domingo, 1 de julho de 2007

A volta de Kimi

Quando Raikkonen saiu bem próximo de Massa após a primeira parada eu pensei comigo mesmo: Raikkonen vai ganhar essa corrida. Por mais que o trio global tentasse nos provar o contrário, Kimi tinha tudo para vencer em Magny-Cours e não deu outra. Não me perguntem as dezenas da próxima mega sena, mas estava claro que Raikkonen iria parar depois de Massa na segunda parada e por isso iria colocar menos combustível e daria umas três voltas muito rápidas a mais do que Felipe. Besta é quem acreditou nas contas do Reginaldo...

Com esse triunfo de Kimi, a Fórmula 1 chega à sua oitava corrida do ano com quatro vencedores no ano e todos eles com duas vitórias cada. Emocionante, não? Em termos. A corrida de Magny-Cours não foi um primor de emoção como as corridas na América do Norte, mas graças a Alonso também não foi uma corrida totalmente sem sal. Foi animadinha, para ser bondoso. E assim vem sendo a maioria das corridas de 2007. Além de voltar a respirar no campeonato, Raikkonen escreveu seu nome no Grande Prêmio da França ao se tornar o último vencedor em Magny-Cours. Agora nos resta saber aonde será o próximo Grande Prêmio francês, isso se tiver.

A corrida começou a se decidir quando Raikkonen ultrapassou Hamilton na largada e acompanhou de perto o então líder Massa. Felipe vinha imprimindo um ritmo parecido com o qual lhe garantiu a vitória em Barcelona e no Oriente Médio, mas o fato dele ter parado mais cedo que Kimi mostrou que Raikkonen estar na segunda fila era um caso estratégia diferente. Entre as duas paradas da Ferrari Kimi nunca ficou a menos de dois segundos de Felipe e a ultrapassagem do finlandês nos boxes era um fato claro para mim. E assim aconteceu. Como é de praxe da Ferrari quando seus dois carros estão na frente na corrida, os carros não se atacaram e nem mesmo a ridícula torcida do Burti para que a Ferrari de número 6 quebrasse fez com que a vitória de Raikkonen fosse consolidada.

No pódio, chega a ser engraçado a frieza do Raikkonen frente a alegria contigiante dos mecânicos italianos e fez até que um convidado rastafari da Ferrari assobiasse o hino italiano. Felipe ficou cam cara de tacho no pódio e na entrevista pós-corrida Massa reclamou muito dos retardatários, mas ele se esqueceu de um pequeno detalhe: Kimi pegou os mesmos retardatários. Ou seja, Massa perdeu uma corrida que poderia ser importante no futuro do campeonato. E falando em coisas engraçadas, foi super interessante ver o Burti e o Regianaldo tentando achar uma desculpa para o Massa ter perdido essa corrida. É o famoso achar desculpa para o indisculpável.

Hamilton fez uma corrida bem burocrática, mas ao menos tentou ir para cima das Ferraris, sendo o único a parar três vezes na corrida. O inglês não teve ritmo para se aproximar dos carros de Maranello nem com o carro mais leve e maduro do que jeito que é, pensou unicamente no campeonato e relaxou após a terceira parada, ficando mais de 30s atrás do carros vermelho, mas vale o destaque para a agressividade do inglês ao ultrapassar Kubica na saída dos boxes na segunda parada. Eles cruzaram o curvão lado a lado e o piloto da McLaren completou a ultrapassagem no hairpin. Bela manobra! O coitado do Alonso foi o animador da corrida, mas quando encheram o tanque da McLaren o espanhol não fez mais nada e teve que se contentar com a sétima posição, ficando ainda mais longe de Hamilton. Porém vale destacar as bonitas ultrapassagens do espanhol, fato que animou bastante a corrida.

Kubica foi outro que andou super bem após ficar de fora da corrida nos Estados Unidos e nem parecia que ele estava voltando do terrível acidente em Montreal, conseguindo um bom quarto lugar à frente do seu companheiro de equipe Nick Heidfeld, que estava com dores nas costas, mas ainda segurou por vários voltas Alonso. Fisichella chegou na França dizendo que a Renault estava próxima da BMW e inclusive a superaria. Batatas! Fisichella esteve longe de incomodar a marca bávara, mas teve a chance de se vingar de Alonso ao segurá-lo nas últimas voltas.

Aleluia! A Honda marcou um ponto! Como sempre acontecesse com Barrichello, ele faz tudo pela equipe, anda bem, mas o maior momento da equipe no ano sempre fica para o companheiro de equipe. Após ser superado por Rubens o ano inteiro, Button fez uma bela corrida em Magny-Cours e chegou em oitavo, marcando o primeiro ponto da gigante japonesa. E ainda encostou na McLaren de Alonso. Barrichello fez uma corrida opaca e foi superado até pelo quase aposentado Ralf Schumacher. Rosberg finalmente viu a bandeirada, mas o problema é que quando ele vai até o final, ele não está nos pontos...

De resto, vale lembrar as pataquadas ridículas da primeira volta protagonizadas por Anthony Davidson na primeira curva e por Jarno Trulli no hairpin. Ambos abandonaram, sendo que Davidson levou consigo Liuzzi e Trulli acabou estragando a corrida de Kovalainen. Albers foi outro a errar feio ao não obedecer sua equipe e sair dos boxes levando a mangueira de combustível. Ao contrário do que normalmente acontece, a culpa foi unicamente do holandês que não obedeceu a equipe e arrancou com tudo, quase machucando seus mecânicos.

No campeonato, Hamilton teve sua vantagem aumentada com relação a Alonso, que agora tem Massa e Raikkonen nos seus calcanhares. Como a próxima corrida será em Silverstone, teremos dois lados na moeda deste campeonato. Correndo pela primeira vez em frente a sua torcida, Hamilton estará motivadíssimo e irá vencer de qualquer jeito, porém, a Ferrari conseguiu esse salto de qualidade justamente em Silverstone, nos testes da semana passada. E ainda temos o fator Alonso, que estará mordido. Façam suas apostas senhores, a roleta está rolando!

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