Esta semana não marcou apenas a apresentação de BMW e Red Bull. Mais importante do que os carros 2008 das respectivas equipes, na segunda-feira começou os primeiros testes pré-temporada 2008. Até quarta-feira onze das doze equipes testaram pelo circuito de Jerez de la Frontera, debaixo de um tempo instável, que variava de sol para chuva com muita velocidade. A BMW preferiu testar sozinha e colocou seu carro novo para andar em Valencia.
Como sempre, muitas novidades apareceram nos cockpits neste primeiro teste do ano. Como alguns pilotos não puderam treinar no final do ano passado por causa de pendências contratuais, eles tiveram que esperar que 2008 nascesse para que fizessem sua estréia nas suas equipes novas. Um caso emblemático foi Fernando Alonso. Reestreando pela Renault, o asturiano vestiu o macacão branco da escuderia francesa e mostrou ao mundo seu novo capacete. O quarto em três anos! De forma surpreendente, Alonso levou o Renault, ainda 2007, ao topo da tabela de tempo na terça, e ao final dos treinos, ficou com o melhor tempo no geral.
Milagre de Alonso? Em termos. Não resta dúvidas que o espanhol é o melhor piloto da atualidade e que alguns décimos foram conseguidos pelo seu talento, com certeza bem melhor do que Fisichella e Kovalainen, mas Alonso deve ter feito essa volta no final do dia, com a pista mais fria, com pneus tinindo de novos e com gasolina suficiente para ir até a esquina e voltar. Porém, outras equipes também fizeram a mesma tática e ainda assim não superaram o espanhol, como foi o caso da Toyota, que colocou o nome do novato alemão Timo Glock nas manchetes com o melhor tempo desta quarta. E Ferrari eMcLaren? Raikkonen foi o mais rápido segunda, enquanto Massa, ainda se acostumando (para não dizer tremendo...) com o controle de tração, ficando logo atrás. No resto dos dias os favoritos para 2008 ficaram entre os mais rápidos, mas nunca no topo da tabela.
Com certeza, McLaren e Ferrari testaram a exaustão a confiabilidade do carro, pois ambas as equipes tem confiança que terão o carro mais rápido neste temporada. Porém, testes sempre foram e sempre serão enganadores. Sempre cito a pré-temporada 2004. Naquele ano McLaren, Williams e até mesmo a BAR cansaram de quebrar recordes nos circuitos espanhóis e todos os especialistas apostavam em Raikkonen, Montoya e Ralf Schumacher como campeão daquele ano. Enquanto isso, a Ferrari trabalhava em silêncio, na maioria da vezes testando em Fiorano sozinha. Quando Melbourne chegou, Michael Schumacher massacrou todos os seus rivais. E não foi apenas na Austrália que o massacre aconteceu, levando o alemão a conquistar o seu título mais tranqüilo da carreira. Ou seja, só falarei sobre favoritos após a Classificação do Grande Prêmio da Austrália em março. Pois nem em treino livre acredito mais...
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