sexta-feira, 17 de abril de 2009

Normal


Ainda é esquisito dizer isso, mas é uma constatação. Button em primeiro nos treinos livres de sexta-feira, seguido pela Williams de Nico Rosberg e a segunda Brawn de Rubens Barrichello é... normal! Pelo que vem mostrando nas últimas corridas, a Brawn impôs o seu ritmo as demais e deminou a segunda sessão de treinos realizada na China e suas vazias arquibancadas. Da chamada "gang do difusor", apenas a Toyota destoou, mas ainda colocou seus dois carros entre os dez primeiros, enquanto a Red Bull, novamente, foi o melhor dos "sem-difusor", desta vez com Webber superando Vettel.

Nas suas longas retas, o circuito de Xangai poderia favorecer o Kers, mas a Ferrari tomou outro rumo e decidiu abolir, ao menos por enquanto, o aparato polêmico, que pouco tem ajudado as equipes. Se isso teve ou não a ver, Massa e Raikkonen ficaram fora dos top-dez, com o brasileiro, novamente, à frente do finlandês. Entre eles, ficou Lewis Hamilton, que foi o mais rápido no primeiro treino, mas voltou à sua dura realidade no segundo treino. Novamente em crise, a McLaren, agora totalmente sem Ron Dennis, ainda viu Heikki Kovalainen dar um suspiro de esperança a equipe ao ficar em nono, mostrando a tendência de sempre superar seu companheiro de equipe na sexta-feira. O problema de Kova é o resto do final de semana...

Outra equipe que viu o coadjuvante superar a estrela foi a Renault, com Nelsinho colocando tempo em Alonso, mas como o espanhol ficou numa inacreditável penúltima posição, algo de estranho aconteceu com o bicampeão mundial. Entre Ferraris e a Renault, ficou a BMW, com um ótimo rendimento na Austrália, nem tanto na Malásia e com uma queda abrupta na China. Ao contrário da Ferrari, a equipe bávara disponibilizará o Kers a Robert Kubica e o polonês superou Nick Heidfeld nos treinos. Pena que por uma posição, a honrosa 17º...

Lá na frente, começa a se formar uma hierarquia nas "grandes equipes". Enquanto não é nenhuma surpresa ver Nico Rosberg liderando a Williams, Button começo a sobrejulgar Barrichello dentro da Brawn e aí será o problema de sempre. Rubens é um ótimo piloto, mas que às vezes falta, como diria Damon Hill após uma derrota para Ayrton Senna num treino classificatório em 1993, um "instinto assassino" para derrotar seu companheiro de equipe, seja ele quem for. E isso não acontece somente com Schumacher, como estamos vendo. Enquanto Williams e Brawn já vê quem pode liderar a equipe durante o ano, Toyota e Red Bull ainda tem dúvidas de quem é primeiro piloto. O pódio de Timo Glock ajudou o alemão, apesar dele sempre se superado por Trulli em treinos, enquanto que na Red Bull, Mark Webber mostrou que não está morto e superou Vettel mais uma vez, mas assim como ocorre com Kovalainen na McLaren, falta a Webber mais consistência nos demais dias do final de semana. A Toro Rosso viu um pequeno ressurgimento de Sebastien Bourdais, enquanto Adrian Sutil, com sua Force India, começa a aposentar Giancarlo Fisichella.

Os treinos realizados nessa madrugada prometem fortes emoções, mas o fator surpresa parece ter acabado. A Brawn ficar na pole não será mais absurdo e Button ser o favorito a vitória no domingo mais ainda. Tudo na maior normalidade. Por incrível que pareça!

Nenhum comentário: