domingo, 13 de abril de 2008

Liderança hispânica


Se aproveitando da proximidade na Península Ibérica, os espanhóis dominaram (tirando as 125cc) o Grande Prêmio de Portugal do Mundial de Motovelocidade realizado agora a pouco no Estoril. Álvaro Bautista, Daniel Pedrosa e, principalmente, Jorge Lorenzo foram os protagonistas do hoje no clima instável português.

Lorenzo conseguiu algo que todos esperavam que acontecesse, mas não tão rapidamente. Após conseguir três poles e dois pódios, o piloto da Yamaha conseguiu sua primeira vitória na MotoGP com estilo, após um início fulgurante do seu companheiro de equipe Valentino Rossi e do seu desafeto declarado Dani Pedrosa. Como está acontecendo na F1, a MotoGP também vem se caracterizando por inícios de prova muito agitados e finais extremamente chatos, com pouquíssimas brigas nos momentos derradeiros da prova de hoje. Quando a corrida se assentou, Lorenzo ultrapassou Pedrosa e Rossi em uma única prova e, enquanto Rossi segurava Pedrosa, abriu uma pequena diferença que se mostrou decisava quando o espanhol da Honda finalmente deixou Rossi para trás e foi em sua perseguição. Prometia ser uma disputa boa entre os dois jovens espanhóis, mas nem a escolha de pneus mais cautelosa de Pedrosa foi capaz de fazê-lo se aproximar de Lorenzo e Dani teve que se contentar com o segundo posto e ver Jorge Lorenzo comemorar muito seu primeiro triunfo na principal categoria do Mundial de Motovelocidade.

Em nova comparação com a F1, só que da temporada passada, Lorenzo vai se tornando uma peça fundamental na briga pelo título deste ano e mesmo sendo um estreante na MotoGP, sua frieza, velocidade e, principalmente, sua maturidade vem surpreendendo a todos e o resultado disso é a liderança do Mundial, empatado com Pedrosa. Não restam dúvidas que Lorenzo é o grande nome deste ano e Pedrosa parece ser seu maior rival no momento, da mesma forma que acontecia nas categorias de base do Mundial. E Valentino? O italiano não repete seu, nem de longe, seu domínio de três anos atrás e teve que comemorar o terceiro lugar, pois se não fosse as quedas, em voltas sucessivas, de Andrea Dovisioso e Nicky Hayden, dificilmente o italiano chegaria ao pódio hoje. Com a Yamaha cada vez mais apaixonada por Lorenzo (essa história é familiar, não?), Rossi se vê num mato sem cachorro, pois com apenas 29 anos já considerado passado numa equipe onde antes de sua chegada não vencia um campeonato a muitos anos. Porém, a esperança de Rossi são as próximas etapas, que foram vencidas por pilotos que usavam pneus Bridgestone. Mesma esperança tem o atual campeão Casey Stoner, que fez uma prova abaixo do seu padrão para terminar na sexta posição, após ter chegada a oucpar a décima primeira!

Nas 250cc, Bautista finalmente tirou a urucubaca e venceu neste ano, onde é considerado o maior favorito. Numa prova sem grandes sustos, Bautista se livrou rapidamente do pole Marco Simoncelli e partiu para uma vitória muito tranqüila. Simoncelli ficou em segundo toda a prova, mas não teve vida fácil no final, pois viu a impressionante aproximação de Mika Kallio no final. O piloto da KTM vinha fazendo sua corrida dentro das possibilidades até se aproximar de Simoncelli na volta final e tentar o bote na linha de chegada. O normalmente frio finlandês ficou possesso quando Simoncelli foi para cima deles e o toque entre os dois foi inevitável, mas não houve queda, como na corrida passada. Queda, por sinal duas, sofreu o ex-líder do campeonato Mattia Pasini, que após cair num toque com Hiroshi Aoyama, destruiu sua moto depoiss perder os freios ainda por causa da primeira queda.

Com os resultados de hoje, a Espanha lidera o Mundial da MotoGP e Bautista tenta se aproximar dos líderes nas 250cc. Se Alonso está numa draga danada na F1, pelo menos os espanhóis terão seus pilotos no Mundial de Motociclismo para se divertir.

Nenhum comentário: