sexta-feira, 3 de abril de 2009

Volta ao normal?


Só foi chegar a um circuito dito como convencional, que a F1 voltou a ver sua verdadeira cara. Essa pode ser a precipitada conclusão ao ver a Ferrari dominar a sexta-feira em Sepang. Se em Melbourne a manchete de todos os jornais foi que a F1 estava de cabeça para baixo após o primeiro dia de atividades na F1, hoje pode ser explicada como a volta ao normal da categoria. Porém, algumas das equipes ditas como favoritas sucumbiram e somente a escudeira italiana se destacou na pista escorregadia, mas não molhada de Sepang.

Enquanto todos temem as possíveis tempestades tropicais malaios, a grande tempestade da F1 nessa semana ocorreu na quinta, quando Hamilton foi desclassificado após ter sido pego na mentira. Literalmente. O inglês teria sido convencido a mentir frente aos comissários do GP da Austrália e por isso foi sumariamente desclassificado, com a FIA devolvendo o pódio a Jarno Trulli. Claro que o italiano ficou feliz, mas fica sempre a dúvida de que se é válido a F1 ver seus resultados mudados após as provas. Talvez a volta de Trulli ao pódio somente seria o mais justo, mas como o inglês (ele próprio admitiu) mentiu perante a lei, ele amargou pontos que lhe farão no qual tem em mãos um carro ruim, como se provou hoje, com o inglês apenas em décimo primeiro. Mais estranho do que o seu veredicto, foi ver Kovalainen, novamente, fica à frente de Lewis. Será o finlandês um piloto boicotado dentro da McLaren?

A Ferrari correndo na frente não chega a assustar, mas vendo o que disseram seus dirigentes e pilotos durante a semana, chega a surpreender o forte desempenho vermelho nesta sexta. A Ferrari sempre andou bem na Malásia, principalmente com Raikkonen, que superou Massa após muito tempo. Se em Melbourne todos ficaram com um pé atrás com o desempenho da Brawn, mas ela dominou a corrida, um resultado parecido em Sepang não é meramente impossível. Já a equipe BBBB teve um desempnho discreto no dia de hoje e ainda sofreu um golpe com a punição a Barrichello no grid após o brasileiro ter o seu câmbio trocado. Como o Rubinho sempre nos leva a ter emoções exageradas, muitos dirão que "ele já está sendo boicotado" ou "o cara é mesmo azarado". Como o carro não foi devidamente testado, uma fatalidade como essa poderia acontecer a qualquer momento e se fosse para ocorrer, que seja na sexta-feira e não na corrida.

A Red Bull e a Williams foram as equipes mais equilibradas com relação a semana passada: andando fortemente na frente! Rosberg foi o mais rápido no primeiro treino, mas caiu para quarto à tarde, porém seu forte desempenho vem agradando até o momento. Vettel andou entre os três primeiros novamente, desta vez com Webber logo atrás. O australiano começa a sofrer com o seu jovem e rápido companheiro de equipe, mesma situação sofrida com Bourdais, que não consegue andar na frente do novato Buemi, apesar de ambos andarem no pelotão de trás, unicamente à frente da Force India, na sua eterna posição de fecha-grid. Equipes que andaram muito forte na Austrália, BMW e Toyota não se deram tão bem em Sepang e ficaram em posições intermediárias, juntamente com a Renault, que está andando tão mal, que até Alonso está sendo superado por Nelsinho Piquet...

Essas foram as impressões iniciais de uma corrida que promete um tempo instável para treinos e corrida. Principal reclamação de pilotos durante a semana, o horário pode ser um fator determinante para a prova, pois se a tempestade vier, o tempo irá escurecer rapidamente e enxergar será difícil. Assim como está difícil identificar quem irá dominar na Malásia.

Nenhum comentário: