quinta-feira, 20 de março de 2008

A chapa começou a esquentar


Algumas peças encaixam tão bem nesse quebra-cabeça chamado Fórmula 1, que algumas histórias que surgem fazem muito mais sentido do que nossa imaginação pode conceber. Essa semana surgiu o boato na revista Autosprint que Sebastian Vettel poderia assumir o lugar de Felipe Massa a partir de 2009 na Ferrari. Mas o brasileiro não teria contrato até 2010? Rasgasse esse mero papel cheio de cláusulas e com a assinatura de ambas as partes. Claro que a péssima exibição de Massa na primeira etapa do Mundial realizada no domingo passado ajudou a criar essa história na imprensa italiana, que parece nunca ter confiado plenamente em Massa, mas há outros indícios que mostram que essa história é muito mais do que um boato.

A primeira foi a saída de Jean Todt do cargo de chefe-executivo da Ferrari. O francês, grande arquiteto dos anos dourados da Ferrari nesse início de século 21, tirou o time de campo para "se dedicar a assuntos particulares". Felipe Massa encontrava em Todt seu grande pilar dentro da Ferrari e com a saída do agora ex-chefe de equipe, sua situação fica muito frágil daqui para frente. Sebastian Vettel, que seria uma espécie de substituto natural de Michael Schumacher, que, inclusive, estaria à frente das negociações, já estaria praticamente certo na Ferrari. Esse tipo de "traição" é bastante estranha, vide a grande amizade entre Schumacher e Felipe Massa. Outra notícia que surgiu nessa semana também tem algo a ver com esse turbilhão ferrarista. A Toro Rosso, atual equipe de Sebastian Vettel, foi colocada à venda por Dietrich Mateschitz e o principal favorito a comprar a equipe seria exatamente Nicolas Todt, empresário de Felipe Massa, que o levaria para a sua equipe de muito bom grado.

Ou seja, para trazer a revelação Vettel para a Ferrari, a escuderia italiana teria feito apenas uma troca com o dono da Red Bull. Colocaria Nicolas Todt como testa-de-ferro e acabaria com um problema de Mateschitz, comprando a segunda equipe do austríaco, claramente sem condições de manter duas equipes minimamente competitivas, e ainda mandaria um piloto experiente, no caso Massa, para a nova equipe da família Todt, com as benções da Ferrari, que continuaria mandando seus motores. Isso tudo ainda passa de especulação, mas que faz muito sentido! Abre o olho, Massa!

2 comentários:

Arthur Simões disse...

Exatamente JC!!!
Parece que o tempo do Massa entre os grandes está acabando e ele ainda não da sinais que vai reverter esse quadro.
Eu também não vejo outro piloto brasileiro que possa em 3 anos lutar por um título.Você vê?

João Carlos Viana disse...

Nenhum Arthur...

A coisa deve ficar preta para o Brasil nos próximos anos!

Abraço!