sábado, 21 de julho de 2007

Hoje foi a vez de Hamilton

As duas rodadas sofridas por Lewis Hamilton ontem foram um aviso. Após ver Massa, Raikkonen e Alonso (nessa ordem) sofrerem algum tipo de problema durante um final de semana de Grande Prêmio, hoje Hamilton experimentou o sabor de chegar ao hotel onde está instalado e pensar: hoje deu errado. Enquanto a maioria esperava por um erro do novato, o que aconteceu foi uma quebra mecânica e um forte acidente que assustou a todos que assistiam à Classificação de hoje. Uma falha mecânica na roda dianteira direita fez com que Hamilton fosse jogado de frente contra as barreiras de pneus à alta velocidade. Na hora me lembrei do acidente de Schumacher no GP da Inglaterra de 1999 e a forma como Hamilton mexia freneticamente as pernas dentro do cockpit reforçou essa impressão, porém oito anos foram mais que suficientes em transformar um acidente que antes quebrava a perna de um campeão em apenas um susto. O mesmo tchauzinho dado por Hamilton antes de entrar na ambulância me fez lembrar Schumacher naquele dia em Silverstone, mas desta vez o piloto da McLaren ficou no máximo zonzo com a pancada. No entanto, teremos que ver em quais condições Hamilton irá largar amanhã. Isso se largar!

Com mais esse grave acidente, ninguém se lembrou muito da pole de Raikkonen. O finlandês reforçou a sua boa fase com mais uma pole, mas não seria surpresa em ver Kimi entrando na frente de Alonso e Massa, respectivamente segundo e terceiro no grid. Massa foi mais rápido que Raikkonen na segunda parte da Classificação e mostrou muita velocidade, mas é imperativo que o brasileiro breque essa excelente fase de Raikkonen. A intromissão de Alonso entre as duas Ferraris é a mostra de que a McLaren evoluiu das duas pancadas seguidas sofridas pela Ferrari e se não fosse o acidente, Hamilton estaria nas duas primeiras filas.

Na briga do resto, a BMW colocou seus dois pilotos atrás das equipes grandes e feliz com o nascimento do seu segundo filho, Heidfeld superou Kubica em casa e irá largar em quarto amanhã. Heidfeld também prcisava brecar a subida do feioso polonês e conseguiu. Só não entendi daonde Heidfeld tirou a idéia de colocar o nome do seu de Yoda. Ele pensa que é um jedi? Mark Webber se recuperou de uma péssima sexta-feira e colocou a Red Bull na sexta posição, voltando a mostrar sua grande velocidade nas Classificações, porém Coulthard decepcionou e irá largar amanhã na antepenúltima posição, só à frente dos dois carros da Spyker.

Kovalainen salvou, mesmo que por enquanto, o final de semana da Renault e se qualificou em sétimo, bem à frente de Fisichella que desta vez ficou na segunda parte da Classificação. Após um começo de ano turbulento, o jovem finlandês vem evoluindo e já supera Fisichella com alguma freqüência, enquanto o italiano vem sofrendo com seu estigma de se abater quando é superado por seu companheiro de equipe. Só resta saber até quando Briatore irá agüentar as depressões de Fisico. A Toyota não repetiu o bom desempenho de ontem, mas colocou seus dois carros na Super pole demonstrando uma evolução, porém a confiabilidade do carro vem deixando a desejar nos últimos tempos e num momento em que o carro vem andando bem, chegar ao final das corridas é muito importante.

O declínio da Williams é cada vez mais visível e Rosberg não conseguiu entrar na Super pole mais uma vez, ficando em décimo primeiro, mas se serve de consolo, ao menos Wurz está andando mais próximo do companheiro de equipe. Barrichello voltou a rotina e superou com bastante folga Jenson Button, mas esse foi a única coisa boa a dizer da Classificação, pois a décima quarta posição não dá para comemorar nada. A Super Aguri deu uma melhorada das últimas corridas e colocou seus dois carros na segunda parte da Classificação, apesar de ficar com as duas últimas posições do Q2, com Davidson à frente de Sato. Mesmo com peças novas, a Toro Rosso não conseguiu sair da primeira parte da Classificação, mas o que chamou a atenção foi mais uma vez Speed superar Liuzzi. Isso já está ficando normal. A Spyker foi, de longe, a mais lenta com Winkelhock substituindo Albers à altura: ficou 1s4 atrás de Sutil.

Amnhã iremos conhecer mais uma faceta de Hamilton. Se ele largar, ele irá sair dos boxes, pois seu carro estava destruído demais para ser recuperado para amanhã. Quando ele apareceu na GP2, Hamilton era conhecido por suas belas ultrapassagens e amanhã ele terá a chance de mostrá-las para o público da F1, mas não devemos nos esquecer que irá largar (mais uma vez, se largar...) menos de 24 horas depois de sofrer um sério acidente e isso mexe, de uma forma ou de outra com um piloto, mas Raikkonen, Alonso e Massa não estão nem aí para isso e vêem na porrada que Hamilton deu hoje uma oportunidade única de encostarem no inglês na briga pelo campeonato. Só resta saber o quanto o vencedor (dificilmente não será um dos três) irá tirar de Hamiltom, pois se o inglês vencer amanhã, já dá para começar a dizer: esse é gênio!

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