sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Bomba! Não tem Dacar esse ano!


Essa notícia vinha sendo postergada ao longo dos anos, mas finalmente se concretizou em 2008. Por motivos de segurança, a edição 2008 do Rally Dacar foi cancelada na véspera da largada, que seria realizada amanhã em Lisboa. Atravessando países devastados por guerras civis ou com variados graus de dificuldade política, o Rally sempre passou por apuros como etapas sendo canceladas e grandes assaltos castigando os competidores. Mas ainda assim o Rally continuava sendo realizado praticamente na mesma rota e nem as várias mortes de pilotos e espectadores fez com que o Rally fosse posto em prova no ano seguinte. Porém, desde o 11 de Setembro as ameaças terroristas foram crescendo contra o Rally até chegar ao ápice nessa semana, com o Ministério do Exterior francês praticamente proibindo que cidadões franceses viajassem à Mauritânia pelo recente ataque a turistas gauleses por terroristas da Al-Qaeda. Como a maioria das pessoas que compõe o Rally, seja pilotos ou organizadores, são compatriotas de Stephan Peterhansel, a organização tomou a difícil atitude de cancelar o Dakar 2008.


Olhando pelo lado esportivo, será uma pena, pois janeiro praticamente não há automobilismo e particularmente curtia acompanhar o Rally em todos os dias do primeiro mês do ano. Agora imagina quem pagou passagem para Lisboa, se preparou fisicamente, treinou no carro ou moto nos últimos meses, pagou uma inscrição que não deve ser nada barata, contratou uma equipe para o apoiar nos árduos dias no deserto e simplesmente receber a notícia de que tudo isso foi em vão? E bem na véspera? O negócio na Mauritânia deve estar muito feio para que a organização tomasse uma decisão de tamanha magnitude e influenciasse a vida das pessoas de forma tão decisiva. Porém, quem saiu perdendo foi o automobilismo, pois a não-realização do maior Rally do mundo deverá ter grandes repercussões no futuro e a não continuidade do Rally Dacar, ou até mesmo a diminuição dos participantes até então envolvidos, não está descartada.

Um comentário:

SAVIOMACHADO disse...

Grande João Carlos. Vim dar uma lida no seu blog e aqui estou fazendo cometários. Uma lástima chegar a esse estágio, não é mesmo? Refiro-me a essa guerra de terror afetando o esporte automolístico.
Um abraço meu velho e que esse ano seja um ano de mudanças. Já comecei a postar e o assunto é exatamente esse: "Mudança".
Um abraço do tamanho do mundo!!