sexta-feira, 7 de setembro de 2007

História: 55 anos do Grande Prêmio da Itália de 1952

A temporada de 1952 de F1 chegava ao fim em Monza e para a alegria dos tifosi, foi dominada inteiramente pela Ferrari com seus carros de F2. F2? Vale a explicação. A Alfa Romeo e a Talbot Lago desistiram de disputar a F1 e para que o campeonato não morresse com apenas dois anos de idade, a FIA resolveu promover a F1 com carros de F2. A Ferrari, única equipe forte que sobrou, tinha os melhores carros de F2 e os melhores pilotos da época, já que Fangio tinha sofrido um sério acidente no início do ano e ficou toda a temporada de molho.

O título fora conquistado por Alberto Ascari no Grande Prêmio da Alemanha e a dominação ferratista chegava as raias da humilhação sobre os rivais, mas correndo em casa a Ferrari resolveu não aliviar e colocou cinco carros na pista com tudo de bom que tinha em mãos: o campeão mundial Ascari, Giuseppe Farina, Gigi Villoresi, Piero Taruffi e Andre Simon. A Maserati cresceu durante o ano e também correndo em casa a expectativa era boa e a marca do tridente teria três carros para Felice Bonetto, José Froilan Gonzalez e Franco Rol. O destaque era para uma equipe semi-oficial da Maserati chamada Scuderia Bandeirantes e tinha entre seus pilotos o brasileiro Chico Landi. Como haviam 35 carros inscritos, a organização da corrida resolveu que apenas os 24 carros mais rápidos da classificação correriam no domingo e isso resultou em algumas surpresas, como a não-classificação dos dois Maseratis de Enrico Plate. Plate foi um dos fundadores da Maserati, mas uma desavença o fez sair da equipe. Como normalmente aconteceu em 1952, Alberto Ascari ficou com mais uma pole na sua corrida caseira, mas a festa só não foi toda italiana por causa de Maurice Trintignant, que pôs seu Gordini na quarta posição, acabando com as chances de uma primeira fila inteiramente italiana.

Grid:
1) Ascari(Ferrari) - 2:05.7
2) Villoresi(Ferrari) - 2:06.6
3) Farina(Ferrari) - 2:07.0
4) Trintignant(Gordini) - 2:07.2
5) Gonzalez(Maserati) - 2:07.6
6) Taruffi(Ferrari) - 2:07.8
7) Manzon(Gordini) - 2:08.2
8) Simon(Ferrari) - 2:09.1
9) Moss(Connaught) - 2:09.8
10) Bayol(OSCA) - 2:10.6

Na largada, Gonzalez consegue uma saída surpreendente e saí da segunda fila para a liderança da corrida, com a Ferrari de Ascari e Trintignant logo atrás. As corridas em Monza eram muito parecidas com as corridas em ovais, já que Monza ainda não contava com as chicanes e assim as trocas de posições eram constantes. Na quarta volta Villoresi ultrapassou Trintignant e o francês também é ultrapassado pela Ferrari de Simon. Logo Gonzalez, Ascari e Villoresi se destacam dos demais e passam a brigar pela liderança. Atrás deles vinham os dois Gordinis de Manzon e Trintignant.

Na tentativa de cansar o "Touro dos Pampas", Ascari e Villoresi trocam de posição e atacavam o argentino, mas "El Cabezón" se mantinha firme no segundo posto. Mais atrás, Farina se recuperava de uma má largada e décima quarta volta já aparecia em quarto lugar, mas trocava constatemente de posição com a Maserati de Felice Bonetto. A corrida se resumia a duas brigas envolvendo três carros nas seis primeiras posições, mas logo a corrida seria decidida. Gonzalez vai aos boxes para fazer um pit-stop na volta 36, mas a parada demorou tempo demais e o argentino caiu para a quarta posição, no meio da briga entre Manzon, Farina e Simon.

Enquanto isso mais à frente Ascari se descolava do amigo Villoresi e partia para a vitória, enquanto mais atrás Gonzalez lutava para se livrar de Farina na briga pela terceira posição. Na volta 46 o piloto da Maserati finalmente assumia o terceiro posto e partiu para cima da Ferrari do segundo colocado Luigi Villoresi. Correndo com a mesma garra que lhe deu a honra de ser o primeiro piloto a vencer uma corrida oficial pela Ferrari, Gonzalez se aproximava do seu antigo companheiro de equipe até ultrapássa-lo na volta 61. O ritmo de Gonzalez era feroz, mas Ascari estava longe demais e o piloto da Maserati teve que se contentar com a segunda posição, mais de um minuto atrás de Ascari. Mesmo não tendo demonstrado a mesma superioridade das corridas anteriores, a Ferrari conseguiu sua sexta vitória na temporada, todas elas conquistadas por Ascari. O detalhe é que a Ferrari só tinha disputado seis corridas naquele ano... Porém, o desempenho de Gonzalez em Monza com sua Maserati era um claro aviso para a Ferrari, que ainda teria que enfrentar Fangio, que estaria pronto para representar a Maserati em 1953. Contudo, o que valia era o presente e tudo o que a Ferrari poderia fazer era comemorar mais uma vitória de Alberto Ascari no templo de Monza.

Chegada:
1) Ascari
2) Gonzalez
3) Villoresi
4) Farina
5) Bonetto
6) Simon

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