sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Day after

Como se nada tivesse ocorrido em Paris ontem, a McLaren veio a Spa-Francorchamps para mostrar que tem mesmo o melhor carro e irá faturar o título de pilotos. O Mundial de Construtores? Deixa para esses italianos chatos e mau-perdedores. A sexta-feira só não foi melhor para a McLaren por que foi o inimigo íntimo Fernando Alonso e não o queridinho Lewis Hamilton o dono da melhor marca do primeiro dia no belo circuito de Spa. Para os que ainda sonhavam numa reviravolta ferrarista, é melhor começar a pensar em 2008 e secar o finlandês, pois Massa cometeu mais uma besteira no primeiro treino livre na manhã belga, mas ainda se recuperou à tarde e foi mais rápido do que Raikkonen. Mas longe de ameaçar a McLaren.

A sexta-feira em Spa foi bem parecida com os treinos livres italiano oito dias atrás, com a Ferrari dominando com tranqüilidade pela manhã para serem esmagado pelos pilotos da McLaren. Alonso foi muito rápido logo de cara, tanto com pneus duros como com os compostos mais moles e é o favorito a ser o vencedor no domingo. Hamilton demorou a se aproximar do companheiro de equipe e passou boa parte do treino em sexto, até que colocou os pneus moles e marcou um tempo bastante próximo ao de Alonso, apesar de um pequeno erro do inglês. Felipe Massa teve uma sexta-feira bem atribulada com um acidente bem esquisito (acho que foi erro de Massa) que o tirou de todo o treino da sexta. Após voltar a andar bem à tarde, Felipe errou várias e várias vezes, mas pelo menos superou Raikkonen.

A surpresa do dia foi o ótimo rendimento da Toyota, corroborando com os bons testes da equipe nipônica em Spa no mês de julho. Como normalmente acontece Trulli deu um banho em Ralf, mas o alemão ainda ficou sexto, uma posição atrás de Trulli. Heidfeld ficou com a sétima marca do dia com o tempo da primeira sessão, sendo um dos poucos a não melhorar à tarde e mesmo com Kubica em décimo, ninguém duvida da posição de terceira equipe na F1 da BMW. Fisichella deu um suspiro dentro da equipe Renault e ficou em oitavo, bem à frente de Kovalainen, que hoje voltou aos péssimos desempenhos do começo do ano onde ficava mais fora do que dentro da pista.

Mark Webber ficou entre os dez primeiros após um longo e tenebroso inverno da Red Bull, mas a equipe austríaca também voltou a ter problemas, desta vez no carro de Coulthard. Nico Rosberg foi um dos pouco a não melhorar na seguda sessão de hoje e foi décimo primeiro e nem assim Alex Wurz pode se aproximar do jovem alemão, ficando em décimo quinto. Só mesmo o Lito Cavalcanti vê qualidades em Wurz... Após marcar mais um pontinho em Monza, a Honda voltou as profundezas da Classificação com Button em décima quarto e Barrichello duas posições depois, sendo que o brasileiro passou boa parte da sessão da tarde em último!

Outra surpresa positiva foi a boa performance do novo carro da Spyker com Yamamoto superando seu rápido companheiro de equipe pela primeira vez no ano. Ao contrário do que normalmente ocorre a equipe holandesa não ficou nas duas últimas posições e ainda viu Yamamoto ser o mais rápido da terceira parcial da pista na primeira sessão! Uma pena foi o problema do japonês no final da primeira sessão e do acidente de Sutil na segunda sessão. Claramente desmotivadas, Super Aguri e Toro Rosso parecem ter "alcançado" a Sypker e com ela brigam pelas últimas seis posições do grid. Liuzzi, mais desmotivado do que nunca, foi o último após sair da pista logo no começo da primeira sessão.

Nenhum comentário: