domingo, 30 de março de 2008

Uma vitória triste

Daniel Pedrosa chegou em sua Espanha desacreditado pelo seu maior rival e parecia fazer parte de um passado mesmo tendo apenas 21 anos de idade e estar apenas em sua terceira temporada da MotoGP. Para piorar, foi superado por Jorge Lorenzo na Classificação e toda a Espanha parecia apoiar o fedelho novato. Seu rosto impassível e com mau-humor denunciava uma corrida raivosa. Nem precisou para tanto. Dani Pedrosa fez uma corrida impecável em Jerez e venceu o Grande Prêmio da Espanha de ponta a ponta e assumiu a liderança do campeonato da MotoGP. E nem assim Pedrosa sorriu!

Dani fez uma largada agressiva, talvez tentando se impor sobre Lorenzo, que largava ao seu lado. Pedrosa, Lorenzo e Hayden, que fez uma super-largada vindo da segunda fila, dividiram a primeira curva com vantagem do espanhol da Honda. Para facilitar um pouco a vida de Pedrosa, Hayden ficou na segunda posição durante a primeira volta até ser ultrapassado por Lorenzo, porém isso foi o suficiente para Pedrosa disparar na frente e não ser mais incomodado por ninguém durante uma prova chata e sem grandes brigas por posição. Rossi largou mal (como sempre) e foi se recuperando até chegar à segunda posição e de lá não sair mais, apesar de um esboço de pressão de Lorenzo, que também era levemente acossado por Hayden. Os três (Rossi, Lorenzo e Hayden) andaram próximos e nessa ordem a prova inteira, sem muita emoção.

Mais atrás, uma briga mais do que animada pela quinta posição envolvia vários pilotos do segundo escalão da MotoGP e acabou vencida pelo ultra-experiente Loris Capirossi na última curva, ultrapassando o estreante Andrea Doviziozo. O italiano da Honda também foi superado por James Toseland da Yamaha e o americano da Kawasaki John Hopkins na curva final. Falando em americano e Yamaha, Colin Edwards decepcionou novamente ao cair ainda no início da prova, após o texano ter largado na primeira fila. Porém, não houve decepção maior do que Casey Stoner, que saiu da pista duas vezes na mítica curva Dry Sack e após uma atuação irreconhecível do campeão, Stoner foi apenas décimo primeiro, caindo para quarto lugar no Mundial. Que é liderado por Pedrosa, seguido de perto por Lorenzo e Rossi. Valentino ao menos chegou à frente de Lorenzo na casa do espanhol, mas terá que remar muito se quiser se sobressair sobre o seu jovem companheiro de equipe.

Se na MotoGP a corrida foi fraca, nas 250cc foi sensacional e ficou provado que certos pilotos simplesmente não sabem o que estão fazendo no Mundial de Motovelocidade. O favorito Álvaro Bautista e o desastrado Marco Simoncelli disputaram palmo a palmo pela vitória no Grande Prêmio da Espanha, para delírio dos mais de 131.000 pessoas no autódromo de Jerez. Se Bautista brigar pela liderança não é surpresa, ver Simoncelli ainda em cima da moto, andando no limite, era algo novo de se ver. Mas como na história do escorpião e do sapo, a queda de Simoncelli não tardou a acontecer e ela veio na última volta, numa tentativa totalmente tresloucada de ultrapassagem sobre Bautista, levando os dois ponteiros ao chão. Quem se aproveitou disso foi Mika Kallio, talvez o piloto mais consistente das 250cc, levando sua KTM praticamente nas costas. Mattia Pasini vinha sofrendo com o acerto de sua moto, mas conseguiu se aproximar do pelotão dianteiro e por 0.019s conseguiu a segunda posição na linha de chegada, alcançando a liderança do campeonato, à frente de Kallio. Bautista, favorito antes do campeonato começar, está apenas em décimo primeiro.

Já nas 125cc, Simone Corsi conseguiu sua segunda vitória na carreira e assumiu a liderança do campeonato. Bradley Smith, o pole, desta vez conseguiu manter um bom ritmo de corrida e conseguiu seu primeiro pódio. Sérgio Gadea é quem vem decepcionando, caindo na frente de seus compatriotas e perdendo a liderança do campeonato.

Duas etapas já se passaram e o campeonato da MotoGP parece que será bem mais emocionante do que ano passado, mas não custa nada lembrar que ano passado Stoner também não andou bem em Jerez e se recuperou nas etapas seguintes. Se Pedrosa, Rossi e até mesmo Lorenzo quiserem tomar a coroa de Stoner, terão que trabalha bastante.

Nenhum comentário: