domingo, 27 de janeiro de 2008

Deu a lógica!


Sebastien Loeb começou muito bem a sua caminhada rumo ao quinto título mundial seguido do WRC. O francês busca o recorde de título conquistados por um mesmo piloto e começou batendo outro recorde neste domingo, ao vencer o Rally de Monte Carlo pela... quinta vez!

Se sentindo amplamente em casa nas montanhas que circuvizinham o principado, o francês da Citroën dominou o rally desde o primeiro estágio e só foi levemente ameaçado pelo seu jovem companheiro de equipe Dani Sordo. Quando o espanhol abandonou o rally ontem, só mesmo uma tragédia poderia tirar a vitória de Loeb, pois a diferença dele e do seu Citroën C4 sobre os demais era tamanha, que o segundo colocado Mikko Hirvonen, da Ford, terminou mais de dois minutos e meio atrás de Loeb!

Chris Atkinson completou o pódio após superar o Ford Focus privado de François Duval, que volta ao WRC após duas temporadas horríveis pela Citröen em 2005/06. A surpresa do final de semana foi o francês Jean Marie Cuoq, com um Peugeot privado de 2005, terminando na sétima posição, marcando seus primeiros pontos no WRC.

Com mais esse triunfo na carreira, Loeb segue a passos firmes rumo ao penta-campeonato, até porque ele simplesmente não tem adversários a altura desde a aposentadoria de Marcus Grönholm no final da temporada passada. Sordo ainda é muito jovem e só anda bem, pelo menos por enquanto, no asfalto. A dupla da Ford, composta pelos finlandeses Hirvonen e Jari-Matti Latvala ainda é muito inexperiente e não demonstraram estar no mesmo nível de Grönholm. A Subaru passa por uma má fase técnica e de pilotos. Atkinson é rápido, mas não a ponto de ser uma referência na tradicional equipe, enquanto Petter Solberg, quinto colocado em Monte Carlo, não é nem sombra do piloto que foi Campeão Mundial em 2003 e que dificultou a vida de Loeb nos primeiros títulos do francês. A estreante Suzuki ainda tem muito o que evoluir e tudo o que os japoneses podem fazer é comemorar seu primeiro ponto logo na estréia, com o sueco Per-Gunnar Andersson. Os pilotos de equipes particulares, como Duval e Gigi Galli (sexto colocado hoje) não tem muito o que fazer, a não ser esperar que tenham uma chance numa equipe de ponta num futuro próximo. Por enquanto, Loeb briga com ele mesmo pelo título.

Nenhum comentário: