sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Uma pena...

Vi no blog http://www.continental-circus.blogspot.com/ que o piloto Marcus Grönholm irá se aposentar no final desta temporada. O finlandês bicampeão mundial no WRC era um dos pilotos mais carismáticos e engraçados do Mundial de Rally, mas com 39 anos de idade ele resolveu se retirar do esporte. E pode sair com título deste ano! Grönholm está disputando ponto a ponto com Sebastian Loeb pelo título 2007 do WRC. Uma briga de altíssimo nível, mas que a partir de 2008 só terá o francês como estrela principal.

Meu piloto preferido no Mundial de Rally, Grönholm era bastante sincero no que dizia e no que sentia. Suas entrevistas após completar os estágios nas etapas do Mundial era impagáveis. Principalmente quando o resultado não era o esperado. Certa vez o novíssimo Peugeot 307 teve problemas na direção hidráulica durante o Rally do México de 2004 e Grönholm teve que levar o carro até o final da especial com o volante muito pesado. Muito irritado, Grönholm respondeu para o réporter o que achava do novo carro: Estou cansado desse merda de carro! Outra inesquecível foi quando Grönholm liderava o Rally da Finlândia de 2005 e um tubo de ferro penetrou no Peugeot 307 bem debaixo do banco do seu navegador e amigo (que também irá se aposentar e é casado com a irmã de Grönholm) Timo Rautianen. Vendo seu amigo gritar de dor, Grönholm diminuiu a velocidade e perdeu a liderança do Rally. Perguntado o que tinha acontecido, Marcus foi bem sucinto: Estava tudo normal quando parece que entrou um negócio na bunda do Timo e ele gritava de dor. Eu não sabia o que era e então tirei o pé para não acabar com o traseiro dele. E ainda fazia movimentos com as mãos tentando explicar o que ocorrera com Rautianen. Contudo a melhor foi no Rally da Itália de 2005. Com sérios problemas no seu carro, Grönholm encostou perto de um bar e usou o celular pedindo instruções da equipe. Já no último dia e sem muito o que fazer, a Peugeot disse que Grönholm estava mesmo fora do Rally. Sem pestanejar, Grönholm desligou o celular, bateu na mesa do bar e pediu uma cerveja para beber com os freqüentadores do bar.

Porém, além de ser carismático,Grönholm andava muito e logo no seu primeiro ano completo no WRC foi campeão mundial em 2000 à bordo do Peugeot 206, tendo que derrotar verdadeiras lendas vidas do WRC como Tommi Makkinen, Richards Burns e Colin McRae na ocasião. Grönholm repetiu a dose em 2002, dominando o campeonato com muita facilidade. Sempre fiel a Peugeot, Grönholm permaneceu na equipe francesa até ela abandonar o WRC no final de 2005, quando o finlandês se mudou para a Ford. Principal rival de Sebastian Loeb nos últimos anos, Grönholm é o segundo maior vencedor da história do Mundial de Rally com 30 triunfos, perdendo apenas para Loeb. Esse ano, que deve ser último, Grönholm lidera o campeonato com dez pontos de vantagem sobre o francês e quer saber de uma coisa: vou torcer como nunca para que Grönholm seja tricampeão esse ano! Mas ao mesmo tempo irei lamentar a saída desse grande piloto de Rally.

Obrigado, Marcus Grönholm!

Nenhum comentário: