segunda-feira, 20 de abril de 2009

Figurão (CHN): BMW

Um caso de perder rendimento abruptamente de um ano para o outro ainda é aceitável e ainda há tempo para melhorias, mas o caso da BMW deve ser um dos recordes dos últimos tempos. Após brigar pelo pódio na Austrália, a marca bávara entrou em parafuso e mesmo com o pódio na Malásia com Nick Heidfeld, a equipe já mostrado algumas dificuldades que desembocaram no péssimo final de semana chinês. Os carros brancos e azuis não foram capazes de brigar, minimamente, para ficarem, sequer, entre os dez primeiros nos três dias de competição no circuito de Xangai. A tentativa de usar o Kers com Robert Kubica, um dos pilotos mais pesados da F1, se mostrou ruim na sexta-feira e naquela mesmo noite já fora decidido que o polaco não usaria o instrumento, porém, isso deve ter mexido em toda a programação da equipe, pois Kubica, costumaz participante do Q3 não teve velocidade suficiente para passar... pro Q2! Heidfeld fez seu costumeiro final de semana medíocre e ficou na posição de sempre, nunca entre os mais lentos, mas longe dos mais rápidos. Na corrida, a marca só apareceu quando Kubica, literalmente, atropelou o carro de Jarno Trulli e depois apareceu com o bico todo torto. Na décima terceira posição, o posto de Kubica só não foi pior por que foi precedido por Heidfeld, que chegou a frequentar a zona de pontuação, mas seu carro era tão lento no final da prova que foi ultrapassado por vários carros em poucas voltas. Sempre em evolução desde comprou a Sauber no final de 2005, a BMW precisa urgentemente fazer alguma coisa para reverter o quadro e evitar o passo para trás que está dando até agora e acalmar Kubica, que é bem cotado no mercado e sua cara feia (quanta redundância...) nos boxes indica insatisfação.

Um comentário:

Henry disse...

JC,
Parece-me que BMW e FERRARI tem uma especial dificuldade em lidar com imprevistos, alterações de rotas e afins. O mesmo não se diz da McLaren.

1abraço