domingo, 9 de setembro de 2007

Na última curva!

Se um dia eu visitar a casa dos Franchitti, tomara que não precise usar o banheiro, pois todo o estoque de papel higiênico deve estar terminado até o Natal. De 2008! Se não bastasse a forma venceu as 500 Milhas de Indianápolis, Franchitti teve ainda ajuda da Senhora Sorte para se tornar campeão da IRL em 2007 na última curva, da última volta, da última corrida. Apesar do rótulo "venceu na sorte" possa soar pejorativo algumas vezes, Franchitti teve seus méritos ao faturar o caneco esse ano, pois venceu quatro corridas, foi regular em todo tipo de traçado e, principalmente, teve que lutar contra sua própria equipe em determinados momentos.


A corrida em Chicago foi uma partida de xadrez, com as equipes tendo que lidar mais com a estratégia de boxes do que com a velocidade de carros no rapidíssimo circuito de Illinois. Logo no começo da corrida as escassas chances de Tony Kanaan acabaram quando teve um pneu furado (ou vazado, como foi dito na transmissão da corrida) e visitou os boxes mais cedo do que o normal e perdeu uma volta. Marco Andretti foi o primeiro a encher o muro e os primeiros lances de xadrez começaram.


A corrida foi inteiramente dominada pelos pilotos da Penske e da Chip Ganassi, com Franchitti logo atrás. A ruinzinha da Danica Patrick atacava de forma até mesmo irresponsável seu companheiro (?) de equipe Franchitti, demonstrando que o escocês teve mesmo que derrubar até mesmo seus colegas de trincheira. A bandeira amarela provocada pelo acidente de Vitor Meira, inexplicavelmente longa, decidiu a disputa. Como nos roteiros de suspense, Franchitti e Dixon lideravam e foram os últimos a reabasteceram, teoricamente tendo combustível até o final, ao contrário dos demais.


Nas últimas voltas, os pilotos da Penske e Dan Wheldon assumiram a ponta, mas foram parando nos boxes um a um, até que Danica Patrick cometeu a asneira da corrida ao rodar na entrada dos pits. Até agora não entendo o que Luciano do Valle e Flávio Gomes enxergam na Danica. Que ela é bonita, isso tá nada cara! Mas ela não anda nada! Com apenas Franchitti e Dixon na mesma voltas, os dois protagonistas foram para o tira-teima nas últimas três voltas com clara vantagem para Dixon. O neozelandês permanecia na parte de dentro e Franchitti não conseguia ultrapassar. Na última volta, o título era de Dixon, mas eis que o carro fica sem combustível e Franchitti pode assumir a liderança na última curva!


Sem sombra de dúvida foi o final de campeonato mais emocionante dos últimos tempos e Franchitti nunca se esquecerá do que ocorreu no dia hoje, não apenas pelo título, mas como ele foi conseguido. Dentro e fora das pistas. Franchitti não continuará na Andretti-Green em 2008, se transferindo para a NASCAR, contudo sua despedida da IRL foi com chave de ouro. Melhor dizendo, um chaveiro inteiro!

Nenhum comentário: