domingo, 19 de abril de 2009

Força Jovem


Se nas duas primeiras corridas a novata Brawn cosneguiu duas incríveis vitórias, a Red Bull, de apenas cinco anos de idade, confirmou que a F1 está sendo dominada em 2009 pelas equipes novas, em contraste com as veteranas Ferrari, McLaren e Williams. Para coroar essa força jovem, Sebatian Vettel, de 21 anos de idade, conquistou sua segunda vitória na curta carreira e deu a Dietrich Mateschitz o prazer de ver suas duas equipes com uma vitória cada, sempre conquistada por Vettel. E nesse domingo ainda teve o gostinho da dobradinha de Mark Webber, o que coloca a equipe como uma rival direta a Brawn, que fez uma corrida para marcar pontos e veio logo em seguida.

Após dois dias de sol, o domingo amanheceu com muita chuva em Xangai e as equipes teriam que enfrentar condições novas e que não tinham sido treinadas nos dias anteriores. A largada atrás do safety-car, para tentar formar um trilho na pista encharcada, foi tranqüila e a prova não teve uma grande profusão de ultrapassagens como visto nas corridas anteriores. Estaríamos ficando mal acostumados? Provavelmente, pois uma corrida debaixo de muita chuva sempre nos traz a ansiedade de um erro que pode acontecer a qualquer momento e com qualquer piloto. E houve vários na China. Lewis Hamilton mostrou que é um dos melhores pilotos em pista molhada, mas essa situação extrema fez com que o piloto inglês errasse em vários momentos e o resultado foi um possível pódio jogado no lixo. Mas Lewis não esteve mal acompanhado. Webber, Button, Alonso, Barrichello todos saíram da pista, algo até normal na situação do asfalto chinês. Porém, Vettel foi perfeito em todas as voltas da corrida e o único susto foi toque recebido por Sebastian Buemi quando o safety-car entrou pela primeira vez. Sem se afobar quando perdeu a primeira posição por causa da estratégia ou quando encontou o lento Brawn de Jenson Button, Vettel dá mostras que será um nome de destaque na F1 e o será mais cedo do que o imaginado. Para o alemão da Red Bull, só resta uma vitória em piso seco para consolidar como um verdadeiro piloto de ponta. Só para constar e sem comparar, mas as duas primeiras vitórias de Senna também foram debaixo de muita chuva...


Webber fez uma corrida com alguns altos e baixos, como nas vezes em que saiu da pista, mas utilizou muito bem o potencial do seu carro para conseguir um ótimo segundo lugar, voltando ao pódio após quase dois anos. O australiano tem muita velocidade e vem aumentando sua constância em corridas, mas ele tem um quê de Rubens Barrichello. Na melhor corrida da Williams em 2005, ele foi superado por Nick Heidfeld. Os dois primeiros anos na Red Bull - sem contar a primeira passagem de Mark na Jaguar, antecessora da Red Bull - viram Webber ser muito mais rápido, mas foi Coulthard que subiu ao pódio ano passado. Agora tem um bom carro em mãos, Webber vê Vettel conquistar a primeira vitória da equipe... Já na Toro Rosso, que utiliza o mesmo carro da Red Bull, o destaque ficou para Buemi, que fez uma ótima largada, brigou de igual para igual com Hamilton e no fim conquistou um pontinho com o oitavo lugar, deixando uma impressão inicial de que anda muito bem no molhado. Já Bourdais perdeu uma grande oportunidade de marcar pontos e se complica cada vez mais dentro da equipe. Duas rodadas jogaram fora a corrida do francês, que chegou em décimo primeiro, mas pela estratégia que tinha, com apenas uma parada, tinha tudo para chegar, e bem, na zona de pontuação. É por essas e outras que o nome de Bruno Senna começa a ser ventilado para substitui-lo.

A Brawn fez uma prova discreta e ao perceber a superioridade da Red Bull, procurou apenas se livrar das demais para marcar o maior número de pontos possíveis. E conseguiu! Button se aproveitou de um erro de Barrichello ainda no início da corrida e partir daí passou a comboiar os carros da Red Bull, assumindo a liderança quando Webber e Vettel fizeram suas paradas programadas. O inglês teve dificuldades com seu carro no meio da prova em diante e foi presa fácil dos carros do Touro Vermelho, mas ainda conseguiu um bom terceiro lugar, vide as circunstâncias da prova. Barrichello foi outro que perdeu uma chance de sobrejulgar o companheiro de equipe ao sair da pista e o brasileiro, considerado um dos grandes especialistas em pista molhada, não teve ritmo para acompanhar Button e foi ficando para trás, terminando em quarto lugar, mais de um minuto atrás do vencedor. Num momento em que a Red Bull parece se aproximar perigosamente da Brawn, a equipe inglesa terá que escolher um dos seus pilotos para apostar no campeonato, principalmente quando as demais equipes começarem a evoluírem, algo que, pela falta de orçamento, a Brawn não fará tanto. E nessa hora Ross Brawn escolherá o pilotos mais bem colocado e nesse momento é Jenson Button. E com sobras. Para azar do Rubinho.

A McLaren evoluiu bastante das duas desastrosas corridas, mas Hamilton errou tanto, que ficou atrás até mesmo de Kovalainen, que sequer tinha completado uma volta nas duas primeiras provas. O finlandês trabalhou quietamente e num ritmo constante, logo de ser espetacular, marcou os seus primeiros pontos no ano e ainda deu a McLaren a melhor posição de 2009, com o quinto lugar, chegando muito próximo de Barrichello. Hamilton foi o inverso. Espetacular, mas bastante inconstante. Ao realizar várias ultrapassagens durante a prova, o inglês tinha uma boa chance de conquistar até mesmo um pódio, mas suas rodadas em profusão macularam sua prova e o sexto lugar foi o máximo que dava para conquistar. Quando colocar a cabeça no lugar e criar um limite, Hamilton será imbatível na chuva. A Ferrari teve outra corrida para esquecer, com Felipe Massa brilhante, mas sem confiabilidade, e um Kimi Raikkonen opaco, mas ao menos chegando ao fim. O brasileiro saiu de suas características e fazia uma ótima prova na chuva e os pontos eram praticamente certos, mas um problema eletrônico, quando Massa estava em uma ótima posição na relargada atrás do safety-car, pôs tudo a perder e o descontentamento do brasileiro tem muito mais a ver com a ruindade do carro do que qualquer outra coisa. Se no ano passado contava com um ótimo carro e pôde começar sua espetacular recuperação após a corrida no Bahrein, a chance de Massa repetir isso na corrida barenita marcada para a próxima semana é bastante escassa, ainda mais com o pouco tempo de trabalho que a Ferrari tem em mãos. Raikkonen foi um arremendo do piloto combativo que era até 2007 e o finlandês pouco fez numa corrida em que foi ultrapassado várias vezes. Parece que o título fez mal a Kimi e será pouco provável a Ferrari segurar um piloto tão sem raça como Raikkonen.

Agora na sessão "injustiça" da corrida, fica para Adrian Sutil. O alemão da Force India fazia uma corrida impressionante em seu limitado carro e debaixo de muita chuva, tinha tudo para marcar os primeiros pontos da equipe hindu. Como já tinha feito em outras ocasiões de piso molhado, Sutil estava facilmente à frente de carros bem melhores do que o seu e o sexto posto eram favas contadas, mas uma aquaplanagem pôs tudo a perder e o alemão acabou sua prova no guard-rail. Se não chorou como no ano passado quando foi atropelado pateticamente por Raikkonen, pelo menos Sutil mostrou que pista molhada é com ele mesmo. Será que a Alemanha treina seus pilotos com o asfalto molhado? Ao contrário de Sutil, Fisichella fez uma corrida anônima e dificilmente não terá a reforma como destino no final do ano. Anônina também ficou a Toyota e a Williams, duas das equipes que tinham o difusor de dois andares e não fizeram nada durante a prova. Rosberg foi o único que tentou colocar pneus intermediários, mas sua aposta se mostrou completamente errada e ele chegou nas últimas posoções, enquanto Nakajima nem isso conseguiu, em mais uma péssima exibição do japonês, recheada de saídas de pista. A Toyota ainda salvou dois pontinhos com Glock, que fez uma prova tumultuada vinda de trás, mas a lentidão de Trulli no início da corrida, chegando a ser atropelado tamanha a sua baixa velocidade chegou a assustar!

A BMW caiu de forma vestirginosa com relação a excelente primeira corrida na Austrália e já nem tão boa corrida na Malásia, sempre andando entre os últimos, o momento que chamou mais atenção na prova de Kubica foi quando ele passou (literalmente!) por cima de Trulli numa falta de atenção do polonês. Mais uma vez por causa da estratégia, Heidfeld esteve em condições de marcar alguns pontos, mas o alemão estava tão lento que acabou ultrapassado por vários carros no final da prova, a ponto de cair de sétimo para décimo segundo em poucas voltas, ficando à frente... Kubica! Ou seja, uma prova em que a BMW terá que refletir sobre o que fará nas próximas semanas para melhorar um carro que tinha tudo para ser vitorioso. Outra a refletir é a Renault. Após uma escolha estranha de trazer Alonso aos pits uma volta antes do Safety-Car deixar a pista e deixar o espanhol em último, a Renault viu Fernando fazer uma corrida recheada de ultrapassagens e de muita paciência, mas quando tinha tudo para pontuar, uma rodada colocou tudo a perder e Alonso amargou a segunda corrida consecutiva fora dos pontos. No entanto, quem deve refletir mesmo é Nelsinho Piquet. Se não bastasse ser muito mais lento que o companheiro de equipe, Piquet rodou várias vezes e trocou o bico do carro duas vezes em duas saídas de pista em que ele foi o único culpado. A forma desleixada de como a Renault trocou o terceiro bico de Piquet e a forma como Briatore balançou a cabeça nagativamente o replay de mais uma saída de pista do brasileiro, nem a presença de Nelson Piquet pai fará com que Nelsinho se sustente na F1... até a metade do ano!

A corrida desse ano foi a que teve menos emoção, o que já significa uma mudança significativa com relação aos outros anos, pois uma corrida com chuva era sempre celebrada para que houvesse uma mudança no status quo da categoria. Hoje a chuva trouxe erros e ultrapassagens, mas isso também vimos nas duas primeiras corridas no seco e a expectativa é de um campeonato assim, cheio de alternativas e supresas. As três primeiras corridas não trouxe um panorama definitivo da temporada, mas muitos pilotos já estão sendo chamuscados pela comparação com seus companheiros de equipe ou pelas circunstâncias das provas. A única certeza até agora é que esse Vettel é simplesmente bom demais!

Um comentário:

Arthur Simões disse...

Como eu torci pro Sutil...

O alemão anda MUUTO(!!) na chuva!!!