quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Saiu o resultado do escandâlo


Por um instante, senti calafrios após o Senado Federal ter dado um "exemplo" a todo o Brasil ao absolver Renan Calheiros das múltiplas maracutais de que foi acusado. Será que a FIA faria o mesmo com a McLaren? Será que haveria um PT (não apenas o PT, mas principalmente o Partido dos Trabalhadores ajudou a absolver Calheiros e envergonhar o país ontem) dentro do Conselho Mundial? Fui durmir pensando nisso. Após o almoço fui direto ao PC acompanhar o julgamento da McLaren. Esperava até que já houvesse veredicto, mas a reunião ainda acontecia. Então surgiu a notícia de que a McLaren estaria excluída de 2007 e 2008. Será? Não passava de boato, mas as coisas não pareciam boas para o pelotão de elite mandado pela McLaren à sede da FIA em Paris. Algumas horas depois, o resultado oficial: a McLaren perde todos os pontos do Mundial de Construtores deste ano, paga uma multa pesadíssima de 100 milhões de dólares e o carro prateado de 2008 ficará sob júdice, enquanto a FIA investiga se o carro tem alguma semelhança com a Ferrari 2007.

Antes que soltem os cachorros em cima da FIA, a McLaren foi, sim, bastante punida. Primeiro terá que pagar uma multa nada leve, mesmo para a equipe mais rica da atual F1. Cem milhões de dólares esses que poderão fazer muita falta a partir do próximo ano, já que a McLaren não receberá o pomposo cheque da FOM pelos direitos de televisão pela desclassificação desse ano. Mesmo não gostando de Alonso a McLaren precisa do espanhol, mas esse veredicto praticamente tira Alonso da equipe de Ron Dennis e o provável destino dele será sua ex-equipe, que estava de olho na julgamente representado por Flavio Briatore.

Nem a confissão de Mike Coughlan dada hoje numa entrevista divulgada pela Autosport livrou a cara da McLaren, mas ficou um gostinho de quero mais. Os pilotos deveriam ter sido punidos também e a McLaren talvez nem entrasse na pista amanhã, mas Paulo Scaglione, presidente da CBA que estava presente à reunião em Paris, contou que tanto Alonso como Hamilton tiveram uma delação premiada e por isso não perderão seus pontos no campeonato deste ano. Se eu entendi essa afirmação de Scaglione, se por acaso Alonso não tivesse entregado sua própria equipe, ele também estaria punido, assim como Hamilton.

Após tanta especulação, o resultado deixa a sensação de que essa punição agradou a todos, até mesmo para a McLaren, pois a equipe deverá vencer o campeonato de pilotos de 2007, mas lutará por alguns anos para se reerguer política e financeiramente desse escandâlo, enquanto a Ferrari partirá para um math-race em 2008, sem nenhum rival decididamente forte o suficiente para incomoda-la. Salvo a McLaren não apelar.

Nenhum comentário: