domingo, 15 de julho de 2007

O que passa Rossi?

Se Saschsenring era favorável à Yamaha, era mais do que provável de que Rossi vencesse e encostasse em Stoner no campeonato, mas assim como aconteceu na última corrida do ano passado, quando tudo estava a seu favor, Rossi caí de sua moto de forma melancólica e dá de bandeja uma enorme vantagem em cima de Stoner. E Rossi ainda teve sorte! A Bridgestone teve um desempenho sofrível neste final de semana e somente Loris Capirossi teve um desempenho digno de nota ao ficar em segundo, enquanto Stoner caía pelas tabelas.

Logo na largada Pedrosa assumiu a liderança e simplesmente disparou na frente do segundo colocado Stoner. Melandri se manteve em terceiro enquanto Capirossi surpreendia ao subir para a quarta posição e Rossi largava mal mais uma vez e completava a primeira volta em nono, logo atrás da Honda de Nakano. Como sempre faz quando larga mal, Rossi foi ultrapassando um a um seus adversários até encontrar a Kawasaki de Randy de Puniet. O francês vinha dando um pouco de trabalho, mas nada demais até Rossi cair bizonhamente após ultrapassar De Puniet. Rossi e os fiscais de pista ainda tentaram fazer com que a moto funcionasse, mas Rossi ficou pelo caminho. Com o maior piloto da atualidade na lona, todas as equipes se apressaram para mostrar que Rossi estava nocauteado.

Esse foi um divisor de águas da corrida, que se tornou bem chata no seu meio, pois Pedrosa, Stoner e Melandri estavam tranqüilos em suas posições. A emoção ficava para a espetacular recuperação de Nicky Hayden, que subia de posição se aproveitando da ótima moto da Honda. Nas últimas dez voltas, os pneus Bridgestone começaram a se deteriorar rapidamente, principalmente os de Stoner. Melandri e Capirossi encostaram e ultrapassaram com facilidade Stoner, mas Melandri não se distanciou e de repente Hopkins se aproximou de Stoner trazendo consigo Hayden e Colin Edwards, que usavam pneus Michelin e estavam muito mais rápidos do pilotos que estavam à sua frente, que usavam Bridgestone. De forma esquisita, o único piloto da Bridgestone a não sofrer com o desgate dos pneus foi Capirossi, que disparou na segunda posição, enquanto Hayden chegava à terceira posição trazendo a reboque Edwards. No final, Stoner ultrapassou Melandri e teve que segurar o italiano e Hopkins para manter a quinta posição.

Lá na frente, Pedrosa venceu com incríveis 13s de vantagem em cima de Capirossi. Foi a primeira vitória do espanhol em um ano e a primeira vitória da HRC em período parecido. Capirossi voltou ao pódio desde o GP da Turquia enquanto Hayden marca a terceira posição pela segunda vez consecutiva, melhorando um pouco seu desempenho nas vésperas da corrida em Laguna Seca, onde sempre se dá muito bem. Com a queda de Rossi, Stoner agora tem 32 pontos de vantagem de liderança, enquanto Pedrosa se aproximou um pouco do heptacampeão do mundo. Barros correu com 16 pontos na mão direita e sofreu mais um queda e a forma como se levantou, protegendo muito sua mão, mostra como ele foi para o sacrifício hoje, mas já vê seu companheiro de equipe Alex Hofmann, também com a mão direita quebrada, se aproximar no campeonato.

Nas 250, Alex de Angelis deu mostras o porquê nunca será campeão mundial. O samarinês tem talento e é rápido, mas seus vacilos nos momentos decisivos são fatais e cada vez mais cruéis, pois assim como aconteceu hoje, esses vacilos acontecem nas últimas voltas quando De Angelis está liderando. Correndo numa pista travada, Doviziozo largou melhor do que a pole-surpresa Mika Kallio e assumiu a liderança, enquanto o finlandês caiu para segundo. Lorenzo estava tendo claras dificuldades com o acerto de sua moto e estava apenas em quinto no complemento da primeira volta. O novato-sensação Álvaro Bautista caí na volta 3 e mesmo voltando à prova, não marca pontos num final de semana que o espanhol irá querer esquecer. Alex de Angelis força a barra, ultrapassa o segundo colocado Kallio e parte para cima de Doviziozo. A moto da Honda está tão ruim que nem em pistas que lhe favoressem o ótimo Doviziozo pode tirar a diferença...

Doviziozo anda no limite e quando se anda assim os erros são mais propícios e na última curva o italiano erra e permite que Alex de Angelis assuma a liderança. O samarinês consegue abrir uma boa diferença para Doviziozo, que fica a mercê das duas KTMs e o desastrado do dia. Hector Barberá fez uma corrida inacreditavelmente ruim e errou cinco (!) vezes na primeira curva e em todos os erros, quase provocando um acidente. Quem se aproveitou disso foi Lorenzo, que não tinha equipamento para brigar, e se aproximou do pelotão da frente, capitalizando a queda de Julian Simon e a perda de rendimento de Marco Simoncelli, que o pressionou no começo da corrida.

Quando Barberá finalmente perdeu rendimento e deixou as KTMs brigarem com Doviziozo, Hiroshi Aoyama e Kallio ultrapassaram o italiano na volta 17 e ficaram livres para partirem para cima de De Angelis, que a essa hora estava despreocupado na liderança. Lorenzo se aproveitou para se aproximar de Doviziozo e faltando apenas três voltas para o fim efetuou a ultrapassagem para ficar em quarto, fazendo com que Dovi não tirasse pontos da liderança de Lorenzo. Talvez De Angelis estivesse tão desprocupado que não percebeu o quanto as KTMs estavam rápidas e não demorou para Aoyama se aproximar trazendo consigo Kallio. De Angelis fez o que pode, mas errou no meio da última volta e Aoyama deu o bote. Na penúltima curva, no final do retão, De Angelis tentou descontar, mas acabou surpreendido por Kallio e assim a KTM conseguiu uma espetacular dobradinha, enquanto um desconfiado De Angelis amargava um terceiro lugar. Mesmo assumindo a vice liderança, De Angelis perdeu uma ótima chance de se aproximar de Lorenzo, mas graças a sua leseira, ele só tirou três pontos de Lorenzo, que lidera com enorme vantagem o campeonato e mesmo chegando em quarto, comemorou muito.

Não tive oportunidade de ver a corridas das 125, mas Talmacsi venceu com mais de 3s de vantagem, o que é bastante incomum. Koyama confirmou a excelente forma da KTM e chegou em segundo, enquanto o coitado do Pasini caiu na primeira curva após a largada... Talmacsi assumiu a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem em cima do terceiro colocado Hector Faubel. O campeão sairá da briga entre os dois!

Nenhum comentário: