sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Treinos livres na Turquia

Como era esperado, a Ferrari se utilizou do seu chassi mais longo e colocou Raikkonen e Massa no topo da lista de tempo hoje em Kurtkoy. O interessante dos dois treinos livres de hoje foi que o melhor tempo conseguido por Raikkonen foi no primeiro treino, pela manhã, seguido por Massa. Mesmo pela manhã, o clima não estava tão mais quente assim com relação a tarde. Os pneus mais moles (ou menos duros) não significaram um melhor rendimento para os carros e poucos pilotos melhoraram seus tempos na segunda parte da sessão.

A McLaren ficou para trás, como também era esperado, com Hamilton bem à frente de Alonso. Diga-se de passagem, o rendimento da McLaren na primeira sessão foi muito ruim, com Alonso ficando 1.3s atrás de Raikkonen e Hamilton 1.7s de defasagem. Na segunda sessão, Hamilton marcou o que seria o melhor tempo logo no comecinho do treino, enquanto Alonso permaneceu mais atrás, terminando o agregado num apagado sexto lugar.

Atrás da BMW? Que nada! Hoje quem a Toyota foi a terceira melhor equipe, com Ralf conseguindo o quarto melhor tempo, logo à frente de Trulli. A ascenção da Toyota é muito forte e não apenas a equipe como também Ralf, que de praticamente aposentado, caminha a passos largos para mais um ano de F1. Como sempre acontece com Trulli, o italiano começa muito melhor do que o companheiro de equipe, mas o tempo passa e sua motivação vai caindo até ser superado por qualquer quem seja.

Provando a boa forma do conjunto Toyota, a Williams colocou Rosberg num bom sétimo lugar. A boa posição do alemão já não é mais surpresa, mas a nona colocação de Wurz foi que surpreendeu, vide os péssimos resultados do austríaco no ano. Kovalainen comprovou a boa fase e novamente foi o melhor carro da Renault ao ficar em oitavo, enquanto (esse sim!) quase aposentado Fisichella ficou num obscuro décimo segundo lugar. Por sinal, a equipe francesa já disse que não irá mais desenvolver o carro desse ano de olho em 2008. Seria um possível efeito-Alonso?

A BMW foi a maior decepção de hoje com Kubica tendo que se contentar com a décima posição e Heidfeld, após sua boa corrida na Hungria, ficar em décimo terceiro. A renovação de contrato de ambos parece não ter feito muito bem a eles... Uma novidade no pelotão intermediário foi David Coulthard superar, e com folga, Mark Webber nos treinos de hoje. A Red Bull, que antes primava pelo bom desempenho e a pouca confiabilidade, não está numa boa fase e longe das melhores posições. O que dá raiva é ver o pessoal da SporTV falando RB... Por que não fala logo Red Bull? RBR já estou até me acostumando, mas RB foi f...

A Honda continuou seu martírio, mas pelo menos ficou à frente da Spyker. Button superou Barrichello mais uma vez, mas sua voz ao falar com a equipe pelo rádio deu dó. Só faltou chorar mesmo. A Super Aguri foi lembrada apenas quando Anthony Davidson saiu da pista e provocou o único, e pequeno, acidente da sexta-feira. A nipônica, que já marcou pontos com Sato, passa por uma crise financeira braba e por isso seu desempenho cai vertinosamente e inclusive está processando um patrocinador por calote para, que sabe, conseguir um necessário dinheirinho. Vettel teve problemas no começo da segunda sessão, mas ainda teve tempo de marcar um tempo bem próximo do seu já despachado companheiro de equipe Liuzzi. Mesmo sem a evolução do seu carro, reprovado no crash-test da FIA, a Spyker continuou sua saga na última fila.

Hoje, Kimi marcou o melhor tempo da sexta e por mais que Felipe saísse para a pista atrás de melhorar o tempo do finlandês, o brasileiro não conseguia nada e sua cara de apreensão nos boxes era o reflexo disso. Se no começo do ano Massa era mais rápido no seio da Ferrari, hoje Raikkonen ocupa esse lugar. Após um ano de sua vitória, Massa tem que vencer de qualquer jeito, mas está ficando cada vez mais difícil. Quem sabe com sorte, como foi ano passado, de um safety-car aparecer. Uma causa pode ser um bueiro, que se soltou hoje e provocou nada menos que 20 minutos de paralisação no segundo treino. Foi a parte mais animada do treino de hoje, pois a tentativa de um fiscal prender o bueiro produziu uma dança totalmente ridícula!

Nenhum comentário: