Com seu estilo discreto, dentro e fora das pistas, Kimi Raikkonen vai aos poucos se aproximando dos pilotos da McLaren e com a vitória de hoje vai se consolidando como o piloto da Ferrari na tentativa quase ingrata de se tornar campeão 2007, porém, Kimi agora tem apenas onze pontos de desvantagem para Hamilton faltando três corridas para o final da temporada. A cara de Massa no pódio significava não apenas o desânimo de perder a corrida de hoje, mas a constatação de que a partir de agora deverá trabalhar para ajudar Kimi Raikkonen a superar os pilotos da McLaren nas corridas que faltam.
A corrida de hoje não foi um primor de emoção graças a superioridade da Ferrari em cima da McLaren e do melhor acerto encontrado por Alonso em comparação ao seu rival Hamilton, não permitindo uma corrida mais próxima dos quatro protagonistas do ano. Porém as ultrapassagens aconteceram no pelotão intermediário na freada da reta Kemel, protagonizadas principalmente por Robert Kubica, que fez uma corrida bastante agressiva hoje. No entanto, o lance de maior emoção ficou para a briga entre Alonso e Hamilton nos primeiros metros da corrida de hoje. O espanhol espalhou para cima de Hamilton na primeira curva e o inglês teve que usar da área asfaltada e então os pilotos da McLaren fizeram a aproximação da Eau Rouge lado a lado. Quem iria tirar o pé primeiro? Hamilton, numa posição pior, usou do bom senso e deixou Alonso passar, mas não resta dúvida que o espanhol ganhou pontos na briga particular com seu companheiro de equipe.
Raikkonen matou a corrida no primeiro stint da corrida, quando foi bastante superior a Massa e fez sua parada com confortáveis 4s sobre o companheiro de equipe. O brasileiro só incomodou quando colocou os pneus macios no terço final da corrida, mas já era tarde demais e a Ferrari já devia ter mandado o recado para que seus pilotos trouxessem os carros em ordem. Assim como aconteceu na Turquia, só que ao inverso, Massa ficou com a melhor volta da prova, como que mostrando a Raikkonen que também tinha capacidade de vencer, mas a pergunta que não quer calar? Por que Massa não usou os pneus moles antes?
Alonso fez uma corrida solitária e apenas quando Hamilton colocou os pneus moles, o inglês foi para cima, mas uma saída de pista pôs tudo a perder e Alonso garantiu a terceira posição com facilidade. Na segunda divisão, Heidfeld foi ultrapassado por Webber na largada, mas não se incomodou muito e apenas esperou que o australiano e Rosberg fizessem suas paradas, para que o alemão voltasse ao seu habitat natural, atrás dos carros de McLaren e Ferrari. Rosberg e Webber fizeram corridas sólidas e sem muitos arroubos e terminaram num tranqüilo sexto e séitmos lugares respectivamente. Heikki Kovalainen usou uma estratégia diferente de parar apenas uma vez e passou a maior parte da corrida com o carro muito pesado e sendo pressionado por alguém. No final, o esforço do valente finlandês rendeu frutos e mais um ponto no campeonato.
Kubica foi a estrela do meio do pelotão com suas ultrapassagens arriscadas e calculadas, como sobre Ralf Schumacher. O polonês vinha fazendo uma baita corrida de recuperação e tinha tudo para marcar pontos novamente, mas esbarrou na Red Bull de Coulthard, que pararia somente uma vez, e perdeu tempo demais. No final da corrida Kubica pressionou bastante Kovalainen na tentativa de marcar pontos, mas ao contrário do início da corrida, o piloto da BMW não obteve sucesso e ele ficou fora dos pontos. Mas valeu pela show!
Trulli novamente largou muito mal e de novo essa predileção em não largar bem acabou com sua corrida. Tanto que ficou atrás do seu companheiro de equipe, Ralf Schumacher, que fez uma corrida discretíssima. Liuzzi fez uma prova sem aparecer, mas ao menos conseguiu o que queria: receber a bandeirada. A Honda fez uma péssima corrida e desta vez nem a confiabilidade funcionou, pois Button quebrou no final da corrida após ser ultrapassado pela Super Aguri de Sato. Já Barrichello não fez nada demais, ficando em décimo terceiro.
A surpresa agradável da corrida, porém, foi a performance de Adrian Sutil com a pequenina Spyker. O alemão levou o carro da equipe holandesa a lugares nunca antes imaginados e pressionou por muitas voltas David Coulthard pela décima primeira posição. Mesmo ultrapassado por Trulli (cuja equipe deve gastar dez vezes mais do que a Spyker), Sutil não perdeu muito rendimento e chegou à frente das duas Super Aguris e próximo de Barrichello. Com certeza a melhor corrida do estreante e isso deve abrir algumas portas melhores para Sutil no próximo ano.
Com apenas três corridas para o fim, o campeonato vai chegando ao seu ápice. A diferença entre Hamilton e Alonso é de apenas dois pontos, mas Raikkonen vem se aproximando perigosamente. Se Kimi vencer as próximas três corridas e qualquer um dos pilotos da McLaren não terminar em segundo, Raikkonen será o campeão. Por isso, Massa deverá ser o "Barrichello" de Kimi a partir de agora, pois somente dobradinhas levará o título de pilotos novamente para Maranello. Falando nisso, se Raikkonen tivesse vencido na Turquia estaria apenas nove pontos atrás de Hamilton. Já pensou se Kimi perde o campeonato desse ano por apenas dois pontos?
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