domingo, 26 de agosto de 2007

O que é isso companheiro Marco?

Dario Franchitti tinha tudo para ser campeão da IRL esse ano após a vitória do escocês em Indianápolis. Na base da sorte e da competência, Franchitti partia rumo ao seu primeiro título nos Estados Unidos, mas de tanto receber a acunha de "escocês voador", Franchitti levou o apelido ao pé da letra e alçou vôo em duas corridas consecutivas. Graças a essas aventuras aéreas, a vantagem de Franchitti foi diminuindo e Scott Dixon foi chegando. A corrida hoje em Sonoma era decisivo para Franchitti no campeonato e a pole-position já era meio caminho andando no belo e travado circuito.

Mesmo com um pelotão de carros atrás de si, Franchitti controlava bem a primeira posição, mas não contava que seu principal inimigo estava na mesma trincheira. Marco Andretti, companheiro de equipe de Franchitti, vinha fazendo uma belíssima corrida e após levar um chega-pra-lá na primeira volta e cair para oitavo, Andrettizinho já aparecia entre os primeiros nas últimas voltas. Ele estava na liderança quando esperava para fazer sua última parada, coisa que Dario e os líderes já tinham feito. Marco já tinha feito a melhor volta da corrida quando entrou nos boxes. A parada foi rápida e Marco sai dos boxes na frente de Franchitti. Numa curva em subida, Andretti vinha bastante lento graças aos pneus frios e Franchitti colocou de lado para realizar a ultrapassagem, já que vinha sendo pressionado justamente por Dixon. Porém...

Numa trapalhada sem igual, Andretti e Franchitti não se entenderam e o resultado foi Marco fora da pista após um toque com Franchitti, com o escocês ficando com o bico quebrado. Michael Andretti, dono de equipe e papai de Marco, ficou uma fera e de uma porrada tão grande no "teto" da equipe, que acabou quebrando. A bandeira amarela ainda salvou ainda por um tempo a primeira posição de Franchitti, mas na bandeira verde, faltando dez voltas, Dixon deixou o escocês para trás e partiu rumo a vitória e a liderança do campeonato. Franchitti ficou tão atrapalhado que permitiu a Helio Castroneves ultrapassar Tony Kanaan e ele próprio. Vale destacar o espírito de equipe de Kanaan, que sacrificou sua corrida para proteger Franchitti contra os ataques dos demais.

A corrida de hoje foi muito boa técnica e taticamente, mas deixou a desejar no quesito emoção, com raríssimas ultrapassagens. Danica Patrick mostrou que é ruinzinha de doer e Hornich só sabe virar para a esquerda. Wheldon parece estar a tanto tempo nos Estados Unidos que esquecer de como se anda em circuitos mistos. Castroneves só anda bem em circuitos mistos e Dixon já um especialista, com a quarta vitória seguida neste tipo de circuito e é o favorito para conquista o bicampeonato, mesmo com uma pequena vantagem em cima de Franchitti. Andretti, que venceu ano passado graças a uma marmelada de sua equipe que provocou uma bandeira amarela com um dos seus pilotos, mostra que ainda falta muita maturidade para chegar à F1, enquanto Franchitti deve estar chorando o leite derramado no colo de sua linda esposa, pois o sonhado título deverá ficar para a próxima.

Nenhum comentário: