sábado, 25 de abril de 2009

Fator casa


A Toyota usou o circuito de Sakhir como sede para os testes de pré-temporada, esperando que o forte calor da pista barenita o ajudasse a entender melhor o carro em altas temperaturas. No entanto, a equipe nipo-alemã usou melhor a experiência no circuito árabe e conseguiu uma inédita dobradinha hoje, com Trulli ficando à frente de Glock, algo que sempre acontece, seja velocidade do italiano, seja pela pouca gasolina no tanque do Toyota. Como hoje.

Finalmente a Toyota usou o que seu budget pode lhe dar e colocou seus carros branco e vermelho na primeira fila pela primeira vez na história, com Jarno Trulli superando mais uma vez Glock. Contudo, o italiano estará bem mais leve que o companheiro de equipe e os demais adversário da equipe japonesa na corrida de amanhã. Vencedor na semana passada, Vettel mostrou a ótima fase da Red Bull e será o mais pesado dos primeiros colocados, deixando o alemão como um dos favoritos para a amanhã e conquistar sua primeira vitória no seco, apesar de uma previsão de tempestade de areia na hora da corrida. Webber foi a surpresa negativa do dia ao ser eliminado na Q1, por causa de uma fechada recebida por Adrian Sutil, que perdeu três posições no grid. A Toro Rosso não mostrou o desempenho de outros tempos e sairá nas últimas posições, com Bourdais complicando ainda mais sua situação ao ser o último colocado.

A Brawn pode estar começando a ver seu declínio, com Button ficando "apenas" em quarto, após duas vitórias consecutivas. Essa queda era mais do que esperada, mas o inglês tem a sorte de superar, mesmo estando mais pesado, Rubens Barrichello, nessa semana envolvido em novas especulações de aposentadoria. Leão de treino na sexta, Nico Rosberg sentiu a realidade ao ficar numa obscura nona posição, enquanto outras equipes começam a superar a Williams, Nakajima fazendo mais um papelão.

Falando em papelão, a Ferrari conseguiu se recuperar um pouco da desastrosa performance de ontem e colocou Massa e Raikkonen no Q3 pela primeira vez no ano, mas ainda assim longe da briga pela pole. Mais evoluída em comparação a rival histórica, a McLaren não apenas pôs Hamilton no Q3, como viu o inglês ficar na quinta posição, como o mesmo peso de Button, ou seja, teoricamente, com o mesmo ritmo do carro dominante desse início de temporada. A Renault parece ter somente um carro com Alonso, sempre no Q3, mas ao menos desta vez, Piquetzinho não foi eliminado no Q3. A BMW continua afundada em problemas que parecem ser crônicos e a Force India deu uma melhorada considerável, mas quando parecia livre da última fila, viu Sutil perder três posições por causa da presepada com Webber e o alemão, mais rápido do que Fisichella, largará em 19º.

A corrida tem um favorito para mim: Vettel. Ele sairá mais pesado do que os demais, mas terá que esperar Trulli fazer sua primeira parada, depois os demais para, então, assumir a ponta e tentar permanecer na frente. Para simples e até chato, mas quando eram Ferrari e McLaren como protagonistas. Como esse ano isso será feito por um piloto da Red Bull contra pilotos de Toyota, que correrá em "casa", e Brawn, as coisas ficam mais animadas pelo ineditismo da coisa.

Nenhum comentário: