sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O reencontro em Fuji

Após trinta anos, a F1 se reencontrou com o autódromo de Fuji. O velho circuito japonês não é tão veloz como em 1977, mas ainda tem a enorme reta e o veloz primeiro setor que o caracterizava. O circuito foi bastante modificado no seu último setor, que continha um curvão com enorme velocidade e agora se tem uma infinidade de curvas lentas. Uma pista nova tende a trazer algumas surpresas, mas numa F1 tão asséptica como a atual, as mesmas equipes que lideram o campeonato dominaram no circuito ao sopé do Monte Fuji. E como vem acontecendo a algum tempo, Ferrari e McLaren dominaram as duas sessões de forma alternada.

A sexta-feira em Fuji foi parecida com as demais sextas-feira do ano, com resultados inconclusivos e muitas perguntas na cabeça das equipes. Se a Ferrari dominou na primeira sessão, a McLaren rebateu com sobras na segunda parte. Diferenças de estratégia? Só amanhã saberemos. No entanto, a grande variedade de troca de posições entre os quatro pilotos de McLaren e Ferrari foi bem interessante e isso mostra que o quarteto está bem parelho no Japão.

Correndo literalmente em casa, a Toyota mostrou serviço com Trulli, mas muito provavelmente por um carro mais leve do que o normal. A esperança da gigante nipônica recai sobre a Williams de Rosberg, que novamente andou bem. Mesmo sem nenhum desenvolvimento desde julho, a Renault também se mostrou forte na briga pela segunda divisão da categoria, enquanto a BMW sofre com problemas de câmbio, contudo, não será surpresa ver a equipe novamente na terceira fila amanhã. Usando seu conhecimento da pista, Sutil está andando muito forte com seu anêmico Spyker e colocou o carro laranja em boas posições, ao contrário do seu companheiro Yamamoto, que até se envolveu em um incidente com Barrichello, que continua seu sofrimento na Honda.

A bomba do dia de hoje foi, novamente, fora das pistas. E dentro da McLaren. Alonso surpreendeu ao dizer que não tem problemas com Ron Dennis e está disposto a ficar na McLaren no próximo ano. Cascata? Nunca se sabe! Mas que Lewis Hamilton usou a palavra desleal para com o espanhol, isso é fato! O novato inglês vem mostrando a cada corrida que o seu jeito angelical está apenas no jeito mesmo, pois na hora de bater Hamilton bate com vontade. Outra coisa boa para esta corrida é a previsão de chuva. Ok. Em várias corridas nesse ano a previsão era a mesma e não caiu um pingo do céu, mas a previsão japonesa para o dia de hoje foi impressionante! Eles disseram que não ia chover na sexta e mesmo com nuvens carregadíssimas e a neblina cobrindo o Monte Fuji, não chouveu! A previsão para amanhã? Chuva. E domingo? Mais chuva ainda! Tomara!

Nenhum comentário: