quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O playboy campeão

Um cigarro na mão direita. Uma lata de cerveja na mão esquerda. Uma gata ao lado. No mundo do politicamente correto isso seria praticamente impossível, mas não há trinta anos atrás e quem melhor encarnava isso era o inglês James Hunt. Com seu jeitão bon-vivant, bonitão e adorador das coisas boas da vida, Hunt era considerado um típico inglês famoso e que era bom no que fazia. E James Hunt era bom mesmo! Apesar de considerado por muitos um campeão imerecido, Hunt fez misérias na sua época de McLaren e foi o principal rival de Niki Lauda pela supremacia da F1 na metadedos anos 70. Seu apego pelo bebida, pelas mulheres e pelas drogas abreviaram a carreira do inglês na F1 e até mesmo sua curta vida, mas seu carisma o faz ser lembrado até hoje pela torcida inglesa, que o idolatrava e emtupia o velho Silverstone apenas para ver James derrotar as Ferraris. Se fosse vivo, Hunt estaria completando 60 anos hoje e aproveitando a data, vamos dar uma olhada na carreira transloucada de James Hunt.

James Simon Wallis Hunt nasceu no dia 29 de Agosto de 1947 em Belmont, Inglaterra. James era filho de um próspero corretor da bolsa de valores e por isso dinheiro nunca foi problema para Hunt. Tanto que Hunt estudou num dos mais tradicionais colégios da Inglaterra, o Wellington College em Berkshire e até os 18 anos sua vontade era de ser médico. Vivendo nos psicodélicos anos 60, Hunt se tornou hippie e até foi lixeiro no metrô de Londres. Nem precisa dizer que foi nessa época que Hunt experimentou suas primeiras tragadas de cigarros proibidos. Tudo indicava que o jovem James partiria para a medicina quando ele assistiu uma corrida pela primeira vez ao vivo em meados de 1965. Foi paixão a primeira vista!

James Hunt entrou numa escola de pilotagem em 1967 e participou de sua primeira corrida em Brands Hatch com um Mini Cooper preparado por ele mesmo. James conciliava a faculdade de medicina com as corridas, mas com o tempo ele percebeu que seu futuro estava no automobilismo. Porém, seu ímpeto nas pistas fazia com que Hunt sofresse vários acidentes espetaculares e não demorou para que surgisse um apelido: James, the shunt. Algo como, James, o acidentado. Em 1968 Hunt comprou um chassi Alexis Fórmula Ford 1600 onde fez sua estréia em monopostos e no mesmo ano conseguiu sua primeira vitória, mas essa seria a única na temporada de estréia. Hunt também venceria apenas uma vez em 1969 no seu F-Ford. Ainda em 1969 Hunt comprou um chassi da Lotus 59 de Fórmula 3 e venceu duas corridas na categoria em Rouen e Zolder.

James não tinha nenhum apoio de sua família e por isso tinha enormes dificuldades financeiras para permanecer correndo e mesmo com bons resultados, permaneceu na F3 até 1972. Ele conseguira seis vitórias em seus anos de F3 e já tinha enfrentado pilotos como Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson e Niki Lauda, que já estavam na F1 naquele momento. Em 1972, James Hunt participava de uma corrida de F3 em Monte Carlo quando abandonou seu March. Sem dinheiro e sem muito futuro no seu sonho de se tornar um grande piloto, Hunt saiu do carro e começou a chorar. Comovido com a cena, Alexander Hesketh resolveu patrocinar o jovem inglês e a carreira de Hunt deslancharia.

Vale destacar um pequeno detalhe. Nessa época não faltou comentários de que a relação entre Hunt e Hesketh eram mais do que profissionais. Hunt, alto, loiro, forte e de olhos claros era o terror da mulherada e chamava atenção por onde passava, enquanto Lorde Hesketh era conhecido pela sua enorme fortuna e pelo gosto, ou melhor dizendo, o não gosto pelas mulheres...

Hesketh compra um Surtees de F2 somente para Hunt correr. O Surtees era dos melhores chassis da categoria na época, mas Hunt continuava sofrendo acidentes demais e os resultados não vinham. Hesketh percebe que a F2 era muito cara e que não valeria mais a pena manter seu protegido na categoria, que além de tudo não pagava muito bem os prêmios por corrida. Pela lógica, Hesketh abandonaria o barco, mas o lorde não era das pessoas mais normais do mundo e ele simplesmente pula para a F1 levando Hunt consigo! Hesketh aluga um March 731 e dois motores Cosworth DFV para o resto da temporada 1973. A primeira corrida de Hunt foi em Mônaco, exatamente um ano depois do encontro com Hesketh que mudaria sua vida.

Já na sua segunda corrida Hunt consegue marcar seu primeiro ponto na França. No início do verão europeu, Hesketh trouxe para sua equipe o desenhista Harvey Postlethwaite que passou a fazer várias modificações no March e os resultados começaram a aparecer. No triste Grande Prêmio da Holanda, Hunt consegue seu primeiro pódio! No entanto, Hunt havia perdido o colega Roger Williamson. Na última corrida da temporada 73, Hunt largou em quarto e perseguiu Ronnie Peterson a corrida inteira, mas teve que se contentar com a segunda posição e a melhor volta da corrida. Na sua temporada de estréia, Hunt conseguira 14 pontos e um oitavo lugar no campeonato.

Hesketh resolve então maximizar o talento de Postlethwaite e financia a construção do próprio carro para a temporada 1974. O carro inteiramente branco com listras vermelhas e azuis em homenagem a bandeira britânica e o número 24 (será que foi Hesketh que escolheu?) entrou para a história da F1. Mas pelo que fazia fora das pistas. Como lorde, Hesketh se negou a macular seu carro com algum patrocinador e trouxe várias novidades para o paddock, como graçons servindo champagne para quem quisesse e muitas, mas muitas mesmo mulheres bonitas. Hunt fazia a festa e o sexo comia (literalmente!) solto. Era por isso, e condordo plenamente com ele, que Hunt não queria sair da equipe mesmo com os bons resultados dele. Hunt conseguiu três terceiros lugares (Suécia, Áustria e Estados Unidos), mas seu melhor momento foi numa corrida fora do campeonato. Em Silverstone, Hunt venceu o International Trophy e conseguia sua primeira vitória na F1 e também para a Hesketh.

James conseguiu mais um oitavo lugar no campeonato em 1974, mas o Hesketh 308 fora ainda mais melhorado para 1975 e os bons resultados continuavam a aparecer. Em Zandvoort, Hunt largou em terceiro numa pista que secava após a chuvar ter parado e foi o primeiro dos líderes a trocar os pneus de chuva para os slicks. Hunt se viu na liderança e foi fortemente pressionado pela Ferrari de Niki Lauda por toda a corrida. A diferença não foi superior a meio segundo em nenhum momento, mas Hunt agüentou a pressão e conseguiu a sua primeiro vitória oficial na F1. Contudo, os custos da F1 aumentavam e a Hesketh começou a ter problemas financeiros. O maculado carro branco passou a ter patrocínios e Hunt passou a ter vários companheiro de equipes dispostos a comprar um cockpit para correr no domingo. Este foi o fim da magia da equipe Hesketh e o lorde deixou a equipe em 1976. Os chassis 308C foram vendidos para Walter Wolf e Postlethwaite foi junto com a equipe.

Sem o seu apoiador, Hunt foi contratado pela McLaren para substituir Emerson Fittipaldi, que partira para o seu sonho da Copersucar. Gordon Coppuck tinha construído o McLaren M23 e logo na estréia pela nova equipe Hunt conquista sua primeira pole no Grande Prêmio do Brasil, mas seria ultrapassado pelo que seria o seu maior rival no ano: Niki Lauda. Hunt venceria na Espanha, mas não havia dúvida da superioridade da Ferrari 312T4 de Niki Lauda. O carisma de James Hunt ficou claro durante o Grande Prêmio da Inglaterra daquele ano. Na largada Hunt sofreu um acidente na primeira curva e seu carro estava destruído. Porém, a bandeira vermelha fora mostrada e uma nova largada seria dada. Hunt não participaria da corrida, pois o carro titular não estava em condições, mas a torcida inglesa jogava garrafas de cerveja na pista de Brands Hatch, exigindo a presença de James Hunt. Para conter a fúria da multidão, os organizadores deixaram Hunt largar com o carro reserva e ele venceu a corrida. A confusão foi enorme e Hunt seria desclassificado da corrida inglesa somente no final do ano.

Quando a F1 chegou a Nürburgring, Lauda tinha 61 pontos e Hunt somente 26. O bicampeonato do austríaco estava no papo, mas o destino foi cruel com Lauda e o seu acidente mudaria a cara daquele campeonato. Hunt se aproveitou disso e já foi logo vencendo o GP da Alemanha. Lauda ficou duas corridas de fora, voltando milagrosamente no GP da Itália, mas sua vantagem tinha caído de 35 para 14 pontos. Hunt tem problemas na corrida italiana e roda logo no começo depois de largar em vigésimo quinto, enquanto Lauda conseguia um comovente quarto lugar. O tour pela América do Norte fez muito bem a Hunt, que consegue duas vitórias em Mosport Park e Watkins Glen, enquanto Lauda teve que se conformar com um terceiro lugar na corrida americana.

Quando a F1 partiu para a última corrida no Japão, Lauda só tinha três pontos de vantagem sobre Hunt. A pista em Monte Fuji fora castigada por uma tempestade no domingo e a corrida quase que não é realizada. Hunt largaria em segundo e Lauda em terceiro. A corrida se inicia em condições terríveis e Lauda encosta sua Ferrari na segunda volta por falta de condições. Hunt só precisava ser terceiro para se tornar campeão. Durante a corrida Hunt tem um pneu furado e sua equipe demora demais para trocar o pneu. Hunt diz todo o tipo de impropérios para seu chefe de equipe Teddy Mayers, mas ele volta à pista para chegar num suficiente terceiro lugar e ser campeão mundial! Era o primeiro título da Inglaterra desde 1964 com John Surtees. Depois da corrida Hunt diria que quase não largou por causa das péssimas condições da pista.

Hunt começa 1977 com três poles consecutivas, mas o novo McLaren M26 fica abaixo do esperado e em nenhum momento Hunt brigou para defender seu título. Porém, Hunt consegue mais três vitórias, inclusive na Inglaterra, em frente aos seus fãs. Novamente em Fuji, Hunt consegue sua última vitória e apronta uma das suas. Com medo de perder o vôo de volta à Inglaterra, Hunt sai do carro após receber a bandeirada, tira o macacão na frente de todos, coloca uma camisa branca e uma calça jeans e vai para o aeroporto sem receber o trófeu de vencedor no pódio! Hunt venceu com mais de um minuto de vantagem sobre o segundo colocado, mas a última impressão não ficou.

O efeito-solo estava chegando à F1 e o Lotus 78 era o melhor carro disparado. O McLaren M26 não tinha recebido grandes inovações e não tinha o efeito-solo. Hunt teve que enfrentar uma temporada horrível, com vários acidentes e apenas um pódio na França para comemorar. Ele terminaria em décimo terceiro no campeonato com apenas oito pontos, mas Hunt enfrentaria um momento ainda pior no final do ano. Durante a largada do GP da Itália, Hunt foi atingido por Riccardo Patrese e seu McLaren é jogado para cima da Lotus de Ronnie Peterson. Hunt não sofre nada, mas a Lotus de Peterson pega fogo. Numa atitude de grande coragem, Hunt sai correndo do seu carro e ajuda a retirar Peterson, ainda consciente, do carro em chamas.

Desmotivado, James sai da McLaren e encontra Harvey Postlethwaite na equipe Wolf. A pequena equipe canadense tinha sido a sensação da temporada 1977 com Jody Scheckter, mas a equipe também tinha sucumbido ao carro-asa e nem a genialidade de Postlethwaite pode consertar isso. O carro era muito ruim e raramente Hunt chegava ao fim das corridas e então, após mais um abandono no Grande Prêmio de Mônaco, Hunt resolveu abandonar sua carreira. Foram 92 corridas, com dez vitórias, 14 pole e oito voltas mais rápidas.

Não demorou muito e Hunt estava de volta à F1. Em 1980 Hunt foi contratado pela BBC para ser comentarista ao lado de Murray Walker. James se tornou um comentarista muito popular e não hesitava em criticar os seus ex-colegas de profissão abertamente. Dizem que Hunt comentou melhor do que pilotou. Ele nunca perdoou Patrese pelo acidente de Peterson e sempre que podia falava mal do italiano. De Mario Andretti, que também não se dava bem, fazia o mesmo. Certa vez, falou o que achava de Jean-Pierre Jarier ao vivo. "O problema de Jarier é que ele é um francês idiota. Sempre foi e sempre será!" Nas últimas corridas de René Arnoux, Murray Walker perguntou como estava a condução do francês, que estava para se aposentar. "Uma merda!", respondeu Hunt. James recebeu várias chamadas da BBC, mas ele nunca mudou o seu estilo de falar, no que dava na cabeça, e isso o tornou ainda mais popular junto ao público inglês.

Hunt se casou duas vezes. A primeira foi foi Suzy, uma ex-modelo que o deixou em 1980. Por Richard Burton. Isso deixou Hunt com depressão e na época ele se ajundou no álcool. A segunda esposa foi Sarah, com quem teve duas crianças, mas este casamento também acabou em divórcio. O estilo maluco de Hunt fora das pistas começava a atrapalha-lo depois de anos de farras homéricas. Após a vitória na Inglaterra em 1976, o gerente da McLaren disse como tinha sido a preparação de Hunt para a corrida. "Ele não dormiu muito e bebeu qualquer coisa que colocavámos na frente dele." Seu temperamente explosivo rendeu brigas nas pistas. Mas com socos! Uma vez ele foi colocado para fora da pista por David Morgan numa corrida de F3 e Morgan levou tanta porrada que está arrependido até hoje. Certa vez Jochen Mass, companheiro de equipe de Hunt na McLaren, também sentiu a fúria do inglês após um toque entre os dois. O irmão mais novo de James, David Hunt, também correu, mas sem o mesmo sucesso do irmão treze anos mais velho. Hoje, David tem a propriedade do nome Lotus Cars.

Já cansado das drogas e das farras, Hunt resolveu levar um estilo de vida mais calmo. Tinha largado a bebida e parado de fumar e um dos seus hobbies era a criação de pássaros na sua casa em Winbledon. Ele continuava comentando corridas pela BBC e estava novamente apaixonado. Hunt namorava com Helen, que tinha metade da sua idade, e resolveu pedi-la em casamento no dia 15 de Junho de 1993. Para desespero de Helen, James teve um infarto fulminante poucas horas depois. Não resta dúvida que seu estilo de vida ter influenciado sua prematura morte aos 45 anos. Mesmo tendo sofrido vários acidentes na carreira, o que matou Hunt fora seu estilo de vida. Como ele próprio dizia, seu lugar favorito durante os Grande Prêmios era o motorhome da Marlboro, onde ele se sentia em casa com várias gatas ao seu lado, enquanto tinha um copo de bebidas numa mão e um cigarro Marlboro no outro.

Um comentário:

Speeder76 disse...

Mais uma excelente biografia. Olha, depois de ver isto tudo,só me restou uma opção (aliás, duas):

- Nomear-te para o Bloggers Choice Awards, na categoria de melhor Blog em Lingua Estrangeira.

- Fazer-te uma referência no meu blog, o mais tardar, amanhã.


Eis o teu link no Bloggers Choice Awards:

http://www.bloggerschoiceawards.com/blogs/show/26956

Agora vai lá, e vota no teu blog. E em nós todos...