Na Austrália, a Ferrari entrou nessa coluna pelo seu péssimo desempenho, algo extremamente raro nos últimos tempos, mas hoje voltamos aos bons costumes e iremos falar das tragédias estratégicas proporcionadas pelos ferraristas. Na sexta-feira, o carro se comportou bem melhor do que o normal, com Raikkonen e Massa liderando o primeira dia na Malásia. Isso deve ter mexido nas cabeças brilhantes da cúpula ferrarista e os fizeram pensar que a Ferrari voltava aos bons tempos de 2008. Isso significava um Q1 tranquilo, com seus pilotos fazendo uma volta rápido que lhes garantia com facilidade a passagem para o Q2. E com essa idéia soltaram Raikkonen e Massa na pista de Sepang. Fizeram tempos razóaveis e os dois saíram dos seus carros, já esperando pela segunda parte da Classificação. De repente, os nomes de Kimi e Felipe começaram a cair pelas tabelas e os dois carros vermelhos parados dentros dos boxes, na soberba de que nada aconteceria. Então, o que parecia impossível ocorreu. Felipe Massa viu atônito pela TV, sem capacete e sem esperança de voltar à pista, seu nome na décima sexta posição, totalmente fora do Q2. Se não bastasse tamanha presepada, a Ferrari aprontou com seu outro piloto no domingo. Raikkonen estava numa boa quinta posição, levando-se em conta a atual situação ferrarista, quando seu primeiro pit-stop se aproximou. Assim como também se aproximava a esperada chuva que interromperia a corrida mais tarde. Ainda havia sol, mas a Ferrari tentou algo totalmente inacreditável e acabou com a prova do finlandês. Enquanto Jenson Button fazia a melhor volta da corrida, a Ferrari teve a idéia de jerico de colocar pneus de chuva forte no carro de Kimi, que passou a andar cerca de 20s mais lento que qualquer carro na pista e quando começou a pingar em Sepang, os pneus do finlandês estavam tão destruídos, que ele não usufruiu em nenhum momento de ser o primeiro piloto a ter pneus de chuva na pista. Foram dois erros imperdoáveis para uma equipe do tamanho da Ferrari, que tem as mesmas pessoas pelo segundo ano seguido, onde no ano passado, muito pelos erros estratégicos da equipe, tirou o título de Felipe Massa em 2008. Com um carro não tão bom, mas com as mesmas cabeças "iluminadas", talvez nem haja briga pelo título...
Nenhum comentário:
Postar um comentário