domingo, 27 de janeiro de 2008

Final em Daytona


A equipe Chip-Ganassi superou o fato de ter largado do pit-lane e alcançou a terceira vitória seguida nas 24 Horas de Daytona. Com Scott Pruett, Juan Pablo Montoya, Dario Franchitti e Memo Rojas se revezando ao volante do Riley-Lexus, a equipe venceu com alguma facilidade, colocando duas voltas de vantagem sobre a equipe segunda colocada, que tinha entre seus pilotos, o recém-coroado bi-campeão da Nascar Jimmie Johnson. Como não poderia deixar de ser, o Brasil sua marca na tradicional corrida. Hélio Castroneves, agora mais conhecido pelos seus dotes de bailarino ao vencer "Dancing with stars", chegou em terceiro lugar com um carro da equipe Penske. Helinho, por sinal, sofreu uma baita susto na primeira hora da corrida quando um pneu do seu carro furou no setor do veloz trioval, fazendo com que a equipe perdesse uma volta. Ao lado, do seu novo companheiro de equipe na IRL, Ryan Briscoe, e do piloto da Penske na Nascar, Kurt Busch, Castroneves pode se recuperar e chegar ao pódio.

Ricardo Zonta conseguiu um discreto quarto lugar, ao lado de Darren Turner, enquanto o homem da pole Osvaldo Negri teve que se contentar com a sexta posição. Sua equipe estava estreando um novo motor da Ford e para um propulsor que logo de cara teve que enfrentar uma dura corrida de 24 horas, o resultado da equipe de Negri pode ser considerada muito boa. Por sinal, Negri teve como companheiros de equipe pilotos do calibre de Justin Wilson, com passagem na F1, e Graham Rahal, um dos vários filhos de pilotos que venceram a corrida anteriormente. Porém, o destaque brasileiro ficou para Raphael Mattos, que venceu na categoria GT e foi nono no geral com um Mazda. Mattos, que venceu em 2007 a F-Atlantic, começou 2008 da melhor forma possível e deverá ser um dos destaques da Indy Pro Series.

Para quem pensa que a união faz a força, em Daytona ficou provado que isso nem sempre é verdade. Juan Pablo Montoya e Scott Pruett venceram juntos as 24 Horas de Daytona ano passado, mas em março passado os dois foram protagonistas de uma disputa feroz pela liderança no final da etapa mexicana da Nascar Bush Series. Pruett vinha tentando sua primeira vitória na Nascar quando foi jogado para fora da pista por Montoya nas últimas voltas, dando ao colombiano sua primeira vitória na categoria americana e deixando Pruett transtornado. Chip Ganassi teve que usar de toda a diplomacia possível para que os dois pudessem co-existir dentro da equipe, mesmo com Montoya andando regularmente na Nascar e Pruett, na Gram-Am. E mesmo sabendo da inimizade dos seus pilotos, Ganassi os convenceu a reeditarem a parceria que deu certo em 2007. Antes e depois da corrida, mesmo na comemoração pela vitória, era nítido o desconforto dos dois pilotos e que ambos nem se olhavam. Ou seja, mesmo com pilotos se odiando, é possível vitórias. Destaque também para Franchitti, que em menos de um ano, venceu as 500 Milhas de Indianápolis, o título da IRL e hoje garantiu seu primeiro triunfo nas 24 Horas de Daytona.

Nenhum comentário: