sábado, 5 de abril de 2008

Por um nariz!


Estava tudo dando certo para Felipe Massa. O piloto da Ferrari não apenas comprovava a superioridade da equipe, como também estava léguas à frente dos demais pilotos, até mesmo Kimi Raikkonen. Na Q2, onde os carros podem andar com pouco combustível, Massa não precisou de pneus moles para ser meio segundo mais rápido do que qualquer piloto, de qualquer equipe. Somente um erro ou uma estratégia diferente poderiam tirar a pole de Felipe. Mas quando a fase não é boa, as coisas parecem não conspirar muito a favor e Felipe conseguiu errar em sua volta mais rápida e ainda viu Kubica marcar a primeira pole da BMW, graças, provalmente, a um carro mais leve. Juntando tudo isso, Kubica superou Massa por menos de três centésimos de segundo. Ou seja, por um nariz!

A cara feia de Massa nas fotos após o Classificação de sábado não é maior do que a própria cara feia de Kubica! Quando meu pai viu Kubica pela primeira vez a primeira impressão que teve foi exclamar: Oh, ventão! Mas da mesma maneira que tem um narizinho para lá de avantajado, Kubica vem mostrando que seu talento, decantado por muitos, é mais do que genuíno e tem o pé pesado. O polônes vem sendo o melhor Qualificador deste ano, colocando seu BMW na primeira fila pela segunda vez em três corridas e mesmo não sendo tão veloz em ritmo de prova, Kubica vem mostrando que pode dar muito trabalho daqui para frente. Na minha opinião, o verdadeiro ritmo da BMW é o de Heidfeld, que ficou logo atrás de McLaren e Ferrari, mas o alemão teve problemas nas duas últimas partes da Classificação e chegou a recolher o seu carro na Q3. Porém, o mais embaraçoso é ter levado seis décimos do seu companheiro de equipe, mesmo, teoricamente, ter um carro mais pesado.

Felipe Massa e a Ferrari pareceram aquele personagem da "Escolinha do Professor Raimundo", que sempre acertava as duas primeiras perguntas, mas quando era para "tirar o dez", dizia algo totalmente sem nexo e acabava com o famoso zero do famoso personagem de Chico Anysio. Massa dominou os treinos em Sakhir de uma forma até mesmo assombrosa, deixando Raikkonen e os demais pilotos no chinelo, mas um erro lhe custou a segunda pole da temporada e uma vitória parecia estar mais do que certa. Mesmo sabendo que seu carro, teoricamente, está bastante pesado, a cara feia de Massa se deve ao pequeno erro que o tirou a posição de honra amanhã. Porém, se Massa usar a cabeça avantajada dele, ele deverá vencer sem muitos dramas amanhã, pois a outra Ferrari, do opaco Kimi Raikkonen, pelo menos neste final de semana, saíra apenas na quarta posição.

A McLaren pode não ter dominado como fez em Melbourne, mas ao menos não fez um papel tão feio como previsto. Mesmo após ter sofrido um acidente muito forte ontem, Hamilton conseguiu um lugar na segunda fila e ficou a menos de dois décimos da briga pela pole. O inglês também vem mostrando ser muito forte nas Classificações, mas suas travadas podem prejudicar bastante seus pneus e, principalmente, os freios, muito exigidos no desértico circuito do Bahrein. Kovalainen andou na frente de Hamilton em todo o final de semana, mas foi outro que na hora do "vamos ver", foi superado pelo companheiro de equipe, mas vale ressaltar que o finlandês normalmente está largando com mais combustível do que Hamilton e hoje pode ter acontecido o mesmo.

Na briga pelo resto, Williams e Toyota brigaram pela sétima posição e o italiano, na melhor temporada dele em anos, superou Nico Rosberg, que tinha andado muito forte no dia de ontem. Jenson Button e Fernando Alonso, que conseguiram seus passaportes para a Q3 com muito sacríficio, não foram um fator determinante na última parte da Classificação e dividirão a quinta fila. Os companheiros de equipe de ambos, Nelsinho e Rubinho, ficaram próximos dos seus colegas de teto, mas não conseguiram supera-los na Q2. Porém, Nelsinho vem mostrando que está se acostumando cada vez mais com a F1 e em boa parte desse final de semana andou na frente de Alonso. Talvez a maior experiência de Alonso lhe valeu o melhor tempo na Q2, já que o espanhol sabe extrair mais do carro em uma situação crítica.

A Red Bull vem sendo a grande decepção até agora, com Mark Webber ficando de fora pela segunda vez em três provas da Q3, algo bastante incomum, e David Coulthard contando com a vexame de ter ficado ainda na Q1. Porém, Sebastien Bourdais finalmente andou na frente do seu xará Vettel e colocou o carro da Toro Rosso na Q2, ao contrário do seu jovem companheiro de equipe. Se Timo Glock ao menos ficou próximo de passar para a Q3, Nakajima ficou longe de acompanhar Nico Rosberg e largará bem atrás do seu companheiro de equipe, apesar do japonês ter andado próximo do alemão dos treinos livres. A Force India continua seu destino de ficar próximo de passar para a Q2 e não conseguir. Fisichella já coloca um 3 a 0 na cabeça de Sutil, que nem de longe vem repetindo suas boas atuações do ano passado. A Super Aguri só apareceu na bandeira vermelha provocada por Takuma Sato e fez o japonês ser superado pela primeira vez no ano por Anthony Davidson, que em compensação andou até mesmo próximo de Sutil.

Mesmo com a histórica pole de Kubica ter sido, muito provavelmente, conseguida através de um carro bastante leve, não dá para negar toda a velocidade e talento do polonês. Porém, sigo com a impressão que a vitória é de Massa. Não me perguntem o porquê, mas tô com isso na cabeça e também no que o Galvão vai dizer, já começando por hoje, quando comparou a situação vivida por Massa esse ano e Hamilton ano passado. A minha resposta para isso é muito simples: Hamilton ao menos chegou brigando pelo título no final, enquanto um piloto que erra duas vezes no começo dificilmente chegará no final do campeonato almejando algo.

2 comentários:

Arthur Simões disse...

Oi JC!
Essa foi a primeira de muitas classificaçoes que vou perder por causa da escola mas lendo seus comentários comecei a mudar minha opinião sobre a corrida de domingo, realmente mesmo ficando atrás de Kubica essa corrida o Massa ganha,mas com certeza não é pra isso que o Galvão falou.A Red Bull que era uma equipe que eu achava que ia surpreender está desapontando, e muito.
Vou torcer de novo mas tomara que a historia da Malásia não se repita ,se não...

Valeu JC!!

Anônimo disse...

E que nariz em JC?
Abraços