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Com a proximidade da fronteira austríaca, milhares de tifosi saíram de toda Itália para torcer que Patrick Tambay repeti
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Como era esperado, os carros turbo dominaram totalmente os primeiro lugares do grid, mas desta vez a Brabham ficou com toda a primeira fila, onde normalmente ficavam os pilotos da Renault. Piquet conseguia sua sétima pole na carreira com uma pequena vantagem em cima de Patrese. A Ferrari de Tambay conseguiu separar os dois carros da Renault ao ficar em quarto, ficando atrás de Prost. Como normalmente ocorria, Keke Rosberg era o mais rápido dos carros aspirados, mas surpreendentemente muito próximo do carro turbo de Arnoux. A Lotus de De Angelis era o seguinte, mostrando que o italiano estava bem à vontade no seu Lotus aspirado.
Grid:
1) Piquet(Brabham) - 1:27.612
2) Patrese(Brabham) - 1:27.971
3) Prost(Renault) - 1:28.864
4) Tambay(Ferrari) - 1:29.522
5) Arnoux(Renault) - 1:30.261
6) Rosberg(Williams) - 1:30.300
7) De Angelis(Lotus) - 1:31.626
8) Alboreto(Tyrrell) - 1:31.814
9) Daly(Williams) - 1:32.062
10) Lauda(McLaren) - 1:32.131
O dia estava ensolarado na Áustria quando os pilotos se preparavam para a sempre difícil largada em Zeltweg. A reta era muito estreita e cercada por guard-rail. Os acidentes eram freqüentes! Elio de Angelis erra sua posição no grid e tem que dar uma marcha ré para ficar no local certo segundos antes da luz verde. E quando ela vem, a Brabhamde Piquet larga muito bem, mas Patrese não tem a mesma sorte e é ultrapassado por Prost na corrida até a primeira curva. Tambay também larga muito mal e é ultrapassado por Arnoux pela esquerda e Rosberg pela direita. O finlandês passou por um pequeno espaço entre a Ferrari e o muro!
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Mais atrás, a Williams de Derek Daly larga mal e deixa seu carro bem no meio da pista. Andrea de Cesaris vai ultrapassa pela direita, mas acaba tocando em Daly e é jogado contra... seu companheiro de equipe na Alfa Romeo Bruno Giacomelli! Os três abandonam imediatamente, mas os pilotos que vinham logo atrás são atrasados. Antes da curva 3, Patrese ultrapassa Prost e com isso Piquet tem uma boa diferença sobre seu companheiro de equipe. Tambay consegue se manter em quarto, mas sua sorte acaba no final da primeira volta. Ele atropela detritos deixado pelo acidente na largada e tem o seu pneu traseiro direito furado. O pneu baixa bem no comecinho da volta e o francês teve que dar uma volta inteira com três pneus e acaba levando uma volta dos líderes da corrida. Sorte de Tambay foi que a Ferrari treinou pit-stops durante o warm-up pela manhã. Ainda durante a segunda volta Michele Alboreto sofre um sério acidente ao acertar o guard-rail de traseira. Alboreto sai do seu Tyrrell sem problemas, mas o guard-rail fica destruído.
A Brabham tentaria mais uma vez colocar na prática seu plano de pit-stops planejados. A confiança era tanta que a equipe de Bernie Ecclestone tinha escolhido até a volt
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Tudo levava a crer que a corrida estava nas mãos dos pilotos turbos, mas não demorou a surgir problemas com os frágeis carros turbinados. A situação permaneceu a mesma até a volta 15, quando Arnoux encostou seu Renault com problemas com o turbo. Duas voltas depois Nelson Piquet entra nos boxes com os pneus em péssimo estado e o brasileiro volta em quarto, logo à frente de Rosberg. Com esses contratempos, De Angelis já aparecia em terceiro atrás de Patrese e Prost. Piquet estava tendo problemas de freio e não conseguia se desvencilhar de Rosberg, que o pressionava.
Na volta 27, o momento que todos esperavam! A equipe Brabham estava toda a postos. Máquina de reabastecimento no lado de fora dos boxes.
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Para desespero da Brabham, os problemas de Piquet só pioraram e na volta 32 ele entrou nos boxes para abandonar com seu carro já totalmente sem equilíbrio. Isso deixava Prost sozinho na liderança, com uma bela vantagem em cima da Lotus de De Angelis. Mesmo com problemas de câmbio Rosberg paulatinamente se aproximava de De Angelis e o que era uma briga pela segunda posição, se transformaria numa briga pela liderança. Sendo o único carro turbo ainda na briga (Tambay ainda corri
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A essa altura tanto De Angelis como Rosberg sabiam que a primeira vitória de ambos estavam nas mãos deles. Eles eram os únicos na mesma volta e os dois tinham problemas. Rosberg estava lidando com um problema de câmbio e De Angelis estavam economizando combustível, pois tinha forçado muito durante a corrida. O italiano não sabia se dava para chegar ou não. A Lotus não vencia desde 1978 e Rosberg, mesmo na briga pelo campeonato, estava desesperado para vencer. Quando eles cruzaram a última volta, a diferença entre eles era de 1.6s. A diferença caiu para zero quando os dois passaram pela Texaco Schikane. Rosberg estava mais rápido, mas deixou para fazer o ataque final na última curva, a temida Rindtkurve. Mas Rosberg perdeu o impulso necessário ao ficar muito por dentro na entrada da curva e teve que frear para não bater na Lotus. Elio ficou à frente na reta final, mas Keke ainda tentou uma manobra desesperada na linha de chegada e colocou de lado da Lotus.
Numa das mais famosas fotos da história da F1, De Angelis superou Rosberg por apenas 0.050s. Uma das mais apertadas chegadas da história da F1! Elio de
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Chegada:
1) De Angelis
2) Rosberg
3) Laffite
4) Tambay
5) Lauda
6) Baldi
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