domingo, 23 de setembro de 2007

O fator pneu

Esse final de semana fui ao interior visitar meus parentes e nem me liguei da corrida da Stock, que acabei tomando conhecimento meio que sem querer. Assisti a última etapa da Classificação da Stock meio que conversando com meus tios, mas não perdi muita coisa. Ainda bem!

Apesar de não gostar muito da Stock, tenho que admitir que foi uma corridaça com muitas emoções e alternativas entre os líderes. A babaquice dos play-offs teria seus componentes conhecidos após a corrida na quente capital federal brasileira. Essa seria a grande "emoção" dessa corrida. Fala sério! Mais da metade dos componentes da "Fase final" estava garantido e os dezessete que brigavam por seis vagas não eram mais do que uma meia dúzia brigando por umas duas ou três vagas. Porém, Hoover Orsi era um dos que menos tinham chances de passar para os play-offs e com uma vitória heróica conseguiu seu objetivo, que era praticamente impossível antes de começar o final de semana brasiliense.

A corrida foi ótima por alguns motivos, como a utilização do anel externo do autódromo de Brasília e a rédea solta que a maioria dos pilotos tinham a partir dessa corrida, pois ou já estavam garantidos no play-offs ou estavam completamente eliminados. Por isso, o pau comeu! Os pilotos mais ajuizados tiveram a paciência necessária para subir pelo pelotão em meio aos acidentes, toques e abandonos. Esse foi o caso de Orsi e principalmente de Ingo Hoffmann, que saiu lá de trás para ser segundo. Contudo, outro fator a ajudar a beleza da corrida de hoje foi os pneus. É totalmente inacreditável um fornecedor de pneu como a Pirelli entregar compostos tão ruins para as equipes da Stock e o resultado é a proibição do dono da Stock Carlos Col proibir os pilotos falarem dos pneumáticos após as corridas. Afinal, qual piloto irá falar bem de pneu que ora estoura sem aviso, ora perde rendimento de forma aterradora? Já passou da hora da Pirelli fazer alguma coisa ou até mesmo a organização da Stock mudar de fornecedor. Será que a Stock esperará por algo mais grave para tomar alguma decisão?

Nenhum comentário: