segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Um divisor de águas

A corrida deste domingo não foi nada demais e como sempre acontece quando não chove na Hungria, a etapa em Hungaroring foi terrivelmente chata. Porém, este final de semana húngaro poderá representar importantes mudanças para o futuro na F1. Dentro da McLaren, uma crise interna sem precedentes provocou uma série de dores de cabeça a Ron Dennis. O que Alonso fez no sábado foi digno das piores manobras de Schumacher, apesar de ninguém ter comentado nada a respeito, e sua punição foi até justa na minha opinião, mas a McLaren também ser punida foi um claro reflexo da decisão da comissão da FIA na quinta da semana retrasada. Provando não ser santo, Hamilton não teve nenhum pudor em peitar Ron Dennis durante a confusão que se transformou o final da Classificação do sábado e mandou o velho Ron se fuder, o que Ron respondeu no mesmo tom. Os bastidores mclarianos estão pegando fogo e já se sabe que Dennis e Alonso não falam a mesma língua e que o espanhol não fala mais com Hamilton. A permanência de Alonso na McLaren em 2008 é incerta e caminha para um divórcio para lá de rumoroso. BMW e Renault já ofereceram mundos e, principalmento, fundos para que o espanhol faça parte de suas equipes na temporada que vem. Com a vitória desse domingo, Hamilton abriu sete pontos de vantagem em cima Alonso, mas a guerra, que antes parecia ser escondida pelas declarações de ambos os pilotos e pela própria McLaren, agora está escancarada para todo mundo ver.

Outro fator importante na vitória de Hamilton foi ter deixado a Ferrari um pouco mais para trás no campeonato. A briga pelo campeonato deve ser mesmo entre Hamilton e Alonso a não ser que a Ferrari escolha logo um piloto para atacar a dupla da McLaren. E aí outro fato interessante nessa corrida. No futebol, mesmo quando um equipe perde ou empata dentro de casa, é aplaudida pela sua torcida por causa da garra em campo. Ontem Felipe Massa fez o contrário. O pior de ter chegado em décimo terceiro foi a forma como ele chegou a essa posição. Com um carro bom (o desempenho de Raikkonen que o diga), Massa não foi páreo para a Super Aguri de Takuma Sato e depois da corrida, Liuzzi disse que mudou sua estratégia por causa da lentidão de Massa à sua frente. Foi a pior apresentação de um piloto Ferrari em muitos e muitos anos. E olha que Irvine fazia muita corrida ruim... O que isso pode ocasionar é a subida de Raikkonen ao posto de primeiro piloto, pois o finlandês está novamente à frente de Massa no campeonato. Uma corrida como Massa fez não é digno de um piloto que brigaria pelo título e a Ferrari sabe que a crise interna na McLaren pode ajudar muito a ela. E a Ferrari não para 50 milhões de dólares a Raikkonen para ele ser segundo piloto...

Outra constatação desse GP húngaro foi a incrível fase da Honda. Se um ano atrás a equipe japonesa estava vibrando com uma vitória, hoje está lamentanto a última posição de Barrichello. O coitado do Rubinho não pode fazer nada com um carro que leva pau da Spyker de Adrian Sutil, enquanto Button ficava pelo caminho, mas não fazia nada de muito diferente. Para se ter idéia do que aconteceu domingo, o orçamento da Spyker duraria umas três corridas da Honda! Acho que Barrichello deve estar pensando se fez bem em ter renovado com a Honda para 2008.

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