Dá para dizer que este final de semana foi quase perfeito para quem gosta de esporte a motor. Além da F1, houve muita coisa para ver na TV: MotoGP e suas preliminares, F Indy, F Ftruck, Superbike, GT3 Cup, Nascar... Deu para se entreter bastante neste final de semana, apesar de uma dor no pescoço por ter dormido de mal jeito e uma dor de cotovelo, após o primeiro jogo da final...
Começando pelo o que não assisti. A MotoGP aumentou seu trauma pela chuva com o cancelamento dos treinos oficiais do Grande Prêmio do Japão por causa da forte chuva que assolou o circuito de Motegi no sábado, mas ao contrário dos pessimistas, o domingo amanheceu com sol forte e as corridas transcorreram com uma certa tranquilidade. Nas 125cc, Andrea Ianonne ainda se aproveitou da pista úmida pela chuva que caiu na manhã japonesa e calçou os pneus certos para garantir a segunda vitória na temporada, assumindo a liderança tranquila da categoria. Já nas 250cc, o ídolo local Hiroshi Aoyama conseguiu a proeza de colocar sua limitada Honda entre os primeiros e liderava após um erro do campeão Marco Simoncelli, que voltava às corridas após ter machucado a mão em um acidente de motocross. Quando os japoneses já começavam a comemorar, eis que Álvaro Bautista, grande decepção no Catar e que tinha largado muito mal, resolve passar todo mundo e nas voltas finais conseguiu a ultrapassagem sobre o japonês, conseguindo a vitória na prova de Motegi, para tristeza de Aoyama, que teve que se conformar com a segunda posição.
Já na categoria principal, todos esperavam pela batalha entre Casey Stoner e Valentino Rossi, vencedores dos dois últimos campeonatos e dominadores no Catar. Com ambos largando na ponta, a expectativa era uma repetição das demais corridas, com os dois rivais disparando na briga pela vitória. Porém, as coisas começaram a desandar quando Rossi, notoriamente um mal largador, assume a ponta, enquanto Stoner caía várias posições. O normal era Stoner se recuperar e sair na caça a Yamaha de Rossi, mas eis que Jorge Lorenzo, 3º colocado no grid e no Catar, roubar a cena. O espanhol primeiro teve que brigar com Daniel Pedrosa, velho rival das categorias menores e inimigo fidagal, para partir para cima de Rossi. Outra surpresa foi ver Pedrosa, vindo de várias contusões, se segurando tanto tempo na segunda posição, mas o piloto da Honda não foi páreo para Lorenzo, que não demorou a começar a pressionar o companheiro de equipe. Ao contrário do que se podia imaginar, a Yamaha não utilizou das ordens de equipe e deixou não apenas Lorenzo ultrapassar Rossi, como permitiu ao espanhol conseguir sua segunda vitória na MotoGP em sua carreira. O espanhol da Yamaha, vítima de vários acidentes em 2008, promete ser um fator na briga entre Rossi e Stoner, sendo que o piloto da Ducati ficou numa decepcionante 4º colocação. Com Lorenzo na liderança, mas com Rossi e Stoner logo atrás e Pedrosa se recuperando, uma disputa entre os quatro pode fazer de 2009 um campeonato extremamente disputado.
Cruzando o Pacífico, a F Indy volta às 'origens' com a primeira corrida em circuito oval, após duas passagens pelos circuitos apertados de rua de Saint Petersburg e Long Beach. E foi assim que pilotos que pouco fizeram nas duas primeira etapas, como Ed Carpenter, voltarem a aparecer entre os primeiros colocados, enquanto outros, como Ryan Hunter-Reay, cair para o pelotão intermediário. O que não muda é o domínio do trio de ferro, Penske, Chip Ganassi e Andretti-Green. Com destaque para a primeira, com Helio Castroneves ter passado por todo o pesadelo que conhecemos, sair da última fila, ter um toque com Vitor Meira nas primeiras voltas e ainda conseguir um ótimo segundo lugar, após brigar a corrida toda com Tony Kanaan, que com esses resultados assumiu a liderança na base da regularidade. O vencedor da prova foi o campeão do ano passado Scott Dixon, se recuperandos dos dois mau resultados que ele havia obtido nas duas primeiras provas.
A Formula Truck veio a Fortaleza nesse final de semana, mas por compromissos profissionais e a corrida da F1 pela manhã, acabei assistindo pela TV. Lotado como nas vezes em que fui, Geraldo Piquet venceu numa prova chata, sem muitas ultrapassagens por causa de um circuito extremamente estreito para caminhões daquele tamanho.
Agora, a cena que mais me marcou. A Nascar visitou um dos seus circuitos mais tradicionais, o superoval de Talladega, para dar continuidade ao seu quase infinito campeonato. No sábado, a Nationwide Series, espécie de segunda divisão da Nascar, realizou sua etapa e um acidente impressionante e curioso aconteceu no final da prova, quando Matt Kenseth foi tocado, partiu para o 'infield' começou a capotar e o carro pegar fogo. Sua esposa começou a chorar com a cena e Kenseth teve que sair correndo do seu carro, mas quando percebeu que estava sendo aplaudido, o americano voltou ao restos mortais do seu carro para... pegar um boné e acenar para o público! Se não bastasse essa presença de espírito, no domingo seria ainda maior! Logo no começo da corrida da Sprint Cup, a categoria principal, Kenseth, sã e salvo, voltou a cena ao tocar o líder Jeff Gordon e o veterano foi direto ao muro. Isso seria normal em outras pistas, mas em Talladega os 43 carros andam lado a lado, muitas vezes formando um pelotão de três filas e como Gordon e Kenseth estavam nas primeiras posições, o estrago foi enorme: dezesseis carros foram envolvidos. Porém, o acidente mais espetacular aconteceu na chegada. Dale Earnhadt Jr, Brad Keselowski, Ryan Newman e Carl Edwards brigavam pela ponta na última volta, com Keselowski, estreante este ano, tentar a ultrapassagem sobre Edwards na reta final. O piloto fechou o adversário, mas acabou alçando voo e atingido, ainda voando, por Newman, indo direto para o alambrado. Keselowski venceu, mas todas as atenções estavam no carro destroçado de Edwards. Quando todos esperavam pelo pior, o americano saiu do carro sozinho e caminhou apressadamente rumo... a linha de chegada, pois não havia cruzado por causa do acidente! Apesar dos sete feridos nas arquibancadas, foi a cena do final de semana!
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