terça-feira, 14 de agosto de 2007

História: 30 anos da primeira vitória de Alan Jones

A equipe Shadow estava vivendo momentos turbulentos em 1977. Após perder o patrocínio da UOP no início de 1976, a equipe passou a ter sérios problemas financeiros e o terceiro lugar de Tom Pryce no Grande Prêmio do Brasil foi o melhor resultado da então promissora equipe. O projetiste Tony Southgate deixou a equipe no final do ano, indo para a Lotus. A grande esperança da equipe era Pryce, um piloto muito rápido e promissor, que poderia dar bons resultados para a equipe. Franco Ambrosio, rico homem de negócios italiano, passou a patrocinar a equipe e levou para a equipe Renzo Zorzi, que terminou em 6º o GP do Brasil. Mas a fatalidade apareceu no GP da África do Sul. Zorzi teve problemas na bomba de gasolina, parando ao lado da pista e o carro teve um princípio de incêndio. Dois bombeiros vieram para apagar o pequeno incêndio no carro, atravessando a pista. Pryce não conseguiu desviar, acertando um dos bombeiros, que morreu instantaneamente. Porém o extintor de incêndio que o bombeiro carregava bateu na cabeça de Pryce, matando o piloto. A equipe perdeu não apenas seus dois carros na corrida, mas também seu principal piloto. Para o lugar de Pryce foi chamado o australiano Alan Jones, um piloto muito rápido apesar de visualmente fora de forma. Jones já tinha duas temporadas na F1 em equipes pequenas e estava correndo de F5000 quando foi chamado pela Shadow. O carro não era de todo ruim, mas quebrava muito. Jones conquistou um excelente sexto lugar em Mônaco na estréia de outro piloto de Franco Ambrosio: Riccardo Patrese.

Quando o circo da F1 chegou à Áustria, o circuito de Österreichring tinha sido modificado novamente. A curva Hella Licht, uma rápida chicane após a reta dos boxes, fora modificada para diminuir a velocidade. Fora naquele local que Mark Donohue havia sofrido o acidente que o matou em 1975. Mesmo tendo conquistado algum destaque na F1, Patrese ainda corria regularmente na F2 e como as datas coinscidiram, Patrese preferiu correr de F2 e para o seu lugar, a Shadow trouxe o veteraníssimo Arturo Merzario. Correndo em casa, Niki Lauda marcou a segunda pole dele na temporada, enquanto a Ferrari melhorava a olhos vistos e Lauda já disparava rumo ao bicampeonato. Mesmo com um campeonato no bolso e desde 1974 como piloto de ponta, Lauda nunca tinha vencido em casa e queria muito reverter esse panorama. Hunt também evoluia junto com a nova McLaren M26 e ficou na primeira fila junto com Lauda. Andretti confirma a boa forma da Lotus e ficou em terceiro enquanto Stuck se sobressaí em relação a Watson e fica em quarto. O irlandês fica mais atrás do que o normal e tem que se contentar com a décima segunda posição. Logo atrás de Watson aparecia Jones, em décimo quarto.

Grid:
1) Lauda(Ferrari) - 1:39.32
2) Hunt(McLaren) - 1:39.45
3) Andretti(Lotus) - 1:39.74
4) Stuck(Brabham) - 1:39.97
5) Reutemann(Ferrari) - 1:40.12
6) Laffite(Ligier) - 1:40.22
7) Tambay(Ensign) - 1:40.29
8) Scheckter(Wolf) - 1:40.40
9) Mass(McLaren) - 1:40.44
10) Depailler(Tyrrell) - 1:40.62

Estava chovendo no dia de corrida, mas a pista estava secando quando o grid era formado. A maioria dos pilotos decidem largar com pneus slicks e Lauda permanece na frente durante a largada e fica na frente de Hunt e Andretti quando eles chegaram na escorregadia primeira curva. Porém, a Ferrari de Lauda não estava bem acertada para àquela situação de pista mezzo-seca mazzo-molhada e o austríaco foi presa fácil para Hunt e Andretti. O americano faz uma sensacional ultrapassagem dupla sobre Hunt e Lauda na Bosh Kurve e assumia a liderança ainda antes de se completar a primeira volta. Andretti já abria de Hunt, Lauda e Scheckter, que havia feito uma largada muito boa.

Gunnar Nilsson foi um dos poucos pilotos a largar com pneus de chuva e já aparecia em sétimo na primeira volta depois de largar em décimo sexto! Nilsson se aproveitou dos seus pneus e ultrapassava quem via pela frente. No início da quarta volta, Nilsson ultrapassou a McLaren de Hunt na freada da Hella Licht e assumia a segunda posição. Lauda já tinha sido ultrapassado por Scheckter na segunda volta e aparecia em quinto à frente de Stuck e o surpreendente Arturo Merzario, que também tinha largado com pneus de chuva em seu Shadow. Mais atrás Jones também fazia chover e realizava uma série de ultrapassagens. Mesmo com um Shadow, Jones já havia ultrapassado Peterson, Reutemann e Mass em menos de none voltas!

Nilsson ainda tentou um ataque em cima de Andretti, mas a pista já estava seca demais para os pneus de chuva e tanto Nilsson como Merzario tiveram que ir aos boxes na décima volta para colocar pneus para seco. Porém, o tempo estava cada vez mais escuro... Lauda perdia posições a toda volta e também fora ultrapassado por Tambay e Jones. Na volta 12, Andretti encostou o carro com o motor quebrado e com isso Hunt liderava com boa vantagem em cima de Scheckter. Jones continuava surpreendendo e ultrapassando gente importante. Na volta 14 o australiano da Shadow ultrapassou a McLaren de Mass e na volta seguinte a vítima foi Scheckter. Jones estava em segundo lugar!

Porém, Hunt estava longe demais para que Jones pudesse alcançá-lo. Scheckter era pressionado pela Brabham de Stuck e Lauda se recuperava aos poucos e já tinha ultrapassado o novato Tambay para ficar em quinto. Patrick Tambay mantinha uma boa diferença para a raposa felpuda Carlos Reutemann. Após sua parada, Nilsson começou a imprimir um ritmo muito forte de corrida e começou a ultrapassar vários pilotos. Após cair para décimo terceiro com sua parada, Nilsson ultrapassou Peterson e Depailler e na volta 23 deixou para trás a Ferrari de Reutemann e o Ensign de Tambay. Scheckter, Stuck e Lauda vinham andando juntos e quando Nilsson chegou no trio na volta 29, os deixou para trás em apenas três voltas! A próxima vítima seria Jones, que não conseguia se aproximar de Hunt, mas um motor quebrado na volta 39 fez com que o piloto da Lotus abandonasse.

Na volta 44 o motor de Hunt também deixou o inglês na mão e Jones se viu na primeira posição! Lauda se aproveitou do ímpeto de Nilsson mais cedo e ultrapassou Scheckter. O austríaco esperava um erro de Jones, que não tinha tanta experiência quanto ele de F1 e muito menos na liderança de uma corrida! Lauda passou a se concentrar ainda mais na pressão psicológica em cima de Jones quando Scheckter rodou na volta 45, deixando o terreno livre para que Stuck assumisse a terceira posição.

Jones não se afetou com a primeira posição e venceu sua primeira corrida sem muito drama, dando à Shadow sua primeira a única vitória. Sem Andretti e Scheckter na pista, Lauda se acalmou na segunda posição e marcou preciosos pontos na briga pelo campeonato. Ele aumentou para 16 pontos a diferença para Scheckter. Stuck conseguia o segundo pódio seguido mesmo com a pressão de Reutemann no final. Com a quebra do motor de Tambay no final da corrida, Peterson aproveitou para conseguir o quinto posto, à frente de Mass.

Mesmo com a vitória, Jones não conseguiu um contrato para uma equipe grande para 1978. Então, o australiano resolveu apostar na pequena equipe de Frank Williams e do seu novo sócio e projetista Patrick Head. Ele não se arrependeria de sua escolha. Em poucos mais de dois anos a equipe Williams se transformou numa equipe de ponta com a ajuda providencial dos patrocinadores árabes e Jones estaria na frente desse projeto que lhe daria o título mundial em 1980, apesar de sua conhecida truculência nas disputas por posições. Jones ficaria na Williams até 1981, quando anunciou sua aposentadoria. Cansado da cadeira de balanço, Jones volta a competir e faz uma corrida em 1983 e se envolve na equipe Lola-Hass a partir de 1985. Longe de sua forma física e técnica ideal, Jones se aposenta de vez em 1986.

Menos sorte teve a Shadow. No final de 1977, Jackie Oliver, Alan Ress, Tony Southgate, que havia retornado a equipe depois de seis meses na Lotus, junto com o principal patrocinador da equipe Franco Ambrosio, e seu piloto Riccardo Patrese, decidiram deixar a equipe. Junto com outros membros da Shadow eles fundaram a Arrows. Numa história parecida com a que vemos hoje, a Shadow acusou a Arrows de espionagem industrial, dizendo que o Arrows FA1 era uma cópia do Shadow DN9. A Shadow venceu a batalha na justiça e o Arrows FA1 foi proibido de correr. Sem dinheiro, a Shadow foi se apequenando até deixar de existir em 1980, quando foi vendida para Teddy Yip, dono da Theodore.

Chegada:
1) Jones
2) Lauda
3) Stuck
4) Reutemann
5) Peterson
6) Mass

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