sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

TF108


Ontem foi a vez da Toyota apresentar o seu carro de 2008. Ou seria o de 2007? Ou até mesmo 2006? A gigante japonesa não deve ser muito chegada a grandes arroubos de criatividade e o carro desse ano é idêntico aos anteriores, afora um ou outro detalhe. Porém, o que não pode ser idêntico são os resultados das duas últimas temporadas, pois a equipe Toyota como conhecemos corre o risco de acabar se o retorno dos caminhões de dólares investidos na equipe de F1 apareça o mais rápido possível. Para 2010, para ser mais exato. Assim disse o novo presidente da Toyota F1.

Como McLaren e Ferrari, a Toyota também não fez uma festa de arromba na apresentação do seu novo modelo. Apenas um link ao vivo pela internet com seus três pilotos (Trulli, juntamente com os novatos Timo Glock e Kamui Kobayashi), o presidente da Toyota F1 e o chefe da equipe. E só. O carro vem com poucas mudanças visuais, com a pintura sendo praticamente a mesma desde a estréia da equipe em 2002. Apenas detalhes chamaram a atenção. O primeiro foi a calota dos pneus, imitando a Ferrari. A segunda foi a asa dianteira, igualzinha a da McLaren. Só resta saber se o resultado será o mesmo.

Pelo milésima vez Jarno Trulli troca o visual do seu capacete, ficando até mais bonito que o desenho sem-graça do anterior. Porém, o mais importante para o piloto italiano seria se ele mudasse sua atitude nas corridas, pois seu nome já é muito ventilado fora da Toyota em 2009. Por sinal, já estava na hora dos japoneses perderem a paciência com o lenga-lenga de Trulli. O outro piloto titular será Timo Glock, atual campeão da GP2. O alemão já tinha feito poucas corridas pela Jordan em 2004 e parecia sem chances de voltar à F1, até que ele se juntou à equipe ISport da GP2 e com ela conseguiu um título para lá de merecido, apesar de Glock ter feito um esforço incrível para perdê-lo. Kobayashi (nome de um atacante que jogou a muito tempo no Ceará...) será apenas piloto de testes na tentativa de agradar os japoneses.

Nenhum comentário: