.jpg)
Durante o final de semana na Bélgica a Williams informou que Alain Prost correria com eles em 1993. E também anunciou o veto que Prost tinha feito sobre Senna, que estava tentando desesperadamente ir para a Williams. O brasileiro ficou muito descontente e criticou abertamente Prost pelo veto em várias entrevistas. Ainda nos bastidores, Andrea Sassetti, dono da Andrea Moda, foi preso pela polícia por acusação de usar a equipe para lavagem de dinheiro. Na sexta-feira a F1 levou um susto quando Erik Comas sofreu um fortíssimo acidente na Blanchimont e o francês da Ligier ficou inconsciente por 17 minutos.
No sábado, a chuva arruinou a segunda Classificação e por isso o grid ficou um pouco embaralhado. Como normalmente aconteceu em 1992, Mansell conseguiu a pole position com uma enorme vantagem sobre o segundo colocado. E aí começaram as surpresas. Normalmente essa posição pertence à Riccardo Patrese, mas Senna tirou mais coelho da cartola e colocou sua McLaren na primeira fila. Mostrando que Spa é mesmo especial para ele, Schumacher ficou em terceiro, à frente da segunda Williams de Patrese, enquanto Berger foi superado pela Ferrari revisada de Alesi. No sábado, mesmo na chuva, alguns pilotos foram à pista e dois acidentes semelhantes aconteceram na Eau Rouge. Gerhard Berger e Pierluigi Martini aquaplanaram na rápido curva e bateram com força, mas nada aconteceu com eles.
Grid:
1) Mansell(Williams) - 1:50.545
2) Senna(McLaren) - 1:52.743
3) Schumacher(Benetton) - 1:53.221
4) Patrese(Williams) - 1:53.557
5) Alesi(Ferrari) - 1:54.438
6) Berger(McLaren) - 1:54.642
7) Boutsen(Ligier) - 1:54.654
8) Hakkinen(Lotus) - 1:54.812
9) Brundle(Benetton) - 1:54.973
10) Herbert(Lotus) - 1:55.027
O dia em Spa amanheceu como tradicionalmente amanhece naque
.jpg)
Schumacher resolve ir aos boxes na quarta volta e surpreendentemente volta à pista na frente de Mansell, mas logo o inglês usa a força do seu Williams e deixa Schumacher para trás. Patrese faz sua parada na sexta volta, enquanto Senna resolve arriscar e ficar na pista, com a esperança de que a chuva parasse. Porém, a c
.jpg)
A chuva não tinha sido tão forte e a pista começava a secar rapidamente. Na volta 30 Schumacher roda da Stavelot quando põe uma roda na grama molhada e é ultrapassado por Brundle. O alemão resolve dar o pulo do gato e faz sua parada mais cedo que os demais. A vantagem para Hakkinen é tanta que Schumacher volta ainda em quarto e andava mais rápido que os primeiros colocados. Demorou duas voltas para que Brundle seguisse a manobra do companheiro de equipe, enquanto a Williams batia cabeça e tanto Mansell como Patrese demoraram demais para entrar nos boxes. Como resultado dessa trapalhada, Schumacher assumia a liderança, seguido por Mansell, Patrese e Brundle.
Com pista seca Schumacher não era páreo para a poderosa Williams de Mansell e rapidamente o inglês se aproximou da Benetton, mas quando se praparava para ultrapassar Schumacher, Mansell teve um escapamento quebrado e começou a perder rendimento. Como se estivessem combinando, Patrese tem o mesmo problema e também fica para trás, sendo agora pressionado por Brundle. De repente Schumacher liderava a corrida e as p
.jpg)
Um ano após sua estréia na mesma Spa-Francorchamps, Schumacher consegue sua primeira vitória, cruzando a linha de chegada com mais de 37s de vantagem para Mansell. Schumacher ficou extasiado com a sua primeira vitória na F1 e se tornou o segundo piloto mais jovem a vencer uma corrida de F1. Os pilotos da Williams foram ao pódio com cara de poucos amigos, pois sabiam que eles tinham deixado a vitória escapar por erro deles mesmo, mas a equipe faturava o Mundial de Construtores com esse resultado. Senna, considerado o Rei da Chuva, fez uma baita corrida de recuperação e na ante-penúltima volta ultrapassou Hakkinen e foi quinto colocado.
O ninguém sabia era que essa vitória de Schumacher, mesmo na sorte, tinha sido a primeira de dezenas vitórias desse alemão de queixo comprido e de talento maior ainda. Schumacher vencia pela primeira vez a Williams, de quem se tornaria um ferrenho opositor nos anos seguintes. E de uma maneira que Frank Williams ainda teria que se acostumar bastante: Ross Brawn chamando Schumacher na hora certa e conseguindo uma vitória sobre um carro nitidamente superior. Mas com Schumacher ao voltante, nada era impossível. Mesmo derrotar Mansell e sua Williams de outro planeta com um medíocre Benetton.
Chegada:
1) Schumacher
2) Mansell
3) Patrese
4) Brundle
5) Senna
6) Hakkinen
Nenhum comentário:
Postar um comentário