a derrapada de Wilson Fittipaldi e erra a freada, permitindo a Emerson descontar a ultrapassagem, no mesmo local, em cima do escocês. Seria jogo de família?

Ickx aproveitou as derrapadas na Druids e abriu vantagem em cima de Emerson, mas duas voltas depois Ickx já via o Lotus colado em sua Ferrari. E Emerson via o Tyrrell colado em seu Lotus. Na volta 48, o pecado... Ickx levantava o braço e partia lentamente para os boxes, com o motor Ferrari quebrado. Emerson assumiu a liderança com Stewart 3s atrás. Revson vinha numa tocada constante e estava em terceiro, seguido pela Tyrrell de François Cevert e a March de Ronnie Peterson, que tinham acabado de superar a Surtees de Schenken, enquanto Hailwood tinha abandonado com o câmbio quebrado.

Faltando dez voltas Emerson erra a freada na curva Druids (curvinha danada essa) e Stewart encosta de vez! Os dois estavam colados e Emerson sabia que não poderia mais errar, pois Stewart não perdoaria mais. Fittipaldi começou a se distanciar aos poucos, décimo a décimo, mantendo Stewart sob controle. Peterson tinha se aproveitado do acidente de Cevert na curva Paddock Bend e assumiu a quarta posição, seguido pela McLaren de Denny Hulme e a Matra de Chris Amon, que tinham ultrapassado o Surtees de Schenken. Amon tinha largada em décimo sétimo e fazia uma corrida espetacular! Faltando duas voltas Peterson errou na mesma Paddock Bend, saiu da pista e atingiu o carro de Graham Hill, que estava abandonado fazia algum tempo. Com isso, Amon assumia a quarta posição depois de ter ultrapassado Hulme poucas voltas antes.

Quando faltavam cinco voltas Emerson tinha 2s de vantagem em cima de Stewart e por mais que Jackie forçasse, Emerson não errou mais e garantiu a terceira vitória no ano. Stewart cruzou a linha de chegada apenas 4s atrás de Emerson. O ritmo imposto por Fittipaldi, Stewart e Ickx foi tão forte que o terceiro colocado Peter Revson foi o único que completou o mesmo número de voltas dos líderes e ainda assim com mais de um minuto de desvantagem! Essa vitória foi importantíssima para Emerson rumo ao seu primeiro título, pois ele superou o atual campeão Stewart dentro da pista com muito talento e abria vantagem no campeonato de pilotos.

Chegada:
1) Fittipaldi
2) Stewart
3) Revson
4) Amon
5) Hulme
6) Merzario

Um comentário:

Confraria 96 disse...

História pura!
Obrigado!!!