Quando se faz uma corrida no deserto, nunca se pode imaginar que uma tempestade possa, uma dia, cancelar uma prova. Por isso, com a possibilidade mínima de isso acontecer, fazer uma corrida noturna é mais do que normal, ainda mais com esse tipo de corrida estando na moda nos últimos tempo. Catar inaugurou essa novidade no ano passado com uma corrida às 11 horas da noite, algo que foi imitado em 2009 na abertura do Mundial de MotoGP. Por que mudar o que está dando certo? Semana passada, a F1 provou desse veneno ao ter o Grande Prêmio da Malásia interrompido antes da metade da corrida, causando enormes críticas pelo horário da prova.
Já no Mundial de Motociclismo, a coisa começou a desandar na categoria júnior do Mundial, as 125cc, com a prova sendo interrompida apenas na terceira volta por causa de uma pancada de chuva, regada a muito vento, a maior preocupação dos pilotos, até maior do que a quantidade de chuva que castigou o asfalto catariano. Para não perder muito tempo na categoria principal, as 250cc teve a corrida encurtada em 40% e, infelizmente, foi a única corrida de verdade que vimos. Hector Barberá se aproveitou dos problemas dos demais favoritos, o campeão Marco Simoncelli, Álvaro Baustista e Mattia Pasini, e liderou a prova a seu bel-prazer, só incomodado pela surpresa do dia, o francês Jules Cluzel, que andando pelo pequenina Matteoni Racing, liderou algumas voltas e incomodou Barberá, mas o espanhol acabou vencendo a prova e partiu na frente do campeonato. Bautista largou mal, foi um dos que foram atrapalhados pelo péssimo ritmo de Alex Debon no início e ainda foi superado por Mike de Meglio, seu companheiro de equipe que estava estreando naquele dia. O espanhol, com o melhor equipamento das 250cc, corre o risco de passar o mico de perder um campeonato que, teoricamente, seria seu.
Quando as estrelas da MotoGP estavam a ponto de sair para a volta de apresentação, a chuva voltou a cair, mas ao contrário da precipitação de horas mais cedo, a chuva veio com ainda mais força e foi muito mais demorada. A mesma cena da semana passada se repetiu, até a FIM ver o que todos estavam vendo: a corrida não poderia ser iniciada e o vexame estava consolidado. Mais uma vez, a força da TV fez com que mais uma corrida fosse prejudicada, sendo que na MotoGP foi ainda mais grave, pois se a prova no Catar fosse realizada no horário normal, nenhum europeu cairia da cama para ver as corridas em nenhum horário. Uma prova que o esporte tem que ser respeitado. Hora de corrida é à tarde. A noite só serve para a comemoração das vitórias!
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